A Reebok é a nova patrocinadora de material esportivo do Botafogo e o clube vem se planejando para lançar seu novo uniforme durante o Brasileirão de 2023. O anúncio da parceria foi feito desde novembro do ano passado e a empresa vem trabalhando para produzir os mantos alvinegros.
Segundo o CEO do clube, Thairo Arruda, em entrevista ao CharlaPodcast, o Botafogo e Reebook lançarão o primeiro uniforme fruto da nova parceria nesse mês de julho e já com data prevista. O novo kit entrará em campo pela primeira vez no duelo pelo Brasileirão.
Quando será lançada a camisa Reebok do Botafogo?
Por conta de questões burocráticas, a produção dos modelos de camisas de jogo e de todo o resto do material sofreu adiamento e a previsão acabou sendo jogada para o segundo semestre do ano. Thairo Arruda confirmou a data de lançamento das camisas Reebok: dia 27 de julho.
Segundo o CEO do clube, o novo kit entrará em campo pela primeira vez no duelo com o Coritiba pelo Brasileirão, no dia 30. Vale lembrar que o contrato com a Reebok é válido por três anos e marcará a volta dos investimentos da empresa no futebol.
Vai ser dia 27 e a estreia contra o Coritiba, em casa. A camisa está linda. A qualidade que a Reebok traz, a produção é diferenciada, gostamos muito do material, da tecnologia, os ajustes, o design… Foi tudo escolhido pelo John. Ele olhou as amostras que recebeu, pediu mudanças, na gola, isso, aquilo, teve o dedo do John em tudo.
No Botafogo, a empresa americana vestirá os times profissionais feminino e masculino, além das divisões de base. O Glorioso pretende aumentar a presença no exterior e vê na Reebok a oportunidade perfeita, já que a marca está presente em 80 países diferentes, e conta com quase 400 lojas ao redor do mundo. As lojas físicas do Botafogo também serão reativadas.
Os produtos terão referências ao Rio de Janeiro e a ídolos alvinegros. Na camisa tradicional, listras alvinegras com referência na costura ao desenho das ondas no calçadão de Copacabana, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Nomes como Nilton Santos e Garrincha serão referenciados na peça.
Thairo comentou sobre a precificação, que seguirá o padrão premium da marca.
A linha de treino está maravilhosa, vai ser uma linha popular. Quando precificamos nossos produtos, temos algumas dificuldades ali. Não podemos colocar nossa camisa de jogo num preço muito barato, muito abaixo do mercado, porque acabamos desvalorizando a Reebok, que é uma marca premium e não pode ter um preço mais barato que as outras marcas premium. Nossa camisa vai vir a um preço alinhado com a dos demais clubes. Mas para atender a classe mais humilde, temos uma linha de treino maravilhosa, que são as minhas preferidas. Estamos honrados em anunciar a Reebok como nossa fornecedora de material esportivo e ser o primeiro clube do mundo escolhido para trazer a Reebok de volta ao futebol.
Camisa Preta ficará para agosto
Uma das estratégias para o lançamento dos novos uniformes da Reebok são as datas dos lançamentos, que foram divididas. De acordo com o jornalista Thiago Franklin, do “Canal do TF”, o clube vai lançar inicialmente as camisas alvinegras e brancas. Já o modelo na cor preta será apresentado apenas em agosto.
A estratégia não é novidade, já que nos últimos anos o Botafogo tem adotado como tática dividir os lançamentos. A estreia da nova camisa será no dia 30 de julho, no jogo com o Coritiba, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro.
Valores da camisa
Thairo Arrudo explicou, em entrevista ao site UOL, a estratégia para a venda dos uniformes e a diferenciação na precificação.
O Botafogo é um clube gigante, uma marca incrível, talvez a marca mais desejada hoje do futebol brasileiro, e a gente tem que realmente se associar a empresas com as mesmas qualificações, com as mesmas divisões, os mesmos valores, os mesmos desejos, a mesma ambição. Então, quando a gente escolheu a Reebok e a Reebok nos escolheu, foi um casamento perfeito, porque a gente tinha na mesa lá várias propostas, e decidimos por aquela marca, se associar uma marca e eles a nós, que fossem duas marcas gigantes.
Isso representa muito no futuro, a gente quer ter uma relação duradoura com eles, e entregar ao torcedor produtos de alta qualidade, acima do mercado. O preço não pode ser diferente do que o mercado pratica, senão a gente está desvalorizando a nossa marca, desvalorizando a marca da Reebok. Não pode fazer isso. Tem que valorizar a nossa marca, e então o preço de largada das camisas Reebok oficiais será adequado ao que o mercado pratica em outros clubes.
Claro que a gente quer atender a todos os torcedores de todas as classes, então a gente vai ter produtos, por exemplo, a linha de treino, a quarta camisa, coisas que a gente pode fazer com preços mais acessíveis, porque também o custo dessas camisas vai ser menor. Portanto, a gente pode conseguir fazer produtos que atendam a todos os torcedores do Botafogo.