O diretor executivo de futebol do Botafogo, André Mazzuco, participou nesta segunda-feira de uma live no “UOL Esporte”. Ele comentou diversos assuntos como as novas camisas da Reebok, a recusa do Botafogo por ‘duas ou três’ propostas oficiais de destaques e diversos outros assuntos.
Ontem, logo após o jogo, o dirigente exaltou o grupo alvinegro pela bela vitória pra cima do Grêmio na Arena.
A única estrela desse grupo é a Estrela Solitária de nosso escudo! Formamos hoje uma família, um grupo de profissionais extremamente unido, engajado e com um desejo de vencer que aumenta a cada jogo! A caminhada é longa, mas seguimos firmes no caminho! Parabéns a todos que estão conosco! Orgulho de ser Glorioso! E obrigado pelo apoio!
Entrevista André Mazzuco - UOL Esporte - 10/07/2023
Confira trechos da entrevista de André Mazzuco ao UOL Esportes.
Sondagens por atletas
É algo que estamos, já antes da janela, planejando, temos relação muito genuína com os atletas, sabemos o que queremos e esperamos. E também queremos ajudar o atleta na sua carreira, na sua formação. Queremos que se sintam bem no clube e que os auxiliemos nessa construção, como com Jeffinho. Naturalmente tem propostas, já veio esse flerte, mas a conversa é muito clara. O Botafogo tem muitas coisas boas para eles como carreira. Só de estar lá em cima brigando por título, o clube é muito histórico, cada vez que tem resultado positivo o apelo é gigantesco, muito significativo. São atletas muito consolidados, como Carlos Eduardo, Tiquinho, Marçal, o que estão vivendo aqui é significativo. Nosso maior desafio é manter o que temos, conduzir da forma que estamos fazendo para terminar bem a temporada. Há um desejo de todos no projeto que temos para o Botafogo de buscar coisas maiores, seja Libertadores mesmo ou brigar pelo título no fim do campeonato. Tivemos duas ou três propostas que conversas diretamente com os atletas e definimos. É o que esperamos nesse período.
Camisas Reebok
Muito em breve teremos belas novidades.
Centro de Treinamento
É um projeto para médio / longo prazo. Hoje temos estrutura no Lonier que atende bem, precisamos de nova estrutura para base, vai ser feito em paralelo. John (Textor) está em cima disso, acho que vamos ter novidades ao longo do ano para pelo menos iniciar a pedra fundamental do projeto.
Veja mais declarações de André Mazzuco após Publicidade
Reserva para Tiquinho Soares
Esse pedido é meio constante. Temos alguns reservas para o Tiquinho, no último jogo usamos um pouco da base. Tivemos Júnior Santos, Luis Henrique e Carlos Alberto, que entrou e fez os gols do resultado final. Tem a questão tradicional de ter o 9 e ter que ter o reserva. Temos Janderson, Matheus Nascimento, mas temos no elenco possibilidades. Lógico que estamos olhando o mercado, mas não é uma preocupação iminente.
Janela de transferência
Cada janela tem uma história. As do Botafogo foram totalmente distintas. Entramos em março do ano passado, faltando seis semanas, precisamos montar um elenco para sustentar a primeira etapa. Fizemos janela com mais tempo e investimento que foi a segunda, para montar a base desse ano e terminar bem a do ano passado. Fizemos campanha de G-5 após a janela. Terminamos o ano, nosso grande objetivo era virar o ano com o mesmo elenco, o que praticamente foi cumprido, para todos estarem no mesmo nível. Aí sim tínhamos um planejamento. A primeira janela foi de oportunidade, com jogadores em pré-contrato ou já mapeados, como Matías Segovia. Essa de meio de ano é mais para buscar equilíbrio, manter, ter uma ou outra oportunidade, manter base para o resto da temporada. Conseguimos cumprir objetivos em cada janela. O dessa é evitar saídas e, de uma ou outra forma, aproveitar alguma oportunidade de mercado que tenha.
Folha Salarial
Em termos de folha, hoje estamos no Top-8. É a capacidade do Botafogo. Aí entra na questão eficiência, quanto mais for assertivo nas contratações, desenvolver jogadores, trazer atletas com lastro de desenvolvimento, fazer esse trabalho entre todos, identificação, captação e desenvolvimento… Na questão do externo, há mobilização muito grande, positiva, entre torcida e atleta. O que conseguimos criar como grupo é o diferencial. Até comento que a única estrela nossa é a do escudo, o coletivo. Somos uma família, é um grupo que convive bem, se admira, tem muitas referências. Conseguimos criar isso dentro do grupo, que trabalha demais, muito profissional. Tivemos muito cuidado com perfil na escolha, atletas de alto profissionalismo. É um fator diferencial na campanha que estamos fazendo. O grupo é muito sólido, tem obediência grande ao processo, ao que estamos buscando, é um diferencial.