Os sites de Apostas estão dominando o mercado de futebol brasileiro. O Botafogo por exemplo anunciou, no início de janeiro, o seu novo patrocinador master para temporada de 2023: a Parimatch. O clube e a casa de apostas fecharam o maior acordo da história do Glorioso, válida por 2 anos, ficando entre os três melhores do país.
Enquanto seguem as discursões pela regulamentação no Brasil junto ao governo federal, os sites de apostas esportivas iniciam a temporada do Brasileirão como o principal financiador dos clubes que disputam as Séries A, B, C e D do Brasileirão. Dos 124 times que irão disputar alguma divisão nacional em 2023, 69,4% têm patrocínio de plataformas de apostas. Outro fato que chama atenção é que 33,9% desses patrocínios são másteres, ocupando o espaço mais nobre da camisa dos times.
Sites de apostas dominam o mercado de futebol
Veja abaixo uma análise sobre o patrocínio dos sites de apostas no mercado brasileiro de futebol.
Série A
Com exceção do Cuiabá, todos os outros 19 clubes da elite do futebol têm contratos com empresas do setor, sendo 55% dos patrocínios másteres. Estudos apontam que dos 20 clubes da elite, 11 trocaram de casas de apostas em 2023. Foi o caso do Botafogo, deixando a Blaze e acertando com a Parimatch.
A casos também como o da Galera.bet, que não patrocina nenhum clube atualmente, mas é o site de apostas oficial da Série A desde o ano passado (contrato que vai até 2024). Marcos Sabiá, CEO do Galera.bet, falou sobre o assunto:
Somos uma marca que foi pensada exclusivamente para o mercado brasileiro. Não por acaso temos as cores do país. Desse modo, foi com grande alegria que celebramos fazer parte do Brasileirão. A competição mexe muito com a paixão do povo, assim como o Galera.bet. Por conta disso, não medimos esforços para firmar esse acordo.
Série B, C e D
A Série B é a divisão em que as plataformas de apostas mais são representativas. Afinal, todos os 20 clubes que disputam a competição contam com parcerias de sites de apostas. Desses acordos, 65% são de patrocínio máster.
Já na Série C, as parcerias com as plataformas de apostas correspondem a 60% dos clubes, sendo 25% másteres. Na quarta divisão (Série D), são 54,7% dos 64 times que disputam o torneio com apoio dos sites de apostas, sendo 18,75% dos clubes colocando essas marcas na área mais nobre da camisa.