As Casas de Apostas Esportivas vem dominando o marcado de patrocinadores de uniforme dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Tal fato foi comprovado por um levantamento recente feito pelo Instituto IBOPE Repucom, que lançou a edição 2022 do mapeamento da movimentação da última temporada. Segundo Instituto,159 marcas foram expostas ao longo de 2022 até o final do Brasileirão, o que representa um volume 8% menor que o registrado em 2021.
Se olharmos apenas para o Campeonato Carioca e sua edição 2023, as empresas de apostas esportivas representam 80% dos clubes (12 clubes e 10 acordos), deixando de fora apenas o Boavista, de Saquarema, e Nova Iguaçu, time da Baixada Fluminense.
No Fluminense, Vasco e Botafogo, o patrocínio está no espaço mais nobre, considerado o master. No Flamengo, o acordo é um pouco menor e ocupa apenas os ombros da camisa.
Casas de Apostas Esportivas e os patrocínios no Brasil
Antes de olhar em nível nacional, precisamos primeiro enxergar o domínio das Casas de Apostas Esportivas regionalmente. Em 2022, a Betfair pegou o naming rights do Cariocão. Hoje, a Betnacional dá nome ao campeonato, com a FERJ chegando ainda cotas com Betano, Pixbet e Esportes da Sorte.
Já nos clubes, o patrocínio representa 80% dos clubes da primeira divisão carioca. Veja os patrocinadores de apostas de cada clube do Cariocão 2023:
-
Audax – Vaidebob.com
-
Bangu – Bet7k
-
Botafogo – Parimatch (máster)
-
Flamengo – Pixbet
-
Fluminense – Betano (máster)
-
Madureira – Mesk.bet (máster)
-
Portuguesa-RJ – Betfast.io
-
Resende – EstrelaBet (máster)
-
Vasco – Pixbet (máster)
-
Volta Redonda – Royal Bets
Botafogo troca Blaze por Parimatch
Em 2023, o Botafogo trocou a Casa de Apostas Blaze pela Parimatch, com um contrato representando o maior de sua história e o terceiro máster mais valioso do país. O acordo vale por dois anos, com a empresa investindo R$ 55 milhões.
O executivo da Parimatch, Dmitry Belianin, apontou que o engajamento da torcida do Botafogo e profissionalismo da gestão foram dois fatores determinantes para a marca escolher o Glorioso como parceiro comercial. John Textor, na época do anúncio, também comemorou muito o acordo.
“Temos o prazer de ser o clube escolhido pela Parimatch, gigante global do mercado de apostas, para expandir seus negócios pelo Brasil e América do Sul. Nossos novos parceiros da Parimatch logo saberão como é ser um escolhido”, disse o investidor na ocasião.
Casas de Apostas nos Clubes da Série A do Brasileirão
O setor de “Apostas Esportivas” esteve presente em 16 marcas diferentes no patrocínio de uniformes da Série A ao longo de 2022, o que representa um crescimento de 45% em relação a 2021. Veja lista:
-
AmuletoBet
-
Betano
-
Betcris
-
Betmotion
-
BetPix365
-
Betsson
-
Betsul
-
Blaze
-
Dafabet
-
EstrelaBet
-
Galera.Bet
-
LuckSportsBet
-
MarsBet
-
NetBet
-
Pixbet
-
Sportsbet.io
Cruzeiro, Grêmio e Vasco subiram para esta temporada de Série A e também contam com patrocinadores do ramo de apostas. Dos 20 clubes, 10 contaram com parcerias de casas de apostas e 8 times encerraram a temporada com patrocínios de marcas deste setor. Confira alguns dados feitos pelo Instituto IBOPE Repucom.
-
Costas - 16 equipes possuem contratos ativos, com exceção de Atlético-GO, Botafogo, Corinthians e Red Bull Bragantino
-
Frente Superior - 34 marcas apareceram nesta parte dos uniformes. Botafogo, Cuiabá, Bragantino e São Paulo não têm esse tipo de parceria
-
Mangas - Todos os 20 times da Série A do Brasileirão terminaram o ano com patrocinadores ativos nesta propriedade
-
Barra Traseira - Ceará, Cuiabá e Internacional fecharam o ano mostrando mais de uma marca ao mesmo tempo.
-
Barra Frontal - 11 times encerraram a temporada com parcerias ativas nesta propriedade.
-
Calção - 14 equipes contava com um ou mais parceiros, com exceção de Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo, Juventude e Bragantino
-
Meião - Segundo dados, o volume foi parecido de marcas nos anos anteriores (2019, 2020 e 2021).
-
Pontuais - 9 times fecharam patrocínios pontuais, totalizando 20 patrocínios pontuais