A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente a mudança da data e local do clássico entre Vasco e Botafogo, válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. A partida, que inicialmente estava marcada para o domingo (5/11) em Volta Redonda, foi transferida para a próxima segunda-feira (6/11), às 19h, e terá como palco o estádio de São Januário, tradicional casa do Vasco da Gama.
Essa decisão inusitada de mudar a data e local do jogo surgiu devido a um pedido da Polícia Militar (PM), que, devido à final da Libertadores no sábado, no Maracanã, antecipou o clássico carioca. A PM estará envolvida em questões de segurança relacionadas a este evento de grande magnitude, que atrairá torcedores do Brasil e de outras partes do mundo, inclusive argentinos do Boca Juniors, durante o fim de semana e o dia seguinte à final.
São Januário receberá Vasco x Botafogo
O Vasco da Gama obteve a autorização da Polícia Militar para realizar o confronto em São Januário, o que possibilitou a alteração da data e local do jogo. O Botafogo, por sua vez, consentiu com a mudança de acordo, demonstrando sua cooperação para a realização do clássico.
Uma das peculiaridades dessa transferência é o número limitado de ingressos disponíveis para a torcida do Botafogo. Embora o regulamento da CBF estabeleça uma cota de 10% para a torcida visitante, a PM determinou que o Botafogo terá direito a apenas 5% da carga de ingressos, uma medida que segue um protocolo similar aplicado em partidas no estádio vascaíno contra equipes de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
A confirmação oficial da alteração da data e local do clássico foi feita no site da CBF. Vale lembrar que o jogo estava agendado para o domingo (5/11), às 16h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.