Botafogo Hoje no novembro azulBotafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Bruno Lage desembarca no Rio de Janeiro; confira atualizações

Novo treinador do Botafogo será apresentado na manhã desta quarta (12)

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:12/07/2023
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Bruno Lage desembarca no Rio de Janeiro; confira atualizações

Bruno Lage, novo treinador do Botafogo, desembarcou no Rio de Janeiro no início da manhã desta quarta-feira (12/07). O português chegou 5h20 no aeroporto internacional do Galeão e foi recebido por alguns torcedores botafoguenses.

Lage será apresentado oficialmente na manhã desta quarta, às 10h30, no Estádio Nilton Santos. John Textor estará presente.

Atualizações e informações sobre Bruno Lage

Chegou" Bruno Lage desembarcou no Rio de Janeiro e será apresentado oficialmente na manhã desta quarta-feira (12). 

O novo técnico do Botafogo será apresentado oficialmente pelo cluba na manhã desta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, a partir de 10h30. John Textor estará presente na entrevista coletiva. O americano foi o responsável pelas negociações com o treinador e fez questão de participar desse momento.

Opiniões sobre escolha de Bruno Lage

Confira algumas mensagens de comentaristas e jornalistas sobre a vinda de Bruno Lage ao Botafogo.

André Risek, SporTV

Na minha visão, o Bruno Lage deve muito mais aprender de Botafogo do que ensinar aos jogadores. A primeira tarefa é aprender sobre como esse time joga, manter isso e se preparar para, no futuro, eventualmente, ter que mudar a maneira de jogar caso os adversários consigam se vacinar contra o Botafogo. Nesse momento, sua missão é muito mais aprender do que ensinar. O que aconteceu em Porto Alegre é muito semelhante ao que rolou em São Paulo contra o Palmeiras: chama-se método. O Botafogo é um time que se defende muito bem, não é vazado há cinco jogos, tem uma dupla de zaga que nesse momento é a melhor do campeonato, tem o melhor goleiro do campeonato e, quando tem a bola, o Botafogo é sempre perigoso. É uma reunião de jogadores muito bons e muito inteligentes. Você não pode errar contra o Botafogo. Errar contra o Botafogo é letal.

Dodô, SporTV

Bruno Lage tem que chegar pianinho (risos). É só não inventar. Acho que essa conversa já deve ter rolado. Ele está chegando num time que está voando, que faz uma campanha histórica, que toma pouco gol… O Botafogo tem jogadores inteligentes e experientes que estão num bom momento, como Eduardo, Tiquinho, Marçal… E tem os dois loucos da frente, que é brincadeira o que eles correm e participam, dão muita opção aos jogadores de meio. E ainda tem o Segovinha que entra no segundo tempo. O Botafogo historicamente não vem fazendo bons campeonatos, mas é uma surpresa positiva, e a torcida do Botafogo está superfeliz. O clube está se estabilizando e isso é muito bom para o campeonato, ao ter outras possiblidades além de Flamengo, Palmeiras, Fluminense…

PVC, UOL

O time sobe e baixa muito junto. Conversei com Luís Castro sábado, depois da contratação do Bruno Lage. Ele falou que entende que, pela capacidade de mover o bloco junto o tempo inteiro, o Botafogo é o time com mais condições de ganhar o Campeonato Brasileiro. Falando do ponto de vista tático e considerando que Bruno Lage tem condições de manter esse estilo do Botafogo. O que significa que não vai ter sempre mais ou menos posse de bola, mas a capacidade de jogar como bloco é o diferencial. É a minha opinião, baseada na conversa com Luís Castro. Ele chancela. Fala sobre as diferenças, sobre a questão que fez com João Félix. O grande trabalho do Bruno Lage é a capacidade de montar, junto com Renato Paiva, a base do Benfica, que era uma equipe sucateada em comparação com o Porto. Passou a ser clube com capacidade para descobrir talentos e revelar talentos. Em 2018, quando o Rui Vitória é demitido, o Benfica estava quatro pontos abaixo do Porto, em quarto lugar. Bruno Lage assume. Luís Castro diz que ele teve inteligência por conhecer o João Félix da base, trazer da esquerda para dentro, na posição 10. João Félix passou a ser o grande jogador do Benfica campeão. Luís Castro salienta que há diferenças, mas há a capacidade de entendimento do momento atual do clube para fazer trabalho sequencial. Por isso avalizou a chegada do Bruno Lage como sucessor e entende que o Botafogo é o clube com mais chances de ser campeão.

Luis Cristovão, ESPN

O Lage tem um título nacional, conseguindo explorar a qualidade do plantel do Benfica e lançando João Félix, mas faltou continuidade. Na segunda temporada acabou por sair cedo demais, e no Wolves, depois de uma primeira temporada interessante, voltou a cair. Esse é o seu desafio, encontrar um nexo entre o seu discurso e a sua prática, o que não tem sido fácil. É um treinador que trabalha o jogador jovem, que aproveita bem o que encontra, mas que tem sentido dificuldade para desenvolver a sua ideia. Começo pelo extra-campo: é muito na linha de Luís Castro. Um homem muito frontal, que não esconde o 'jogo', que não foge a perguntas difíceis e que tem um discurso simples e cativante. Fácil de interpretar e normalmente ganha pontos pela sua prestação diante dos jornalistas. Teve grande impacto quando assumiu o Benfica, quer pelo jogo, mas muito pelo discurso, altamente disruptivo na época, muito mas muito diferente dos sucessores no Benfica, quer Rui Vitória quer Jorge Jesus. É um homem 'low profile' fora do campo. Olhando para o jogo: espero um Botafogo de continuidade com aquilo que o Luís Castro vinha fazendo no clube. É um treinador que valoriza muito a posse, que tenta fazer com que as equipes sejam protagonistas na partida, mas que valoriza os equilíbrios.

Como treinador sempre mostrou ser alguém com prioridade pela posse, pelo jogo intenso, de pressão alta e de tentar dominar mais minutos que o adversário. Diria que será uma ótica de continuidade em relação a Luís Castro, não sendo treinadores similares. Por exemplo, o jogo de Luís Castro não era tão vertical e este Botafogo tem muita qualidade a partir das alas e no momento da transição defesa-ataque. Acho que Bruno Lage irá dar sequência a este 4x2x3x1, com Carlos Eduardo bem próximo de Tiquinho. Reencontrará Gabriel que foi uma das suas bases no ano em que foi campeão pelo Benfica.

Fica difícil de o comparar a algum português. Abel e Jesus diria que não, Paulo Sousa também não. Apesar de algumas distâncias, diria mesmo que Luís Castro era o perfil mais parecido. Não o vejo próximo nem de JJ, nem de Abel. Creio que terá alguma coisa de Luís Castro, ainda que sem o mesmo conteúdo, e eventualmente um técnico mais próximo de Pepa, realista, procurando organização.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo