Foram três meses longe de casa, mas o Botafogo voltou para o Nilton Santos. A vitória sobre o São Paulo, neste sábado (15), pela estreia no Brasileirão, encerrou o período de nomadismo do clube. Entre Campeonato Carioca e Copa do Brasil, o time fez seis viagens e viajou 3.800 km a mais do que o necessário, caso utilizasse o estádio Nilton Santos.
A logística foi necessária para a instalação do gramado sintético e permitir que o Niltão seja palco de outros eventos sem prejudicar o piso, além da previsão de economia gradativa com a manutenção. André Mazzuco, diretor de futebol do Botafogo, comemorou e muito o retorno para casa.
Estar longe do Nilton Santos e da nossa torcida faz muita falta. Nós estávamos apreensivos. É um privilégio estar vivenciando este momento. É uma mudança importante porque entregar um novo campo é uma situação que requer muito cuidado. Fizemos pesquisas com muito aprofundamento. Decidirmos fazer esta mudança pensando em tornar aqui uma das principais praças de eventos do Rio de Janeiro, sem perder seu principal núcleo, que é o futebol.
Botafogo volta para o Nilton Santos; confira as novidades
Antes mesmo de inaugurar o novo campo do estádio Nilton Santos, o Botafogo mostrou a sua nova sala de imprensa. Além disso, o estádio passou a contar com novos bancos de reservas.
Dia de reencontrar a nossa casa! E se liga na nova sala de imprensa do Estádio Nilton Santos. Fera demais! Espaço, que foi remodelado e modernizado, será utilizado para atendimento aos jornalistas, workshops internos, reuniões comerciais e seminários. pic.twitter.com/m1KqJKVqui
— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 15, 2023
Na volta ao Nilton Santos nossos bancos de reservas também estão renovados! 👌🏼 #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/YfRZyyWN8O
— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 15, 2023
A nova sala de coletiva de imprensa agora está toda remodelada, com mesas e cadeiras acolchoadas.
Novos quiosques
Nesta reabertura do estádio com o gramado sintético, o Botafogo também apresentou seus novos quiosques de vendas de produtos para os torcedores. No setor leste, torcedores faziam fila para conferir a novidade.
O clube anunciou novas opções de alimentação, mas alguns bares do setor leste estavam fechados.
Atividades com patrocinador
O clube pretende expandir as atividades de patrocinadores na área interna do estádio. A ideia é tentar diminuir as aglomeração entre churrasquinhos de rua e bares no bairro do Engenho de Dentro, na zona norte carioca, e tentar fazer com que o botafoguense tenha mais experiências dentro do Nilton Santos.
A PariMatch, patrocinadora do Botafogo, esteve no setor Leste Inferior e fez uma ação com todo torcedor que quis fazer seu cadastro na plataforma. Quem topasse se cadastrar na casa de aposta, ganhava duas cerveja grátis!
Segundo informações, as ações devem ser alinhadas e divulgadas nos próximos jogos, já que essa promoção da Parimath por exemplo não foi sequer usada nas propagandas do clube.
Novo gramado
O novo gramado sintético do Estádio Nilton Santos foi aprovado e bastante elogiado pela imprensa e pelos jogadores adversários. Os atletas do São Paulo comentaram sobre a novidade na casa do Botafogo.
O centroavante Calleri, que segue o Botafogo nas redes sociais, foi um dos que mais elogiaram o novo piso do estádio:
Estou surpreso com o gramado do Botafogo. Não sei se é porque ainda é o primeiro jogo, mas achei muito bom. É diferente ao do Palmeiras e do Athletico-PR. Gostei demais. Dava para jogar. Os dois times tiveram a bola no chão. Se o gramado aguentar o ano todo assim será bom.
Rogério Ceni, técnico do São Paulo, disse não ser fã de grama sintética, mas destacou que seus comandados curtiram a novidade:
Eu não sou fã de gramado sintético, mas os jogadores elogiaram. É novo, mas todos elogiaram bastante. Prefiro isso a um campo com buracos. A chuva ajuda no sintético a fluir mais, mas os atletas gostaram.
Pelo lado do Botafogo, Tchê Tchê comentou ao “Premiere” sobre como estava sendo jogar no novo campo:
O gramado é bom. Ainda não estamos adaptados totalmente, treinamos poucas vezes aqui. Mas creio que vai ser um fator de grande importância durante a temporada.