Botafogo Hoje outubro rosaBotafogo Hoje
Artur Jorge, técnico do Botafogo, durante o empate com o Criciúma no Maracanã. / Foto: Victor Silva
Botafogo tropeça no Maracanã e Artur Jorge analisa: "Fizemos um primeiro tempo medíocre"
COLETIVA

Botafogo tropeça no Maracanã e Artur Jorge analisa: "Fizemos um primeiro tempo medíocre"

  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Artur Jorge já iniciou a preparação para o confronto contra o Peñarol e espera que a equipe possa superar as dificuldades e conquistar a classificação para a final.

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:20/10/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

O Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, não conseguiu vencer o Criciúma em pleno Maracanã e ficou no empate por 1 a 1. O resultado frustrante gerou diversas análises do técnico Artur Jorge, que abordou desde o desempenho dos laterais até a estratégia do adversário e as perspectivas para a Libertadores.

Desempenho dos Laterais e Estratégias Táticas

Artur Jorge demonstrou insatisfação com o desempenho dos laterais Vitinho e Alex Telles, que não conseguiram produzir ofensivamente como o treinador esperava. O técnico alvinegro explicou que os jogadores não conseguiram atacar a profundidade e foram mais estáticos do que o desejado.

Tivemos hoje pouco envolvimento dos laterais na dinâmica ofensiva, especialmente no primeiro tempo. Tivemos pouca participação do Vitinho e do Alex com aquilo que era cumprir a missão de estar nas zonas altas, mas depois faltou atacar a profundidade, faltaram movimentos para atacar a última linha defensiva. Fomos mais estáticos do que deveríamos ter sido nessa posição. Defensivamente cumpriram seu papel, mas ofensivamente acrescentaram pouco.

O treinador também comentou sobre a substituição de Vitinho por Eduardo, destacando a necessidade de um jogador mais rápido e com capacidade de chegar ao último terço do campo.

O Vitinho cresceu um pouco de produção no segundo tempo, ainda que tenha tomado algumas decisões não as mais acertadas, e teve a oportunidade de fazer o gol. O Alex estava fazendo seu papel, mas achamos que o Cuiabano poderia ser um jogador de maior profundidade, de ter mais energia pelo lado esquerdo. Quando substituo o Vitinho pelo Eduardo, que já fez essa posição em treino, é para aqueles momentos em que precisamos ir atrás do resultado, um jogador rápido, que cumpre defensivamente, mas que tenha capacidade de chegar ao último terço. Encontramos uma equipe que preferiu não jogar e se defender, esperando o momento, que tiveram, mas que nos tirou e não tivemos o espaço que pretendíamos e não conseguimos tirar proveito dos laterais que tínhamos em campo.

Mateo é um dos jogadores que ficaram fora dos relacionados porque temos que tomar opções. Tendo em conta que já trouxe seis defensores, não justificava-se trazer mais um elemento.

O Fator Maracanã e a Estratégia do Criciúma

Apesar de jogar em casa, o Botafogo não conseguiu impor seu ritmo de jogo e sofreu com a estratégia defensiva do Criciúma. Artur Jorge evitou culpar o gramado e a retranca do adversário, preferindo analisar o desempenho da sua equipe.

Não é igual jogar aqui como no Nilton Santos, mas já jogamos aqui e ganhamos. Jogamos com duas equipes [Flamengo e Fluminense] que jogaram também para ganhar, mas hoje não tivemos isso, apenas uma equipe quis ganhar. Mas isso não pode ser condicionante para o que foi nosso desempenho. Não posso justificar com um goleiro que esteve sempre no chão, o tempo que não andou, com 35 minutos, 40 minutos de tempo útil, o que me parece muito pouco para o espetáculo que deveríamos ter, mas não pode ser justificativa.

O técnico alvinegro destacou que o Botafogo fez um primeiro tempo medíocre e que a equipe só melhorou na segunda etapa. No entanto, a falta de efetividade na finalização impediu a equipe de conquistar a vitória.

Projeções do Botafogo para a Libertadores

Com o empate diante do Criciúma, o Botafogo agora se prepara para enfrentar o Peñarol na semifinal da Libertadores. Artur Jorge projetou um confronto difícil, com o Peñarol adotando uma postura defensiva similar à do Criciúma.

O técnico alvinegro ressaltou a importância de conquistar um bom resultado no jogo de ida para levar vantagem para a partida de volta no Uruguai.

Confiança da Equipe

Artur Jorge rechaçou qualquer possibilidade de queda de confiança na equipe após o empate com o Criciúma. O técnico afirmou que a equipe está preparada para disputar a semifinal da Libertadores e que o objetivo é conquistar o título da competição.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo