O dia de reuniões entre a diretoria da SAF Botafogo e a cúpula do futebol do clube culminou com a decisão de manter Lucio Flavio no comando da equipe, conforme informações do "Canal do Anderson Motta" e o jornal "O Globo" nesta terça-feira, 7 de novembro. A avaliação interna aponta que o treinador está fazendo o melhor que pode, e as razões para a queda de rendimento do time no Campeonato Brasileiro vão além de sua atuação. Uma das causas mencionadas é o fator psicológico, que teve um impacto na derrota para o Vasco em São Januário.
De acordo com o "O Globo," pessoas que estão envolvidas no dia a dia do clube alegam que os jogadores se sentem desprotegidos desde o episódio dos apagões no Estádio Nilton Santos, durante a partida contra o Athletico-PR. Nessa terça-feira, membros do clube associativo - portanto, independentes da SAF - chegaram a sugerir Cuca e Vanderlei Luxemburgo como possíveis substitutos. No entanto, a SAF Botafogo não entrou em contato com esses treinadores em nenhum momento.
Lúcio Flávio balança mas não cai
A derrota para o Vasco em São Januário deixou a torcida do Botafogo ainda mais desanimada, e muitos já clamam pela demissão do interino Lucio Flavio. No programa "Seleção SporTV," o apresentador André Rizek levantou essa possibilidade, mas os comentaristas foram unânimes em apontar que o treinador não é o principal problema para a queda de desempenho da equipe.
Ledio Carmona opinou:
Eu manteria o Lucio Flavio, tentaria resolver essa questão psicológica, anímica, e falaria para os jogadores: 'Vocês bancaram o Lucio Flavio, agora têm que dar a resposta. Ainda está na nossa mão.' Não vejo solução. Vi hoje gente falando na rede social em Paulo Autuori, mas faltando seis rodadas? Todos os movimentos que o Botafogo fez até aqui foram certos.
Júnior compartilhou essa opinião:
Para mim é o trabalho mental em cima do grupo. Nesse momento, não vale a pena, a não ser que o Caçapa estivesse à disposição. Ele poderia ter sido mantido, mas já tinha o acerto com o Bruno (Lage). O Bruno trabalhou na Premier League, mas num time de terceiro escalão, pelo amor de Deus. Ele não tem esse currículo todo para chegar aqui e falar um monte de coisas. O Lucio tem aceitação do grupo, não acho que ele seja o culpado de tudo.
A comentarista Jéssica Cescon acrescentou:
É difícil falar de fora, mas o caminho é diagnosticar o que fez o Botafogo cair tanto assim. Se foi perder o clássico para o Flamengo em casa, perdeu o fator local, o Botafogo se sentia imbatível quando jogava ali. Não acho que tenha que tirar o Lucio Flavio, mas penso que falta alguém com a experiência para saber como lidar nesse momento. Alguém precisa assumir esse papel.