O comentarista Henrique Fernandes, do Grupo Globo, analisou a surpreendente derrota do Botafogo para o Palmeiras por 4 a 3 nesta quarta-feira como uma representação vívida da campanha da equipe no Campeonato Brasileiro-2023. O Glorioso entrou no intervalo liderando por 3 a 0, teve a oportunidade de ampliar sua vantagem para 4 a 1 com um pênalti a seu favor, mas acabou permitindo uma virada inesperada, com a arbitragem desempenhando um papel decisivo no resultado.
O jogo de ontem foi a síntese do campeonato do Botafogo: tudo certo na 1ª parte, reviravolta na 2ª parte. A diferença é que o jogo do Campeonato ainda não acabou. Um time tão maluco que entrega os melhores e piores 45 minutos dele na competição NA MESMA NOITE.
O jornalista não considera mais o Botafogo como favorito ao título, apesar de continuar liderando o campeonato com três pontos a mais que o vice-líder Palmeiras e um jogo a menos.
O Botafogo é líder com a chance de aumentar a vantagem, mas não é mais o favorito ao título. O Palmeiras, pelo momento que deve gerar para si após o épico de ontem, a confiança, tem tudo para ser bicampeão. Hoje, é o time a ser batido. E está pressionado a corresponder.
Chances do título do Botafogo
Após a derrota em um confronto direto, as chances do Botafogo de conquistar o título do Brasileirão-2023 caíram de 81% para 66%, de acordo com cálculos do matemático Tristão Garcia, do site "Infobola". Por outro lado, as chances do Palmeiras aumentaram significativamente, passando de 7% para 17%. O Grêmio, que venceu o Coritiba por 2 a 1 fora de casa na quarta-feira, também viu sua probabilidade subir, de 2% para 5%.
O Botafogo permanece na liderança com 59 pontos, com o vice-líder Palmeiras (com um jogo a mais) reduzindo a diferença para três pontos. O Grêmio está em terceiro, com 53 pontos, seguido pelo Atlético-MG, com 52.
Os percentuais ainda podem mudar, já que a 31ª rodada será concluída nesta quinta-feira. O Red Bull Bragantino, que tem dois jogos a menos em relação à maioria das equipes, visita o Goiás às 18h, e pode reassumir a terceira posição.
Chances de título - 'Infobola':
- BOTAFOGO* - 66%
- Palmeiras - 17%
- Red Bull Bragantino** - 9%
- Grêmio - 5%
- Atlético-MG - 2%
- Flamengo* - 1%
Chances de título - UFMG:
- BOTAFOGO* - 64,3%
- Palmeiras - 15,6%
- Red Bull Bragantino** - 12,2%
- Grêmio - 4,7%
- Atlético-MG - 2,1%
- Flamengo* - 0,9%
*1 jogo a menos **2 jogos a menos
Esses dados foram divulgados antes da vitória do Red Bull sobre o Goiás nesta quinta-feira, por 2 a 0, o que aumentou as chances do time paulista. A reviravolta na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro-2023 promete manter os torcedores em suspense até o fim da temporada.