O Botafogo segue reforçando seu elenco para 2025 com grandes promessas. Na última segunda-feira (16/2), o clube apresentou dois novos jogadores que chegam com muita vontade de vestir a camisa alvinegra e contribuir para os próximos títulos. O goleiro Léo Linck, ex-Athletico-PR, e o zagueiro David Ricardo, ex-Ceará, falam sobre o sonho realizado de jogar em um dos maiores clubes do Brasil.
O Botafogo, com sua história rica e recente conquista de títulos importantes, como o tricampeonato brasileiro e a Libertadores, recebe agora dois jovens com grandes expectativas. Ambos, Léo Linck e David Ricardo, já vestiram a camisa do Botafogo em jogos desta temporada, mas a apresentação oficial, no Estádio Nilton Santos, trouxe mais detalhes sobre suas trajetórias e o que esperam alcançar no Glorioso.
A Apresentação de Léo Linck e David Ricardo
A apresentação dos dois jogadores aconteceu diante de jornalistas e torcedores, com o diretor de gestão esportiva do Botafogo, Alessandro Brito, destacando a importância de ambos para o futuro do clube. Durante a cerimônia, Brito não escondeu a felicidade pela chegada dos novos reforços.
“É um dia especial para nós. Estamos apresentando dois jovens com grande futuro dentro do Botafogo, o David e o Léo. O David, um zagueiro canhoto, já chamava a nossa atenção desde o ano passado, e agora conseguimos concretizar essa contratação. O Léo, por outro lado, é um goleiro que acompanho desde os 12 anos, e sei do seu potencial. Estamos muito felizes com a chegada deles,” disse Brito.
Léo Linck: Um Sonho Realizado
Léo Linck, contratado por cerca de R$ 11 milhões junto ao Athletico-PR, compartilhou sua felicidade ao ser apresentado oficialmente. O goleiro afirmou que vestir a camisa do Botafogo é um sonho realizado e uma grande honra.
Eu estava num clube que tem uma história também muito bonita com goleiros, de revelar, tive uma história muito bacana, desde meus 14 anos, fiquei 10 anos lá. Uma das coisas que mais me fizeram ter muita vontade de vir foi o fato de terem pessoas que eu confiava muito, [Léo] Coelho [diretor de coordenação de futebol], Mayara [Bordin, liaison manager], Alessandro [Brito, diretor de gestão esportiva], e de acompanhar muito o clube. E o Botafogo tem se tornado um sonho para muitos jogadores. Tem uma torcida apaixonada, um clube que tem contratado grandes jogadores, quando apareceu a oportunidade não pensei duas vezes, liguei para o meu pai, liguei para o meu empresário e falei: “Dá uma forçadinha aí, dá uma ajudada, porque eu quero ir para lá, quero ajudar, quero fazer parte disso”
Durante a apresentação, Léo também falou sobre a pressão de substituir Gatito Fernández, ídolo do clube que foi para o Cerro Porteño. Apesar da responsabilidade, o novo camisa 24 tem confiança em seu trabalho e destacou o goleiro John como o melhor do Brasil na temporada passada.
O Botafogo tem tido uma história muito bonita com goleiros. Substituir o Gatito é difícil, é um ídolo, um cara que tem uma história muito linda no Botafogo. Venho com muita vontade para poder retribuir toda a expectativa do clube e que a torcida tem em cima de mim. Sobre o John, para mim ele foi o melhor goleiro do Brasil em 2024, é uma honra poder disputar tanto com ele quanto com o Raul. Quero mostrar o meu trabalho, o meu valor, estar disputando com eles, aprendendo ao máximo e podendo ajudar os dois. Eu sou goleiro desde que me entendo por gente, assistia muito ao Jefferson na Seleção, pegando o pênalti do Messi, já acompanhava.
David Ricardo: De Quase Transferido a Sonho Realizado
David Ricardo também tem uma história interessante com o Botafogo. O zagueiro quase foi contratado na temporada passada, mas a negociação não se concretizou. No entanto, o clube manteve o interesse e conseguiu sua contratação para 2025. David compartilhou o momento que ficou mais próximo de se juntar ao Botafogo, mas que o destino acabou adiando esse encontro.
Da primeira vez que a proposta do Botafogo chegou fiquei muito feliz. Pensei que iria dar certo, mas infelizmente os planos de Deus foram diferentes. Continuei trabalhando. Confesso que nesse final de ano já estava bem encaminhado com outra equipe, e por incrível que pareça, na noite anterior, eu sentindo ainda algo no meu coração que me tocava, pedia a Deus que se fosse da vontade dele que se concretizasse, mas, se não, que aparecesse algo melhor na minha vida. E, por incrível que pareça, no outro dia, cedinho, o telefone tocou e era o Alessandro me ligando. Até é engraçado isso, porque ele me ligou, estava um pouco ocupado e falou: “Te ligo mais tarde.” Nisso eu fiquei um pouco ansioso e foi eu que liguei para ele: “Alessandro, não esquece de mim não, tá? Estou aqui esperando” (risos) Graças a Deus dessa vez deu certo. Desde a primeira chamada do Botafogo que eu pensei que iria dar certo, infelizmente não deu e eu fiquei com aquilo na minha mente, por mais que eu estivesse em um grande clube também, que era o Ceará. Fiquei com aquilo, que eu iria continuar trabalhando forte, aproveitando as oportunidades para que o Botafogo não esquecesse de mim (risos). Eu saberia que logo logo eles entrariam em contato comigo. Graças a Deus fiz um grande ano pelo Ceará, conquistamos o Cearense, o acesso, e graças a Deus o Botafogo veio atrás novamente e dessa vez deu tudo certo. Espero fazer história dentro do clube. Estou muito realizado, é muito fácil dizer “sim” para o Botafogo, pela grandeza do clube, pelo ano que fez. Agora é um ano novo, a gente espera fazer novamente um grande ano e espero agregar muito.
O zagueiro, que foi um dos destaques do Ceará, teve um papel importante na conquista do acesso à Série A e chega com grande motivação para a temporada 2025.
O Que Esperar de Léo Linck e David Ricardo no Botafogo?
Ambos os jogadores têm muito potencial e chegam para agregar à equipe do Botafogo, que já vem de grandes conquistas. O goleiro Léo Linck promete ser uma peça importante na meta, com a missão de substituir um ídolo como Gatito Fernández e, ao mesmo tempo, trazer sua própria identidade ao time.
Já David Ricardo tem o desafio de fortalecer a defesa alvinegra e, com sua qualidade como zagueiro canhoto, promete contribuir para uma melhor performance defensiva. A expectativa é que os dois atletas ajudem o Botafogo a continuar sua trajetória de sucesso.