Com a presença de John Textor no estádio, o Botafogo venceu o São Paulo pelo placar de 2 a 1, em partida válida pela primeira rodada do Brasileirão 2023. No Estádio Nilton Santos, Tiquinho Soares e Eduardo marcaram para o Bota, com Calleri descontando para o São Paulo.
Um pouco antes da coletiva de Luís Castro, John Textor respondeu as perguntas dos jornalistas e comentou diversos assuntos que bombaram na semana do Glorioso.
Confira trechos da entrevista de John Textor no Nilton Santos.
John Textor fala sobre James Rodríguez e Temporada 2023
John Textor deu entrevista logo após a vitória do Botafogo por 2 a 1 sobre o São Paulo, neste sábado (15/04), no Estádio Nilton Santos. André Mazzuco, diretor-executivo de futebol do clube, acompanhou e traduziu. Veja trechos.
James Rodríguez
Gosto de olhar esses grandes jogadores, é um caso parecido com Cavani, Zahavi... Venho olhando o James há muitos anos, meus filhos também. Esses jogadores precisam querer ser escolhidos, querer estar aqui, precisam querer jogar. Ele é ótimo, não sei por que ele não foi bem no outro clube, mas se o grande jogador aparece pelo preço certo... Gosto de monitorar, é verdade que falamos com o representante. Mas até ele dizer que quer jogar aqui, esse é o momento-chave para mim. Ele precisa pegar o telefone e dizer que quer jogar no Botafogo. Isso ainda não aconteceu. Vamos continuar olhando, mas nada aconteceu até o momento.
Ano passado ele fez brincadeira que todo superstar tem chance de virar verdade. O caso é parecido com James, com Cavani, com Zahavi, que até chegou a ter um avanço na época. Temos que estar atentos ao mercado, principalmente em jogadores de alto nível, quando tem momento de transição ou saída. Esse contato com o agente e jogador é frequente, mas não significa que tem negociação em andamento. O jogador tem que quer estar aqui, dar sinal verde, aí você tem o primeiro avanço. A gente também especula. Não tem nada além de uma consulta, como teve para outros, mas não tem negociação. Deixando emoção de lado, pelo preço e contrato adequados, às vezes vale avançar em casos como esse.
Reforços
Não vamos atrás das celebridades, estamos atrás de bons jogadores em todos os níveis. Os movimentos são alinhados com o futuro do clube. Se tem situação que se encaixe, OK. Se não tem, estamos buscando jogadores talentosos, com lastro de desenvolvimento, que você paga 20% do preço de uma celebridade. Matías Segovia é um exemplo de atleta com lastro, nosso trabalho é torná-lo no futuro, quem sabe, um popstar. Estamos procurando, dentro das necessidades.
Luis Castro
O Castro sempre foi um parceiro do projeto. Não é fácil o primeiro ano após a Série B. No ano passado, ele chegou a ser mencionado para a Seleção. O futebol é assim, às vezes se está em cima e às vezes em baixa. Ele continua com a gente. Vamos manter o trabalho a longo prazo, vamos manter o treinador. Não será o desempenho do Carioca que fará mudar o trabalho. Eu não sou presidente, então, entendendo o momento e o torcedor, eu tento tomar as melhores decisões. Então, quero pedir desculpas ao torcedor pelo desempenho e pela turbulência no Carioca, mas enfatizar que a nossa temporada começou hoje. A vitória de hoje foi importante. Somos capazes de vencer times da Série A.
Temporada 2023
Obrigado por todos estarem aqui, hoje é o início da temporada real, com o Campeonato Brasileiro. O ponto-chave é que hoje é o início da temporada. Quando eu vim para o Brasil, vi muitas coisas sobre o Campeonato Carioca, federação e fãs levam muito a sério. Vim para o Brasil com mentalidade mais europeia, da duração da temporada, do que seria bom para os jogadores. São mais ou menos 16 jogos em uma pré-temporada, não é o adequado e ideal para os jogadores. Em outros países há uma pré-temporada de forma real, onde você consegue avaliar o elenco e entender as necessidades. Para os nossos fãs que ficaram chateados com nossa performance no Carioca, a falha se inicia comigo. O plano não era esse, era fazer pré-temporada nos Estados Unidos, enfrentar times da MLS, mas não houve possibilidade de escalar o time B no Carioca. As regras mudaram, quase uma limitação de usar o time B, o Carioca se tornou mais relevante pela vaga na Copa do Brasil e não houve consenso entre os clubes.
Assumindo a responsabilidade
A responsabilidade é minha. Já tínhamos planos, estavam todos cientes, foi algo que teve que ser ajustado em curto espaço de tempo, foi difícil administrar, entender as forças e fraquezas, o Carioca foi a pré-temporada, sujeita aos resultados. A ideia é lógico desenvolver junto à Federação, aproximar, entender, discutir, de que forma o Carioca pode ajudar os times. Mas a mensagem desta noite é que a temporada iniciou hoje, com uma boa vitória sobre uma equipe muito importante. Temos esse início com uma equipe capaz de disputar bem a competição.