Botafogo Hoje
Foto: Reprodução
Entrada Violenta em Clássico Carioca Gera Polêmica e Protestos
POLÊMICAS

Entrada Violenta em Clássico Carioca Gera Polêmica e Protestos

  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Jogador do Botafogo leva seis pontos na canela após falta não marcada; técnico e atletas reagem

Data Publicação:01/07/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

O clássico entre Vasco e Botafogo, disputado em São Januário no sábado (29/6), pela 13ª rodada do Brasileirão-2024, terminou com um empate em 1 a 1. No entanto, o resultado do jogo foi ofuscado por uma entrada violenta que gerou grande repercussão. O volante Tchê Tchê, do Botafogo, precisou levar seis pontos na canela após uma entrada dura de Hugo Moura, jogador do Vasco, ainda no primeiro tempo.

A Polêmica do Lance

O incidente ocorreu aos 30 minutos da primeira etapa. Hugo Moura, em uma dividida com Tchê Tchê, atingiu a canela do botafoguense com força suficiente para abrir uma ferida. Surpreendentemente, o árbitro Ramon Abatti Abel não marcou falta e nem aplicou cartão amarelo. A ausência de intervenção do VAR, comandado por Wagner Reway, causou indignação entre jogadores, comissão técnica e torcedores.

A Reação de Artur Jorge

O técnico do Botafogo, Artur Jorge, não escondeu sua insatisfação após o jogo. Em sua coletiva, ele criticou duramente a arbitragem e a atuação do VAR, relembrando um episódio semelhante ocorrido contra o Fluminense.

"Hoje teve uma entrada violentíssima no primeiro tempo sobre o Tchê Tchê. Ele teve uma ferida aberta, não sei quando vou poder tê-lo novamente para jogar. Foi uma entrada violenta, em que o VAR tem que intervir. É a segunda vez. Naquele momento rápido é difícil de perceber, mas com a imagem parada, é mais do que evidente que uma entrada como essa não pode passar impune," declarou Artur Jorge.

A CBF e a Revisão do VAR

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou posteriormente o vídeo da revisão do lance. No vídeo, Wagner Reway afirma que a entrada "faz parte do movimento do chute," justificando a decisão de não recomendar a revisão para o árbitro de campo.

"Ele chuta a bola, faz parte do movimento, os dois vêm com a dividida… Está tudo certo, tudo correto," disse Reway.

Repercussão nas Redes Sociais

Tchê Tchê, ainda atordoado com a falta e suas consequências, postou o vídeo do lance em suas redes sociais. A postagem gerou diversos comentários, inclusive de Alexander Barboza, que expressou sua incredulidade com a falta de punição para Hugo Moura.

"Incrível, irmão! Isso é cartão vermelho, no Brasil e em qualquer lugar do mundo," escreveu Barboza.

Ironias e Comparações

Adryelson, ex-zagueiro do Botafogo e atualmente no Lyon, também se manifestou. Ele ironizou o episódio comparando com uma expulsão que sofreu em 2023.

"Fui expulso por muito menos que isso. Que livramento, Tchê Tchê," comentou Adryelson, destacando a sorte do volante em não ter sofrido uma lesão mais grave.

Reações e Consequências do Clássico Vasco x Botafogo

Após a polêmica entrada de Hugo Moura em Tchê Tchê, novas informações e opiniões de especialistas emergiram, gerando ainda mais controvérsia sobre a arbitragem e o uso do VAR.

A Visão do Técnico Interino do Vasco

Rafael Paiva, técnico interino do Vasco, defendeu a decisão do árbitro Ramon Abatti Abel de não expulsar Hugo Moura. Para ele, o lance merecia apenas um cartão amarelo, considerando que havia jogadores na cobertura.

"No momento da jogada eu achei que era para amarelo, por conta de ter mais jogadores na cobertura. Eu não revi o lance, mas no momento do jogo eu achei que o árbitro acertou porque tinha cobertura," declarou Paiva em entrevista coletiva após a partida.

Críticas de Renata Ruel

A comentarista de arbitragem da ESPN, Renata Ruel, discordou veementemente da decisão de não expulsar Hugo Moura, classificando a entrada como digna de cartão vermelho.

"É para expulsar esse lance do Hugo Moura no Tchê Tchê, vem por cima da linha da bola, atinge com força excessiva e com as travas da chuteira a canela do adversário e isso caracteriza jogo brusco grave pela regra e cartão vermelho. Falha gigante no campo e nem o VAR da CBF corrigiu," escreveu Ruel no X.

Opinião de Leonardo Gaciba e Zé Elias

Leonardo Gaciba, também comentarista da ESPN, opinou que a falta merecia apenas cartão amarelo, alegando que o movimento do jogador fazia parte do chute. Zé Elias, por outro lado, foi enfático ao discordar, afirmando que a entrada foi maldosa e deveria ter resultado em expulsão.

"Força excessiva tem que quebrar a perna? Tem que quebrar a perna para ser expulso? É uma entrada maldosa. Quando você entra assim, você entra para machucar o jogador," protestou Zé Elias.

Falta de Critério da Arbitragem

Paulo Cesar Vasconcellos, durante a transmissão do clássico pelo “SporTV”, criticou a falta de critério na arbitragem brasileira, ressaltando que em outras partidas lances semelhantes já provocaram intervenção do VAR.

"Lances desse tipo em outras partidas já provocaram intervenção do VAR. Por isso que falamos muito do critério, em outras partidas o VAR já interveio em lances como esse," lembrou PC.

Atualização da Situação de Tchê Tchê

O Botafogo divulgou imagens mostrando o estado da canela de Tchê Tchê após a entrada violenta de Hugo Moura. O jogador precisou levar seis pontos e será reavaliado para a próxima partida contra o Cuiabá.

"O atleta Tchê Tchê foi submetido a um procedimento médico (sutura de corte considerável na perna direita) após entrada violenta de um adversário em lance que não teve falta assinalada pela arbitragem, durante o clássico deste sábado (29), contra o Vasco, em São Januário. O volante será reavaliado nos próximos dias," informou o Botafogo através de sua assessoria de imprensa.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo