Botafogo Hoje no novembro azulBotafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Veja as Decisões Polêmicas de Arbitragem no Campeonato Brasileiro-2023

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:20/09/2023
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Veja as Decisões Polêmicas de Arbitragem no Campeonato Brasileiro-2023

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta terça-feira, 19 de setembro, mais um episódio do "Papo de Arbitragem", um quadro que analisa lances controversos ocorridos na rodada do Campeonato Brasileiro-2023. Nesta edição, o presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Luiz Seneme, e o gerente do VAR, Péricles Bassols, expressaram sua concordância com a decisão de anular o gol de Diego Costa no jogo entre Atlético-MG e Botafogo, disputado no último sábado pela 23ª rodada da competição.

Segundo Seneme e Bassols, Maurício Lemos não tinha o "controle da bola" no momento em que fez o corte que resultou no gol de Diego Costa. Esta também foi a visão da equipe de arbitragem, como revelado em áudio:

  • "Diego estava em posição no início, jogador não realiza passe deliberado," afirmou o assistente Bruno Raphael Pires.
  • "Claramente está impedido, a decisão de campo é impedimento," explicou uma voz não identificada.
  • "Jogador claramente em posição. Perfeita essa decisão, pode manter essa decisão de campo," completou o VAR Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.

Seneme explicou sua interpretação do lance, assim como Péricles Bassols:

  • "Gostaria de fazer um comentário em relação ao que o Bruno Pires fala. Ele considera que não tem ação deliberada, o defensor não joga a bola. Tem um rechaço com dificuldade, não jogou deliberadamente como a regra 11 prevê," alegou Seneme.
  • "É fundamental que o assistente de campo ative a cabine com os conceitos. Deu o conceito de posição, porque estava vendo de forma clara, e que a jogada do jogador de preto não era deliberada, com plenos controles, para iniciar uma nova ação e uma nova jogada. Não aconteceu isso," opinou Bassols.
  • "A consequência disso para ele, assistente, é que gerou uma vantagem para aquele jogador que já estava em posição de impedimento, por não ser uma ação deliberada com controle," acrescentou Seneme.
  • "Um desvio não dá uma nova origem e não dá legalidade ao jogador," finalizou Bassols.

Apesar de anular um gol legítimo do Botafogo contra o Atlético-MG, o árbitro Ramon Abatti Abel (Fifa/SC) continua sendo prestigiado pela CBF. Ele foi escalado para apitar a partida entre América-MG e Vasco, que acontecerá na próxima segunda-feira, 25 de setembro, em um jogo atrasado da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Este confronto, que será realizado na Arena Independência, é considerado crucial, uma vez que ambas as equipes estão atualmente na zona de rebaixamento e buscam uma reação para escapar dela. O Vasco ocupa a 18ª posição, com 20 pontos, enquanto o América-MG está na 19ª posição, com 17 pontos.

Além disso, tanto o bandeirinha quanto o VAR que participaram da partida entre Atlético-MG e Botafogo também estão em destaque na CBF. Bruno Raphael Pires (Fifa/GO), que apontou o impedimento de Diego Costa, está escalado para a grande final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo, que ocorrerá no próximo domingo. Além disso, ele também atuará como bandeirinha em Fluminense x Cruzeiro, nesta quarta-feira, pelo Brasileirão.

Por outro lado, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP), que concordou com o impedimento de Diego Costa e não recomendou a revisão do lance, também foi escalado para o jogo entre Fluminense e Cruzeiro, que será realizado no Maracanã nesta quarta-feira.

Arbitragem Brasileira segue alvo de críticas

É evidente que a arbitragem no futebol brasileiro tem sido alvo de críticas e questionamentos, especialmente após decisões polêmicas como a anulação do gol do Botafogo contra o Atlético-MG. Curiosamente, em 2018, uma jogada semelhante foi validada pela arbitragem em favor do Botafogo, o que levanta questionamentos sobre a consistência dos critérios adotados pela arbitragem brasileira.

Na ocasião em 2018, o Botafogo empatou em 2 a 2 com o São Paulo, com a arbitragem considerando que uma nova jogada começou após o corte de um jogador adversário. Isso levanta a questão: por que não foi aplicado o mesmo critério no lance de Maurício Lemos?

Essa falta de consistência nos critérios da arbitragem tem gerado confusão e insatisfação entre jogadores, técnicos e torcedores, que buscam entender as regras que regem o futebol brasileiro. Em meio a essas polêmicas, episódios como a não marcação de um pênalti claro em Corinthians 4 x 4 Grêmio e a marcação de um pênalti duvidoso no jogo entre América-MG e Red Bull Bragantino reforçam a necessidade de uma maior clareza e uniformidade nas decisões da arbitragem brasileira.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo