Botafogo Hoje no novembro azulBotafogo Hoje
Foto: Victor Silva
Botafogo Reassume a Liderança do Brasileirão com Vitória sobre o Fortaleza
PÓS-JOGO

Botafogo Reassume a Liderança do Brasileirão com Vitória sobre o Fortaleza

  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Confira todos os detalhes da partida

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:01/09/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Em um confronto decisivo no Estádio Nilton Santos, o Botafogo derrotou o Fortaleza por 2 a 0 na noite de sábado, 31 de agosto de 2024. Com essa vitória, o Glorioso reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 50 pontos, enquanto o Fortaleza, que não perdia há quase dois meses, estacionou nos 48 pontos, com um jogo a menos.

Dominância e Persistência Alvinegra no Primeiro Tempo

O Botafogo entrou em campo com sua formação ideal e mostrou desde o início sua disposição em assumir a iniciativa do jogo. O time cearense, por sua vez, adotou uma postura mais defensiva, esperando oportunidades para contra-atacar, uma estratégia esperada dado o contexto do jogo.

A primeira grande chance do Glorioso surgiu aos 13 minutos, quando Savarino aproveitou um escanteio cobrado rapidamente e finalizou com força, mas a defesa do Fortaleza estava atenta e bloqueou o chute. Aos 21 minutos, em um raro momento de desatenção do Botafogo, o Fortaleza conseguiu contra-atacar rapidamente após uma furada de Almada, mas Marçal e o goleiro John conseguiram evitar o gol adversário.

Na segunda metade do primeiro tempo, o Botafogo intensificou suas investidas. Aos 26 minutos, Luiz Henrique recebeu um passe preciso de Almada, mas hesitou e acabou perdendo a oportunidade de finalizar. Um minuto depois, Savarino cruzou para Igor Jesus, que estava livre na área, mas cabeceou para fora, desperdiçando a melhor chance da etapa inicial.

Aos 41 minutos, o árbitro Flavio Rodrigues de Souza marcou um pênalti para o Botafogo após um chute de Marlon Freitas que supostamente bateu na mão de um defensor do Fortaleza. No entanto, após revisão do VAR, a decisão foi corretamente anulada, já que a bola havia tocado na cabeça do jogador e não na mão.

Igor Jesus Brilha no Segundo Tempo

Na volta do intervalo, o Botafogo manteve a pressão sobre o Fortaleza. Luiz Henrique, em duas belas jogadas, chutou com perigo, mas uma bola foi por cima do gol e outra foi defendida pelo goleiro João Ricardo. Aos 15 minutos, Igor Jesus chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado devido a um impedimento de Marçal, que havia feito o cruzamento.

Com o passar do tempo, o jogo se tornou mais perigoso para o Botafogo, com o Fortaleza tentando explorar as subidas dos alvinegros. Contudo, aos 27 minutos, o Glorioso finalmente abriu o placar. Em uma jogada de mestre, Alexander Barboza fez um lançamento digno de Gerson na Copa de 1970. Igor Jesus dominou a bola no peito e, com um chute cruzado, marcou um golaço, fazendo o Estádio Nilton Santos explodir de alegria: Botafogo 1 a 0.

Após o gol, o Botafogo conseguiu controlar melhor a partida, mesmo com as tentativas do Fortaleza de buscar o empate. Nos acréscimos, o Glorioso ampliou o placar em um contra-ataque fulminante. Tiquinho Soares, com um toque de calcanhar, iniciou a jogada que culminou com Marlon Freitas enfiando a bola para Igor Jesus, que em velocidade tocou na saída do goleiro: 2 a 0.

Próximos Desafios do Botafogo

Com a vitória, o Botafogo chega à pausa para a data Fifa em uma posição privilegiada na tabela. O próximo compromisso do Glorioso será apenas no dia 14 de setembro, contra o Corinthians, às 21h, no Estádio Nilton Santos. Quatro dias depois, o Botafogo enfrenta o São Paulo, também em casa, no dia 18 de setembro, às 21h30, na primeira partida das quartas de final da Copa Libertadores.

Ficha Técnica

BOTAFOGO 2 X 0 FORTALEZA
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 31/8/2024 – 21h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)
Renda e público: R$ 1.890.400,00 / 28.584 pagantes / 32.564 presentes
Cartões amarelos: Gregore, Bastos, Artur Jorge e Marçal (BOT); Cardona, Brítez, Pedro Augusto e Kervin Andrade (FOR)
Cartões vermelhos:
Gols: Igor Jesus 27’/2ºT (1-0) e Igor Jesus 46’/2ºT (2-0)

Botafogo: John; Mateo Ponte (Tchê Tchê 19’/2ºT), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano (Marçal 4’/1ºT); Gregore (Danilo Barbosa 27’/2ºT), Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique (Tiquinho Soares 27’/2ºT), Igor Jesus e Savarino (Matheus Martins 27’/2ºT). Técnico: Artur Jorge.
Fortaleza: João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Cardona (Felipe Jonathan 33’/2ºT) e Bruno Pacheco; Lucas Sasha (Kervin Andrade 33’/2ºT), Hércules (Pedro Augusto 19’/2ºT) e Pochettino (Emmanuel Martínez 36’/2ºT); Moisés (Yago Pikachu 19’/2ºT), Breno Lopes e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo