O Botafogo solicitou à CBF, nesta terça-feira (23/4), o afastamento do árbitro Raphael Claus do clássico contra o Flamengo, programado para domingo (28), pela quarta rodada do Brasileirão-2024. O clube também pede o afastamento da árbitra de vídeo Daiane Caroline Muniz dos Santos das futuras partidas do time até a conclusão da CPI da Manipulação de Jogos no Senado.
Contexto do Pedido
Segundo informações do "Blog do Lauro Jardim", do jornal "O Globo", o pedido do Botafogo se baseia no depoimento de John Textor, dono da SAF do Botafogo, na CPI da Manipulação de Jogos. Durante seu depoimento, Textor apontou supostos erros cometidos por Raphael Claus e mencionou críticas anteriores ao árbitro, especialmente após a partida entre Botafogo e Flamengo no Brasileirão-2023, onde Claus foi o árbitro principal.
Argumentação do Botafogo
O clube alvinegro argumenta que, devido ao caráter público das críticas feitas por Textor e aos indícios apresentados à CPI, Claus não possui a necessária independência e imparcialidade para arbitrar partidas do Botafogo. O ofício enviado à CBF destaca que a presença de Claus pode afetar a confiança do público e demais envolvidos nos resultados das partidas. Além disso, o Botafogo também solicita o afastamento da árbitra de vídeo Daiane Caroline Muniz dos Santos, que, junto com Claus, foi chamada para depor em sessão secreta na CPI.
Decisão da Comissão de Arbitragem
Apesar do pedido do Botafogo, a Comissão de Arbitragem da CBF manteve a escalação de Raphael Claus para o clássico do próximo domingo. O VAR será Rodolpho Toski Marques, enquanto Anderson Daronco será o quarto-árbitro. A comissão divulgou a escala completa para a partida, mostrando a presença de árbitros com experiência internacional.
Desdobramentos da CPI da Manipulação de Jogos
Após o depoimento de John Textor, o presidente da CPI, Jorge Kajuru, pediu para convidar Raphael Claus e Daiane Caroline Muniz dos Santos para depor na condição de testemunha, em sessão secreta. A CPI pretende investigar as suspeitas de manipulação de jogos e esclarecer a influência de determinadas arbitragens nos resultados dos jogos.