O futebol brasileiro é frequentemente palco de negociações e acordos que buscam viabilizar a realização de partidas em meio a desafios logísticos e regulatórios. Um desses casos recentes envolve o Botafogo e o Vasco da Gama, que estão em conversas para transferir a partida do Glorioso contra o Grêmio, marcada para os dias 8 ou 9 de novembro, válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, para o Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo portal "UOL Esporte".
A razão por trás dessa busca por uma alternativa ao Estádio Nilton Santos, casa do Botafogo, reside na programação de shows da banda RBD, que acontecerão nos dias 9 e 10 de novembro no local. Tal calendário de eventos impede que o clube alvinegro mande a partida contra o Grêmio em sua casa, exigindo a busca por um novo local para o jogo.
São Januário vira opção principal do Botafogo
Outro fator importante a ser considerado é o fato de o Botafogo entender que existem obstáculos jurídicos que tornam inviável a atuação no Estádio do Maracanã. Nesse contexto, a boa relação estabelecida com o Vasco da Gama, seu rival histórico, se torna relevante. O Vasco já havia utilizado o Estádio Nilton Santos para sediar um clássico contra o Fluminense, o que estabelece um precedente de cooperação entre os clubes cariocas. Além disso, a avaliação positiva do Estádio de São Januário como local para a realização da partida também pesa a seu favor.
Vale destacar que, de acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os clubes não podem levar os últimos cinco jogos como mandantes para estados diferentes do habitual. Isso inviabiliza, por exemplo, a opção de levar a partida para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, como solução alternativa.
Outros jogos podem ser impactados
Além do desafio de encontrar um local adequado para enfrentar o Grêmio, o Botafogo também enfrenta a perspectiva de ter que jogar fora do Nilton Santos em outras ocasiões. Os jogos contra o Cuiabá, devido a shows de Roger Waters, e contra o Palmeiras, que acontecerá entre apresentações de Roger Waters e do Red Hot Chili Peppers, também podem ser impactados pela falta de disponibilidade do estádio. No entanto, é importante ressaltar que a partida contra o Palmeiras pode ser adiada caso o clube paulista se classifique para a final da Libertadores.