Luiz Henrique, a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, marcou seu primeiro gol pelo Botafogo na vitória por 3 a 1 sobre o Universitario, na quarta-feira (24/4), pela Libertadores-2024. O golaço não só ajudou a equipe a garantir a vitória, mas também rendeu elogios do técnico Artur Jorge.
Luiz Henrique trabalhou muito, competiu. Tem que trabalhar mais para fazer mais gols, é isso que esperamos de todos os jogadores. Estou satisfeito, é um jogador de entrega total. É uma referência para os mais jovens por tudo que representa. Hoje foi o primeiro de muitos, eu espero. O tempo é o que é. Temos tentado usar as ferramentas possíveis e necessárias. Hoje estão lá dentro já, estão fazendo recuperação, só tiramos o Mateo (Ponte) para fazer entrevista. É ganhar o jogo, dá o abraço, mas o foco já está virado para o próximo domingo. Os jogos são com tanta proximidade que já pensamos no próximo domingo.
Artur Jorge destacou a dedicação de Luiz Henrique e ressaltou que espera mais gols do atacante.
Artur Jorge comenta lesões e mudanças no time
O técnico do Botafogo, Artur Jorge, também comentou sobre as lesões que afetam a equipe. Tiquinho Soares e Matheus Nascimento estão fora por lesões, enquanto Janderson foi vendido ao Vitória, o que levou o treinador a buscar soluções ofensivas.
O importante para mim, tendo em conta por ter perdido Tiquinho e Matheus Nascimento, é olhar para dentro. Na missão que temos e direcionamento que queremos, algumas vezes tivemos mais Eduardo e Junior por dentro, outras o Savarino, mas veremos outras possibilidades para fazer outras alternativas por dentro.
Artur Jorge explicou que algumas mudanças no time foram por questões físicas, como a substituição do zagueiro Bastos no intervalo, e expressou preocupação com a lesão de Tiquinho Soares, que ficou apenas sete minutos em campo contra o Universitario.
Neste momento, o que é possível falar sobre o Tiquinho é que é uma baixa e tanto. Se confirmar, e falo assim porque espero o resultado clínico.
Fizemos sim por opção a substituição do Bastos, porque estava desgastado e acusando cansaço. Queria continuar, mas percebemos que era mais prudente tirá-lo do jogo.
Primeira vitória do Botafogo na Libertadores
A vitória por 3 a 1 sobre o Universitario foi a primeira do Botafogo na fase de grupos da Libertadores-2024 e do técnico Artur Jorge na competição. Ele elogiou o desempenho da equipe e destacou a importância de conquistar os três pontos para manter as chances de avançar no torneio.
Tivemos um arranque em falso na fase de grupos, era importante vencer hoje. Estou muito contente por vencer meu primeiro jogo da Libertadores num ano que ganhei jogos de Champions. Do ponto de vista pessoal, é extraordinário. Mas neste momento o importante foi ter ganhado três pontos de forma muito justa. Não foi ganhar só por ganhar, ganhamos com um bom desempenho. Fomos claramente superiores.
Não vejo como alívio. Foi uma consequência do trabalho. Fizemos coletivamente um jogo interessante. Foi consequência do bom jogo dos atletas, em uma partida difícil. Foi importante vencer para entrarmos novamente nas contas deste grupo da Libertadores.
Artur Jorge explicou que a vitória não foi apenas resultado da sorte, mas fruto de um bom desempenho coletivo. A série de três vitórias consecutivas do Botafogo representa uma consequência do trabalho árduo da equipe.