O Botafogo está vivendo um momento mágico! O time está voando alto no Campeonato Brasileiro e dando o que falar no cenário nacional e internacional. Neste post, vamos te atualizar sobre as últimas notícias do Glorioso, desde as grandes contratações até os jogos decisivos. Acompanhe tudo de perto e celebre mais uma vez a paixão pelo Fogão!
## Botafogo nas Semifinais do Brasileiro de Aspirantes
Em um jogo emocionante, o Botafogo garantiu sua vaga nas semifinais do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Após um empate em 0 a 0 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, onde o Fogão mostrou sua força e venceu por 10 a 9. O capitão JP Galvão converteu sua cobrança e inspirou os companheiros.
Todo mundo sabe pênalti. Momento tenso ali para todo mundo, mas eu, o Kauê, o Matheus Nascimento, como uns dos mais velhos da equipe, buscamos também passar o máximo de confiança para o moleque mais novo e para qualquer um, para o João também, que estava no gol, para pegar uma penalidade para a gente. Eu acho que foi isso. A gente treinou muito. Acho que a confiança de todo mundo estava lá em cima. E mais a gente falando ali também, motivando todo mundo a cada pênalti, a cada cobrança. Eu acho que ajudou essa classificação, graças a Deus. Eu acho que a gente já sabia como é que eles iam jogar. A gente sabia que eles iam deixar a gente mais com a bola, porque eles têm um ataque muito rápido. Eles iam buscar essa segunda bola e contra-ataque para poder surpreender a gente, mas a gente sabia. Acontece umas coisas do jogo ali também, que uma bola ou outra vai escapar. Mas a confiança que a gente passou para o Justino também, que estava ali na zaga, que o Kawan não pôde estar hoje no jogo, foi bem demais. Quando faz falta, tem que fazer falta e a gente conseguiu controlar bem aquilo ali. Infelizmente, não conseguimos achar o gol. No finalzinho, teve o quase gol do Nascimento também, na trave. Eles desceram a linha, foram buscar o empate para poder levar para os pênaltis, mas o nosso mental estava muito forte para conseguir essa classificação na penalidade.
A gente estava até acompanhando o jogo deles, que eles jogaram mais cedo. A gente já estava assistindo um pouquinho ali, viu que foi 2×1 o jogo. Agora é descansar também, esperar o que o Leiria vai passar para a gente, vai mostrar para a gente. É mais uma final para a gente. Agora todos os jogos são final, até chegar lá e, se Deus quiser, ser campeão.
Na próxima fase, o adversário será o Santos, em um jogo único fora de casa.
## Victor Sá celebra nova fase no Krasnodar
O atacante Victor Sá, que brilhou com a camisa do Botafogo, está feliz com sua nova fase no Krasnodar. O jogador, que foi negociado com o clube russo em 2024, destacou a oportunidade que teve de defender as cores do Glorioso e celebrou a adaptação rápida ao novo país.
Um período muito bom na minha carreira e na minha vida. Depois de muitos anos jogando fora do Brasil, poder voltar e jogar em uma grande equipe, como o Botafogo, foi algo muito bom. Levo muitas lições e aprendizados neste período. Com certeza, está marcado na minha carreira. Tenho acompanhado da forma que posso. É difícil assistir aos jogos por conta do fuso horário e da minha rotina aqui na Rússia, mas sempre estou buscando informações, mantenho contato com muitos amigos que estão no clube, então, estou na torcida. Espero que o Botafogo possa conquistar títulos. Chegar em um novo país é sempre desafiador, mas, por conta de ter saído muito novo do Brasil, ter passado por alguns perrengues, eu já estava um pouco adaptado. Graças a Deus, consigo ajudar o Krasnodar. Estamos fazendo uma boa campanha. No momento, o meu foco é fazer uma boa temporada.
## Luiz Henrique na mira da CPI
O atacante Luiz Henrique, do Botafogo, está na mira da CPI da Manipulação de Jogos. O jogador foi convocado para depor na comissão, junto com outros nomes do futebol brasileiro. Os senadores querem entender melhor os detalhes da investigação e esclarecer os fatos.
## Lucas Moura impressionado com Luiz Henrique
O meia Lucas Moura, do São Paulo, não esconde a admiração por Luiz Henrique. Em entrevista, o jogador destacou o talento do atacante do Botafogo e o colocou entre os destaques da Seleção Brasileira.
No Brasil sempre teve gerações talentosíssimas, né? Então, assim, o Brasil revela jogador a rodo. É até redundante falar isso. Agora, um que chamou muita atenção, além do Vinicius Junior, que como você falou é o melhor do mundo na atualidade, o Estêvão é um cara, é um garoto muito talentoso, que, sem dúvida, tem um futuro enorme pela frente. E quem me chamou muita atenção também foi o Luiz Henrique, do Botafogo. Monstro, cara forte, habilidoso. Tem o drible. E ele é alto, tem um bom porte. Então, é um cara que impõe respeito, né? Ele chamou muito a minha atenção. Tinha chamado quando eu joguei contra ele já, né? No primeiro jogo do Brasileiro. E na Seleção confirmou, quando você vê o cara treinando no dia a dia. Então, destacaria esses dois aí, o Estêvão e o Luiz Henrique. Ele tem o gingado. Provavelmente deve ter jogado futsal também, porque no jogo dele dá pra ver isso. Então, ele tem essa característica de conseguir ludibriar muito bem o adversário, né? Enganar com os cortezinhos dele, que é chato pra caramba. É muito bom jogador.
## Savarino, o artilheiro do Botafogo
Contratado por apenas R$ 12 milhões, Savarino se tornou um dos principais jogadores do Botafogo. O atacante venezuelano já marcou 11 gols e dado 11 assistências na temporada, mostrando sua importância para o time.
Trabalhamos junto com Savarino em 2021, sempre foi destaque na MLS, ele e a família tinham interesse de voltar para a América do Sul. Eu gostava muito, porque ele faz o serviço sujo, ataca espaço, consegue jogar jogo associativo, tem cognitivo alto, é discreto, mas muito funcional. Trouxemos pensando nisso. Vimos nele uma capacidade de jogar de extremo ou por dentro. No Atlético ele jogava muito pelo lado direito, mas amadureceu e hoje faz as três posições. Onde colocar pode atuar.
## Botafogo na liderança do Brasileirão
Apesar do empate com o Cuiabá, o Botafogo segue na liderança do Campeonato Brasileiro. O comentarista Elia Júnior acredita que o time está muito próximo do título e tem condições de vencer o Palmeiras no Allianz Parque.
O mais lógico e o chover no molhado, ser politicamente correto, é dizer, olha, o Botafogo desperdiçou dois pontos, o Botafogo perdeu dois pontos contra o penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro. Isso é o que normalmente 99% das pessoas iria dizer ou irá dizer, não é o meu caso. Eu acho o seguinte, esse é um Campeonato Brasileiro duríssimo, esse é um Campeonato Brasileiro onde você não tem garantia de absolutamente nada. Qual é a garantia que o Palmeiras teria que ia ganhar do Grêmio? Ganhou na bacia das almas do Grêmio numa jogada que começou com o Dudu. Qual é a garantia que o Palmeiras vai ganhar o próximo jogo? A única certeza que você tem nesse Campeonato Brasileiro é de que o Botafogo tem quatro pontos de vantagem sobre o Palmeiras, essa é a única certeza que a gente tem e faltam cinco rodadas. Cinco rodadas, mas são 15 pontos. Você garante, alguém garante, que o Palmeiras vai jogar e vai ganhar os cinco jogos restantes desse Campeonato Brasileiro? Óbvio que não. Então, eu penso o seguinte, dessa vez, ao contrário do que aconteceu ano passado, com todo o respeito que o Tiago Nunes merece, dessa vez o time do Botafogo é treinado por um cara academicamente muito bem preparado, um cara historicamente experiente para saber exatamente como é que tem que conduzir o grupo. E tem um terceiro fator fundamental, esse time do Botafogo é muito melhor do que o Botafogo do ano passado. Esse time do Botafogo é muito mais competente que o Botafogo do ano passado. Então, a diferença, olha como o Artur Jorge é interessante, fala “nós já tivemos um ponto de vantagem, já tivemos dois pontos de vantagem, já tivemos seis de vantagem, agora temos quatro, agora temos quatro”, faltando cinco etapas.
Então, é o seguinte, está nas mãos do Botafogo garantir este título. Tem uma constatação que me parece óbvia aí e pouca gente fala, esse é o Campeonato Brasileiro mais duro da história, onde você tem uma equipe, como é o caso do Cuiabá, que é penúltima colocada do campeonato, coloca uma linha de seis, coloca um ônibus na frente e vai ter dificuldade, qualquer um vai ter dificuldade para fazer gol. Então, veja, é um Botafogo de quatro pontos de vantagem, é um Palmeiras que vai ter que fazer das tripas coração e eu não tenho garantia. Você tem garantia que o Palmeiras na 36ª rodada vai jogar no Allianz Parque e vai ganhar desse Botafogo? Imagine que você está lá no Allianz, imagine que aquele Allianz vai ter 45 mil pessoas, completo, totalmente lotado, imagine que o Botafogo tenha Igor Jesus e tenha esse Luiz Henrique que coloca os caras o tempo inteiro na cara do gol e que o Palmeiras tenha a obrigação de ganhar. Você não acha que vai sobrar espaço quando você tem a obrigação de ganhar para caras de qualidade, como é o caso do Savarino, como é o caso do Almada, esses caras com muita qualidade, com espaço, eles vão dar problema para o Palmeiras.
## Bastos, o zagueiro angolano que encantou a torcida
A contratação de Bastos foi um verdadeiro acerto do Botafogo. O zagueiro angolano, com passagem pela Lazio, chegou ao clube após uma confusão com outro time de mesmo nome. No Fogão, ele se tornou um dos destaques da defesa.