Após o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, criar uma polêmica e dizer que há uma irregularidade do Botafogo sobre gramado sintético do estádio Nilton Santos, a internet ficou agitada na tarde desta terça-feira (25). O cartola tricolor pediu uma maior flexibilização no local e, em entrevista ao SporTV, falou que sequer foi consultado pela SAF do Glorioso sobre a sua opinião da troca do gramado.
É importante antes de tudo lembrar que o Estádio Nilton Santos é uma concessão exclusiva do Botafogo, que tem o poder da administração do local até 2051 sem qualquer tipo de cláusula que obrigue a ceder aos outros clubes do RJ. A primeira licitação da concessão foi aberta, com regras iguais para todos que quiseram participar. O Fluminense inclusive desistiu.
Com isso, o Glorioso não tem obrigação alguma de consultar o Fluminense ou qualquer outro clube caso queira mudar o gramado, a cor da sua arquibancada ou a sua fachada. Já a dupla Fla/Flu tem uma permissão de uso enquanto não for realizada a licitação do estádio do Maracanã.
Inclusive em 2015, o Botafogo assinou um contrato de 33 anos para clube mandar jogos no estádio, sem um número estipulado de partidas obrigatórias. Se fossemos levar em conta o que Mário Bittencourt disse sobre 'equipamento público' ao citar o estádio do Botafogo, o mesmo não valeria para obras no Maracanã? Afinal, o Glorioso tem contrato com o estádio, coisa que o Fluminense não tem com o Nilton Santos.
O Maracanã ficou fechado durante três meses ano passado para a troca do gramado, que agora é híbrido. E aí, Mário? O Botafogo não deveria ser consultado sobre a troca do gramado também?
Contrato do Botafogo com o Maracanã
O Botafogo anunciou no dia 14 de abril de 2015 que assinou um contrato com o consórcio que comanda o Estádio do Maracanã para a utilização do local nos próximos 33 anos. Esse acordo não prevê número mínimo de partidas por temporada no local e é de comum acordo, com as partes definindo quais jogos serão realizados no Maraca e qual será disputado no Estádio Nilton Santos.
O Botafogo conta com o Nilton Santos para utilizar, mas o contrato com o Maracanã (na teoria) daria o clube mais uma opção no Rio de Janeiro para mandar seus jogos. Com essa briga toda por conta do maior estádio do Rio de Janeiro, é claro que o Glorioso se manterá longe da polêmica e não irá querer cumprir o que é permitido por direito em contrato.
Confira nota emitida pelo Botafogo na ocasião:
O Botafogo de Futebol e Regatas e o Maracanã têm a satisfação de informar a assinatura de um novo contrato para utilização do estádio pelo prazo de 33 anos. O contrato não obriga o Botafogo a realizar um número mínimo de partidas no estádio e prevê que, com a reabertura do estádio Nilton Santos, as partes decidirão, sempre em comum acordo, os jogos a serem realizadas no Maracanã.
Este contrato reforça os laços de parceria de longo prazo entre Botafogo e Maracanã.