Botafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Polêmica na Arbitragem do Futebol Brasileiro: Declarações, Comemorações e Propostas em Debate

Análise das Posições de Entidades, Comentaristas e Sugestões para a Evolução do Sistema Arbitral no País

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:08/12/2023
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Polêmica na Arbitragem do Futebol Brasileiro: Declarações, Comemorações e Propostas em Debate

A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) emitiu uma nota nesta sexta-feira, condenando veementemente os comentários recentes de John Textor, acionista da SAF do Botafogo. Textor, em sua resposta à presidente do Palmeiras, Leila Pereira, fez críticas à arbitragem do futebol brasileiro, desencadeando um embate público.

Embora a Abrafut reconheça a liberdade de expressão, a entidade destacou que Textor deverá apresentar na justiça as alegações feitas, classificando-as como "imputações" que requerem comprovação. Além disso, a Associação apontou a dificuldade do empresário em aceitar a realidade esportiva, citando a suposta decadência do desempenho do Botafogo no Campeonato Brasileiro.

O presidente do Botafogo, Textor , emitiu uma nota oficial em resposta às declarações de Leila Pereira , presidente do Palmeiras. No conteúdo dessa nota, mais uma vez o dirigente na intenção de desviar o foco real dos resultados do seu clube que iniciou o campeonato com uma campanha promissora, com prognóstico positivo, porém , no percurso desenhou um forte declínio revelando a decadência do time, que resultou a frustrante derrota com resultado decepcionante para as expectativas do presidente, o mesmo terceiriza sua responsabilidade.

Textor resistente e relutante em aceitar a realidade que seu clube apresentou nos gramados , novamente coloca em descrédito todo o trabalho da arbitragem e a competência de outros clubes, desprestigiando e desvalorizando o produto futebol.

Em suas declarações ele novamente ataca e responsabiliza a arbitragem pelo o fracasso do seu clube dizendo que seu time foi prejudicado pela compaixão tendenciosa da arbitragem por favorecer outro time.

Reforçamos aqui o trabalho árduo dos árbitros em campo e fora dele pra desempenharem com excelência, muita seriedade uma atuação responsável e digna. Não merecemos esse tipo de pronunciamento desabonando e depreciando todos os nossos anos de dedicação para que o resultado seja sempre justo, decente e íntegro.

É muito séria essa acusação e tantas outras feitas por esse Senhor que tem tanta dificuldade em aceitar a realidade. Portanto que ele prove na justiça essa imputação tão grave contra nossa classe.

ANAF Celebra Saída de Ednaldo e Almeja Independência dos Árbitros

Em contrapartida, a Associação Nacional dos Árbitros do Brasil (ANAF) expressou satisfação com a remoção de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em declaração oficial divulgada pelo presidente da ANAF, Salmo Valentim, a entidade admitiu que erros cometidos prejudicaram os clubes e defendeu a independência dos árbitros em relação à confederação.

Como presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol do Brasil – ANAF; entidade-classe da categoria, gostaria de parabenizar a justiça brasileira por ter afastado da CBF o PIOR PRESIDENTE de sua história recente.

O futebol brasileiro vive dias ruins com os resultados jamais antes vistos em nossa Seleção. E com a arbitragem não é diferente. Tivemos a pior temporada da história. Faltam investimentos básicos, mas hoje temos a chance de viver um novo momento.

Estou recebendo ligações de árbitros de todas as partes do Brasil comemorando a queda de Ednaldo. Ninguém mais suporta conviver com um dirigente altamente vingativo que não tem o menor perfil para comandar o nosso bem mais precioso que é o futebol.

Agora chegou a vez da arbitragem andar sozinha e se livrar, de uma vez por todas, da CBF! Dessa forma poderemos qualificar melhor nossos árbitros para que erros pífios como vimos na última edição do Campeonato Brasileiro, que até prejudicaram os clubes, não voltem ocorrer. Se aconteceram, foi por culpa da pressão e das exigências descabidas em que eles são submetidos sem quase nenhum resultado efetivo.

Clubes e federações precisam cortar o cordão umbilical e abrir um manifesto contra o retorno de Ednaldo Rodrigues que mesmo com toda a força financeira da CBF, mais uma vez, protagoniza mais uma polêmica em sua triste passagem pela casa do futebol brasileiro.

Salmo Valentim
Presidente da ANAF

Debate Sobre Critérios de Arbitragem: Sugestões e Reflexões

Proposta de Debate por Comentarista do SporTV

Paulo Cesar Vasconcellos, comentarista do SporTV, propôs que John Textor liderasse um debate em conjunto com presidentes de outros clubes sobre os critérios da arbitragem brasileira. Textor tem sido uma voz ativa, destacando os problemas relacionados ao apito com base em relatórios internacionais.

Vasconcellos ressaltou a necessidade dessa discussão que, segundo ele, o futebol brasileiro está clamando. Após uma temporada emocionante, a pergunta recorrente é: "O que você achou da arbitragem?" Contudo, ele salientou a ausência desse diálogo construtivo, que muitas vezes se resume a reações pontuais dos clubes ao se sentirem prejudicados.

(Inserir citações relevantes de Paulo Cesar Vasconcellos)

Sugestão de Investimento na Profissionalização dos Árbitros

Outra sugestão levantada pelos comentaristas foi a possibilidade de os clubes abrirem mão de uma parte da premiação para investir na profissionalização dos árbitros. Pedro Moreno argumentou que essa medida seria benéfica para o aprimoramento da arbitragem no futebol brasileiro, embora tenha destacado as possíveis complexidades legais e de vínculos empregatícios entre juízes e federações.

Seria muito bom se o John Textor conseguisse liderar com o presidente de outros clubes e iniciar um debate junto à CBF sobre critérios de arbitragem no futebol brasileiro. Essa é a discussão que o futebol brasileiro está pedindo. O Campeonato Brasileira mostrou como foi emocionante, mas termina o ano e se pergunta: “O que você achou de arbitragem?” Aí você dá um muxoxo (...) Se o comando da arbitragem descesse do pedestal da soberba, ele diria: “aqui tem raiva, ali tem acerto”. E o Textor, do lado de cá, poderia ser alguém a chegar e conversar com seus pares sobre os critérios. Essa discussão está aí, quicando. Não vem sendo feita e fica em reações esporádicas dos clubes quando se sentem prejudicados.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo