
O Botafogo de Luís Castro segue na liderança no Brasileirão com seis vitórias em sete jogos. O time chegou aos 18 pontos e aproveitou o empate do Palmeiras de Abel Ferreira para disparar na liderança e abrir 3 pontos de vantagens.
Para chegar à vitória, o Glorioso adotou a estratégia de pressionar a saída de bola do Fluminense, subindo as linhas de marcação e deixando a dupla de zaga no meio-campo em grande parte do primeiro tempo. No primeiro tempo o Botafogo foi um pouco melhor, mas no segundo a superioridade prevaleceu.
Botafogo vence o Fluminense com pontos importantes
Essa foi a quarta vitória em quatro partidas do Botafogo jogando em casa do Brasileirão, onde inaugurou o novo gramado sintético na primeira rodada do torneio. Em sete partidas no Nilton Santos desde a reinauguração, o time soma seis vitórias e um empate.
Gramado vira arma
A grama sintética, presente na Arena da Baixada, do Athletico-PR, e no Allianz Parque, do Palmeiras, agora está presente também no Nilton Santos. Técnico do Botafogo, Luís Castro elogiou o piso e destacou como arma do Botafogo na temporada:
Sou um defensor do gramado natural. Ponto. Entre um gramado artificial bom e um gramado natural ruim, eu prefiro o artificial bom. Sei que o jogador vai ter mais qualidade no jogo. Por isso que falo tanto que a CBF tem que olhar para os gramados porque acho que é determinante termos as ferramentas próprias para desempenhar o trabalho. Não é só adquirir jogadores de qualidade e colocar em qualquer várzea para jogar. Acho que a grande diferença entre o nível de apresentação da equipe também tem a ver com o que é a qualidade do gramado. Não é só isso, mas também tem a ver.
O atacante Júnior Santos também falou como a grama impacta no jogo do time e se encaixa com as características da equipe:
O gramado é bom e rápido. Com a tecnologia, dá uma velocidade maior, a bola roda mais. Não tem buraco. Para o time, é melhor. Comparado com lá fora, nosso futebol é mais lento. Com ele, o jogo fica mais rápido.
Torcida e atmosfera no Niltão
Cada partida que passa, a impressão de quem vai ao Nilton Santos é que a atmosfera melhora a casa partida. O técnico Luis Castro também comentou o fato:
É uma torcida que está muito colada à equipe, que mesmo nos momentos mais difíceis puxa a equipe para a cima, quando passamos por uma fase mais complexa não deixa de nos apoiar. Tem sido fundamental para nós os jogadores perceberem que mesmo falhando aqui e ali, eles têm o apoio do treinador e da torcida. Os jogadores sentirem que podem falhar quando arriscam e serão apoiados pode ser decisivo para o bom campeonato que estamos fazendo.
Finalizações
O primeiro tempo de Botafogo x Fluminense foi de poucas oportunidades. Mas o segundo o Glorioso dominou completamente a partida, tendo mais controle e ampliando a posse de bola. O Fluminense ficou preso no seu campo de defesa até tomar o gol de Victor Cuesta.
Foram 21 do Alvinegro contra somente três do Fluminense. Na direção do gol, 7 x 1 para o Glorioso. Lucas Perri, muito acionado durante das partidas do Botafogo, foi um espectador dentro de campo.















