Exame aponta lesão no ligamento, emas artilheiro não passará por cirurgia
Tiquinho Soares deixou Mineirão na noite de ontem com joelho esquerdo imobilizado e retornou ao Rio. Ele realizou exames no joelho nesta segunda (07) para saber se houve lesão e qual a gravidade da situação. Claro, ele não acompanhou o grupo para a partida contra o Guaraní-PAR na próxima quarta, em Assunção, pela Copa Sul-Americana.
Exame aponta lesão no ligamento de Tiquinho Soares
Tiquinho Soares ficará fora de combate por pouco mais de um mês no Botafogo. O Botafogo informou que exames apontaram uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo do atacante, mas que não há necessidade de cirurgia.
Na tarde desta segunda, o atacante chegou ao Rio e caminhou pelo aeroporto com a perna esquerda imobilizada e auxílio de muleta.
Veja o comunicado do Botafogo:
O atleta Tiquinho Soares foi submetido a exame de imagem que constatou lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Não há necessidade de cirurgia e o prazo de recuperação será em torno de cinco semanas.
O atleta Tiquinho Soares foi submetido a exame de imagem que constatou lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Não há necessidade de cirurgia e o prazo de recuperação será em torno de cinco semanas. pic.twitter.com/BKd60j6gRa
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 7, 2023
Logo após o comunicado, o atleta agradeceu o apoio da torcida do Botafogo após lesão e avisou que já já está de volta.
Glória a Deus por tudo! Já, já estou de volta. Obrigado a todos pelas mensagens. Vamos, vamos, vamos, Botafogo!
Botafogo irá atrás de substituto para Tiquinho Soares?
Segundo o “Canal do TF”, nesta segunda-feira (7/8), o clube pensa na possibilidade de contratar um jogador para o ataque em caso de afastamento de Tiquinho Soares por lesão (o que acabou se confirmando). Como a janela de transferências está fechada, o reforço teria que ser um atleta livre no mercado.
O Botafogo, pelo que pude conversar com algumas pessoas ontem internamente, se for necessário vai ao mercado atrás de eventual substituto para Tiquinho Soares, se a ausência for prolongada. Vai ter que olhar o mercado, peças são escassas, ainda mais jogadores sem vínculos, que são peças caras. Você tem que analisar tudo, se esse jogador não vai atrapalhar seu plantel, se vai ser bem recebido internamente, são vários pormenores. O que podemos fazer é torcer que a lesão não seja tão grave, que seja algo que se recupere o mais rápido possível para voltar a vestir a nossa camisa. Torcer para que seja um grauzinho 1, que em coisa de duas semanas esteja de volta para jogar.
Botafogo irá se virar sem Tiquinho?
Alguns comentaristas opinaram como seria o Botafogo sem o seu artilheiro Tiquinho Soares fora de combate por algumas semanas. Para Pedro Ivo Almeida, o Glorioso irá se virar bem seu o seu 9:
O Botafogo consegue se virar. É claro que não é o ideal. O Tiquinho quando chega a bola ele faz gol, é o cara que faz a parede, que alivia os espaços, que puxa a marcação para alguém passar por trás. Tem um valor muito importante. Hoje você consegue ver o Botafogo de outra forma também. Você perde a referência, mas o Botafogo não é só o Tiquinho. O Botafogo perdeu o Eduardo, depois descobriu alguém por ali. Bruno Lage tem capacidade de entender quem pode fazer a função do Tiquinho, principalmente sem a bola. Para finalizar, aí a gente precisa conversar. Mas não dá para tratar esse Botafogo como um time que depende única e exclusivamente do Tiquinho. Ele é parte muito importante da engrenagem, faz muitas funções, mas não dá para bater esse desespero de que sem o Tiquinho o time não anda. O Botafogo tem 13 pontos de vantagem, não são dois pontos com alguém ali na perseguição. Causa um susto muito grande por ser o rosto dessa campanha, perder essa referência dá um baque. Mas tem solução, está longe de ser exatamente o fim do time do Botafogo.
O comentarista Eugênio Leal, no programa “ESPN F360, também falou do líder sem o seu goleador:
Se mantiver 60% de aproveitamento, o que é sem Tiquinho, o Botafogo provavelmente será campeão brasileiro. Continua aproveitamento alto, e com a gordura que tem leva. Claro que com ele é melhor, tem a Sul-Americana também. Cabe ao Bruno Lage, no primeiro grande desafio dele, que pegou time montado por Luís Castro, fazer o Botafogo render sem seu principal jogador, referência no aspecto ofensivo. Pode entrar com Janderson, com Eduardo mais avançado, tem alternativas para fazer testes. A questão é fazer render o mesmo que com Tiquinho. Esse é grande desafio, encontrar maneira de render da mesma maneira enquanto ele estiver fora.
Tiquinho Soares devei desfalcar o Botafogo nos seguintes jogos:
- 9/8 – Guaraní-PAR x Botafogo - Copa Sul-Americana
- 12/8 – Botafogo x Internacional - Campeonato Brasileiro – 19ª rodada
- 19/8 – São Paulo x Botafogo - Campeonato Brasileiro – 20ª rodada
- 26 ou 27/8 – Botafogo x Bahia - Campeonato Brasileiro – 21ª rodada
- 2 ou 3/9 – Botafogo x Flamengo - Campeonato Brasileiro – 22ª rodada
Caso o clube passe pelo Guaraní-PAR, Tiquinho também ficaria de fora das quartas de final, sendo 22, 23 ou 24/8 –o jogo de ida e 29, 30 ou 31/8 o jogo de volta da fase da Copa Sul-Americana