Glorioso é líder isolado do Brasileirão 2023 e joga pela Sul-Americana 2023
Após a excelente vitória do Botafogo no Campeonato Brasileiro e a atuação da equipe contra o Bahia no último domingo, alguns comentaristas e jornalistas analisaram momento vivido pelo clube. O Glorioso é líder isolado e com 100% de aproveitamento em casa na competição.
Abaixo, veja algumas repercussões na mídia sobre o momento vivido pelo clube.
Botafogo na mídia: veja comentários sobre o Glorioso
Confira o que a mídia tem falado sobre o atual momento do Glorioso na temporada 2023.
Veja também:
- Parcial Atualizada de Ingressos para Bota x Fla
- Jogadores comentam a bela vitória do Bota no Brasileirão
- Veja como foi a Rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Jornais cariocas destacam mais uma vitória do líder
Extra
Meia Hora
O Dia
O Globo
Gilmar Ferreira, "Extra"
Neste recorte, avançou em duas fases da Sul-Americana e manteve ou aumentou a distância para sete de seus oito mais próximos adversários no Campeonato Brasileiro. Só o Palmeiras encurtou a diferença nas cinco rodadas pós Luís Castro/Cláudio Caçapa – passou de 14 pontos na 15ª para 11 na 20ª. Não vejo, portanto, razões lógicas para a insatisfação dos torcedores com o que vem sendo feito por Bruno Lage na gestão do elenco.
O time, realmente, perdeu poder ofensivo com a contusão de Tiquinho Soares. Nos primeiros quatro jogos do técnico com o artilheiro, o Botafogo teve média de dois gols por jogo. Nos quatro mais recentes, caiu para um. Mas nem por isso o time deixou de caminhar na direção da conquista dos dois títulos. Pelo contrário: deu competitividade a jogadores pouco utilizados, e reforçou a autoestima do elenco. Por isso, acho que Lage deveria se preocupar menos com as manifestações das arquibancadas do que com a ansiedade de jogadores prestes a fazer história.
Neto, "Apito Final" da Band
Eu fiz amizade com o Luís Castro, é um grande amigo de um amigo meu, o Pepinho, e conversamos muitas vezes. Depois que ele foi embora do Botafogo, eu conversei com ele e ele falou para mim: “Neto, o Botafogo vai ser campeão”. Eu perguntei por que, e ele respondeu: “O meio-campo do Botafogo é o mais forte que eu já dirigi”. São jogadores muito bons, não que a zaga também não seja…
Esse Eduardo está jogando muito, o que o Tchê Tchê está jogando é uma coisa impressionante, Adryelson… A questão não são os 11 pontos, mas sim o que o Botafogo está jogando. Tem o Lucas Perri… Que para o Fernando Diniz, não precisa convocar jogador que está no time líder. Mas quem é líder com o Botafogo está jogando, você tem que olhar!
Alex Escobar, Fantástico
Você não faz ideia do poder que ele tem. Esse gramado carrega um segredo que até hoje jamais havia sido revelado e que o Fantástico traz para você a partir de agora. É o Super Tapetin! Esse super-herói carismático tem um poder valiosíssimo no futebol, ele é imbatível! E tem até musiquinha!
São 11 jogos do Botafogo em casa no Brasileirão e 11 vitórias. É impossível que alguém ainda duvide dos poderes do Super Tapetin! Os futuros adversários que se cuidem! Porque, se pisar no Super Tapetin, meu amigo, minha amiga… Já era!
Pedrinho, SporTV
Está sendo bem legal fazer os jogos do Botafogo. É uma atmosfera bem maneira, a alegria do torcedor do Botafogo não é uma alegria marrenta, é aquela de nem acreditar no que está acontecendo. O Botafogo é uma coisa a ser estudada. O Bahia começou o jogo estruturado, daqui a pouco vai lá e… gol do Botafogo. O Botafogo é um amasso de velocidade!
O gramado sintético do Botafogo é diferente dos outros sintéticos, a sensação é que tem a altura um pouco maior e a bola rola melhor, não fica quicando, por isso o jogo é acelerado, a bola rola que nem num tapete mesmo. O cara não tem que dominar, a marcação não chega, aí não tem falta, não tem jogo mastigado e a partida flui com naturalidade. O Botafogo eleva tanto o nível de intensidade em todas as ações do jogo que ele faz com que o adversário também faça isso. Se o adversário não acelerar, é atropelado pelo Botafogo. E o Bahia fez um bom jogo.
Bota jogou sem Tiquinho, sem os dois laterais e sem o Tchê Tchê, que é um dos destaques. E jogou tranquilo. E já é discutível a titularidade entre Hugo e Marçal. O Marçal é um cara de muita posição, que sustenta muito a linha, marca muito bem, dificilmente é driblado, e o Hugo dá muita alternativa.
André Risek, SporTV
Pelo que está jogando hoje, o Eduardo tem o mesmo impacto que o Arrascaeta, que o Hulk… Você pode medir o Eduardo quando o Botafogo não tem ele, como o nível do Botafogo cai sem esse jogador. Teve o melhor futebol individualmente da rodada. Tira ele desse time para você ver. Quando não teve o Eduardo, a queda foi abrupta. E dá para discutir, o Tiquinho é o nome mais óbvio se o campeonato terminasse hoje para o prêmio de craque, mas tem uma disputa boa entre os dois.
Luiz Carlos Jr., SporTV
A gente se prende ao refino com a bola, um drible, à genialidade… O Eduardo é um cara muito acima da média na questão intelectual, de entendimento de jogo. Eu acho ele diferente do Kaká, que tinha uma progressão maior com a bola, dando tapa. O Eduardo não, antigamente a gente falava de zona morta, ele se situa no campo, criando uma linha de passe e quando é acionado já conecta ao ataque. Às vezes nem aparece com gols ou assistências, mas ele tem uma participação na fase ofensiva gritante, ataca o espaço, bem posicionado, é incansável na fase defensiva.
Carlos Eduardo Mansur, SporTV
Pega o que foi a construção dos dois elencos ao fim do Estadual e diga que, no segundo turno, quando se encontrarem, dia 2 de setembro, e o Botafogo vai ser claro favorito. Ia ser difícil convencer alguém de que era a realidade.
André Loffredo, TV Globo
Quando o Bota vence, anula as possibilidades dos adversários, jogam para não ficar mais atrás, casos do Grêmio e do Palmeiras, buscam apenas manter a distância. O Botafogo venceu mais uma, caiu no tapetinho já era, festa linda demais, gramado perfeito, quem se adapta leva vantagem.
Diego Costa acabou de chegar, que nível de substituição, jogador de Europa, de Copa do Mundo, campeão brasileiro. Lá atrás, tem o melhor goleiro brasileiro da atualidade (Lucas Perri). Tem Tiquinho Soares artilheiro do Brasileirão e Diego Costa, permite ideias diferentes de jogo, tem Eduardo, vai lançando outros jogadores, como Gabriel Pires, que voltou de lesão. O Botafogo foi se tranquilizando para ter o contra-ataque, Hugo está jogando demais, deu passe para Luis Henrique fazer o terceiro.
A distância só permite observação por binóculos, daqui a pouco vai ampliar essa distância. O caminho para o título brasileiro está cada vez mais pavimentado. Faltam 17 rodadas, mas para os outros. Para o Botafogo faltam 13, porque tem quatro rodadas de vantagem.
Rodrigo Coutinho, SporTV
Bruno Lage não tem escalado dois pontas agudos, só um de cada vez. Quem jogou muito bem mais uma vez foi o Gabriel Pires, e quando você tem ele e Marlon Freitas como volantes, você potencializa muito esse jogo físico do Botafogo. Tchê Tchê é um jogador mais leve. A função ideal dele é jogar como segundo homem de meio, mas dentro do que o Lage pensa, de ter um ponta que vai circular para dentro, e alocar na equipe o Pires, talvez a gente enxergue no futuro próximo o Tchê Tchê sendo esse falso ponta pelo lado direito.
O Botafogo troca poucos passes até chegar ao gol adversário, é direto, é vertical. Só que, quando o Tiquinho Soares joga, o time é vertical de um jeito diferente, ele troca mais bolas de pé em pé até chegar ao campo de ataque. Com o Diego Costa ontem ficou mais do que provado que esse time também vai sair com bola longa.
Tem que existir uma discussão de quem é o titular da lateral esquerda do Botafogo hoje. O Marçal é um baita lateral, são jogadores com características diferentes, mas o Hugo está jogando muita bola e isso é muito legal da gente falar. Era um jogador que há pouco tempo atrás nem era relacionado pelo Luís Castro, contra o Ypiranga-RS ele improvisou o Rafael na esquerda. Hoje podemos debater quem é o titular da lateral-esquerda.
André Henning, TNT Sports
Sei que tem muita provocação por conta da rivalidade do futebol, aquela resenha, aquele bando de papo furado para zoar, e muitas vezes essa provocação não leva em conta coisa séria, é mais zoação por zoar mesmo. Sei também que tem muita provocação com o torcedor do Botafogo que vem por desconhecimento, por preconceito, de gente que não tem interesse nenhum na história do futebol, em entender o tamanho do Botafogo para a história do futebol brasileiro. Gente que veio ao mundo outro dia, acha que o mundo começou só a partir de um momento X da vida, e não é assim. O Botafogo tem tanta história, e não vou ficar aqui falando de Garrincha, Nilton Santos, de toda a contribuição que o Botafogo já deu inclusive para títulos mundiais da Seleção Brasileira!
O fato é que vai ter que engolir esse Botafogo. Os rivais não sei para onde vão correr para encher o saco do torcedor do Botafogo, porque é uma campanha simplesmente espetacular. É claro que estou falando isso na 21ª rodada, muita coisa pode acontecer, futebol é um esporte traiçoeiro, pode ter uma reviravolta… Mas até aqui o Botafogo tem 80% de aproveitamento! O Flamengo de 2019, que é a melhor campanha da história dos pontos corridos, fez 78,9%. A campanha do Botafogo é melhor que a do incrível Flamengo de 2019, que foi campeão com 90 pontos. Mas já teve campeão com 71, 72… Podemos dizer que o Botafogo está a 20 e poucos pontos de um título nacional fantástico. Ontem (domingo) o Botafogo atropelou o Bahia e chegou a incríveis 100% de aproveitamento jogando em casa. O Botafogo só tem duas derrotas até aqui, a última delas no dia 3 de junho, vai fazer três meses! E a gente aqui nessa live sempre falou da campanha do Botafogo. Lá no começo, quando estavam zoando, falávamos que o trabalho do Botafogo era muito sério.
O Bota perde seu técnico no meio do campeonato. Para vários times do futebol brasileiro e até mundial, perder o técnico no meio da temporada dá uma balançada. E o Botafogo não balançou nada, o que balançou foram as arquibancadas do Nilton Santos. O Botafogo perde seu principal jogador, seu goleador, e daqui a pouco ele vai voltar. Quando falamos aqui da contusão do Tiquinho Soares, parecia uma eternidade para ele voltar, e já está chegando a hora dele voltar. E o Botafogo se mantém num trabalho espetacular!
Então, torcedor do Botafogo, segura mais um pouquinho essas provocações, essa encheção de saco de uma turma que acha que futebol começou ontem, que não conhece a história do Botafogo e que não está conseguindo abrir o olho para o presente do Botafogo. Do jeito que está, eles vão ter que engolir muito esse incrível Botafogo!