Bruno Lage, técnico do Botafogo, falou sobre a vitória da sua equipe contra o Bahia por 3 a 0, no Estádio Nilton Santos. A equipe chegou aos incríveis 51 pontos e segue mais líder do que nunca.
Confira declarações de Bruno Lage após Publicidade.
Coletiva Bruno Lage - Botafogo x Bahia
Abaixo, veja trechos da coletiva de Bruno Lage após bela vitória do Botafogo.
Atuação do Botafogo
É uma vitória justa, uma grande vitória dos nossos jogadores, e faço aqui o parênteses de que a grande diferença deste para o jogo passado (contra o Defensa y Justicia) é que fizemos os gols nas oportunidades que criamos. No último jogo jogamos com a mesma comunidade, tivemos o mesmo número de oportunidades, não marcamos e acabamos sofrendo um. Hoje tivemos uma entrada muito boa, com um gol, durante 20 minutos controlamos o jogo, dominamos. O Bahia gosta de ter a bola, é um time que cria oportunidades e que vinha em seu melhor período e conseguimos contrariar isso com uma forte pressão, conquistando muitas bolas no meio ofensivo, não deixando eles se sentirem confortáveis com a bola, com um trabalho muito forte dos homens de frente e com o entendimento muito bom dos alas, quer do Victor Sá quer do Segovinha. Há um momento em que o Bahia termina o primeiro tempo eventualmente melhor que nós, estávamos jogando muito por dentro nos momentos de contra-ataque, falamos isso no intervalo, de manter a tranquilidade, e aparece o segundo gol que nos deixa ainda mais confortáveis no jogo. Isso nos leva a um segundo tempo de enorme qualidade. Foi um resultado justo, com uma grande exibição coletiva e individual de todos, quer dos que entraram nos 11 ou os que saíram do banco.
Escolhas de Bruno Lage
As pessoas pensam que eu estou fazendo gestão de alguma coisa, mas não estamos fazendo gestão de nada. Nossa gestão é diária e preparar a equipe para o melhor momento. Às vezes as pessoas olham para as nossas opções sem entender, e vou abrir um pouco o jogo para que as pessoas possam entender melhor no futuro. Parece até que caí de paraquedas, já tenho mais de 20 anos de experiência, trabalhei em vários países e às vezes somos falados como alguém que saiu da bancada e assumiu um grande clube.
Confira declarações de Bruno Lage após Publicidade.
Defesa de alguns jogadores
Vou falar de três nomes que na minha opinião foram injustamente criticados. Lucas Perri no primeiro jogo contra o Patronato lesionou-se com alguma gravidade no joelho, ele não quis sair da equipe, infelizmente o Gatito estava se recuperando, falamos com o DM e entendemos que seria benéfico o Lucas continuar jogando. Faço aqui um enorme elogio ao DM, os três médicos aqui são top mundial, e tomamos uma decisão eu, o DM e o jogador de continuar jogando uma vez por semana para continuar com confiança, para dar confiança à equipe, e o Gatito estaria disponível, porque também vinha de lesão, para a outra competição. Durante seis semanas fizemos essa gestão perfeita. Hoje (contra o Bahia) vocês puderam ver o Lucas Perri batendo o tiro de meta, porque foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de treinar, e ele foi se recuperando. E não se abandonam os jogadores. O Gatito tem feito um trabalho muito bom à serviço do clube, acabamos sofrendo um gol daquela maneira, há duas semanas vi o Lucas sofrer um gol estranho, e o que houve? O Gatito apoiando o Lucas e vice-versa, estamos muito fortes e unidos.
É um conjunto de situações que os jogadores estão sendo de alguma forma criticados, um deles é o Sampaio. Quando cheguei, o Adryelson esteve fora, depois o Cuesta pelos amarelos. Qual foi o jogo que não vencemos por responsabilidade do Sampaio? Nenhum. Ele já jogou de início, já entrou no intervalo, jogou poucos minutos, sempre pronto, é um guerreiro.
Sobre o Júnior, que os jogadores carinhosamente o chamam de Jacaré. Não houve nenhuma paciência com o Jacaré. Mas eu recordo: o Jacaré foi titular com o Cláudio (Caçapa) nos quatro jogos que ele fez aqui. São três ou quatro jogadores que foram um bocado alvo de críticas e não merecem crítica, porque são profissionais de excelência, pessoas com uma enorme qualidade de valor no clube e merecem o carinho. Eu vou ser o último a vaiar os jogadores, em particular estes. Meu amor pelo Botafogo é recente, o torcedor ama o Botafogo há muito mais tempo e com uma intensidade diferente da minha, mas estou completamente apaixonado pelos meus jogadores e todos eles são “obrigados” a trabalhar a intensidade e a exigência que eu quero, porque só assim merecerão os minutos.
Eduardo fora do banco no jogo da "Sula"
Perdemos o Tiquinho e não podemos perder o Eduardo, que tem que ser tratado com muito cuidado. Não sujeito a uma determinada carga, hoje ele pode fazer um grande jogo. Tudo isso são coisas que o torcedor “não entende” porque não vive o dia a dia com os jogadores. A estrutura do Botafogo é top mundial, dá todas as informações para que eu a cada momento tome as melhores decisões.
Confira declarações de Bruno Lage após Publicidade.
Defesa do seu trabalho
O Bruno Lage não tem o ego assim tão grande para que o time tenha a cara do Bruno Lage. O que capitalizamos nesse momento não é tão importante. O que mais me importa é ver uma equipe com uma média de gols ligeiramente superior, a forma de pressionar ser um pouquinho mais pressionante, porque isso vai de encontro às características dos jogadores, de que eles podem fazer algo ligeiramente diferente. Não é ter cara ou dedo, tem cara deles todos e o dedo deles todos pela forma como trabalham diariamente. Parece que era tudo perfeito antes da nossa chegada, que a equipe jogava sempre bem, que a equipe sempre fazia gols, que a equipe jogava na Sul-Americana com a mesma qualidade que jogava no Brasileiro, que a equipe nunca tinha sido eliminada de uma competição. Não, as coisas vão acontecendo. Agora temos a expectativa de qual será a melhor forma de apresentar uma equipe competente em que não coloquemos os jogadores em risco e sempre com uma pressão muito forte. Por isso falo do que foi o jogo de quarta-feira, a única diferença hoje foi que o Diego Costa fez o gol (no início) e o Matheus Nascimento, que teve uma oportunidade muito boa, não marcou.
Liderança
As vantagens não são boas de lado nenhum. Aqui dentro estamos muito com o pé no chão. Já fiz essa pergunta a vocês. Hoje temos quantos pontos? 51. Alguém ganhou o Brasileirão com 51 pontos? Não, né? Então, temos que continuar a trabalha.
Confira declarações de Bruno Lage após Publicidade.
Jogo contra o Flamengo em um sábado
Só tenho pena que o próximo jogo seja no sábado, porque é estranho, todas as equipes que jogam quarta-feira normalmente jogam domingo. Infelizmente só uma equipe vai jogar na quarta-feira, a outra não vai, e marcaram o jogo para sábado. Não vejo país na Europa em que isso aconteça, um jogo tão importante em que uma equipe não tivesse o mínimo tempo de recuperação para disputar o jogo nas melhores condições.
Temos que estar na nossa melhor forma, será um jogo muito competitivo, as duas equipes recheadas de grande talento. O mais importante para nós é, durante a semana… depois do jogo no meio de semana, termos a melhor capacidade de preparar o jogo seguinte da melhor maneira. O meu lamento é apenas esse. Pela importância do jogo, pela qualidade de ambas as equipes, eventualmente o jogo merecia ser realizado no dia seguinte. Não acredito, se o Flamengo ainda estivesse em competição, que o jogo seria sábado. Não estando, lamentavelmente o jogo foi colocado no sábado.
Critério da convocação de Fernando Diniz
Eu concordo com a justificativa do treinador, não há em lugar nenhum obrigando a levar um jogador do time que esteja no primeiro lugar. A justificativa é muito clara, ninguém é obrigado a ir para a Seleção porque está em primeiro lugar, mas do outro lado, além do Adryelson, há um conjunto de jogadores que estão fazendo de tudo, para mim e para eles seria um enorme orgulho representar a Seleção.
O que garanto é que quando algum jogador do Botafogo for chamado, pode ser o Adryelson, o Lucas (Perri), o Marçal, vou até lançar mais um nome, o Marlon (Freitas), que está fazendo uma temporada fantástica, eles vão trabalhar em equipe como trabalham no Botafogo. O grupo está totalmente fechado e concentrado nos objetivos. Se aparecer essa premiação seria um enorme orgulho para nós. Cabe a nós respeitar e continuar a trabalhar.
Diego Costa
Fico grato de o Diego Costa ter aceitado o nosso convite, de querer voltar a trabalhar comigo. A forma como ele chegou eu até brinquei com ele, que se ele tivesse chegado ao Wolverhampton com essa forma, ele não teria saído tão cedo. Hoje fez o que os grandes jogadores fazem. Ele fez uma mini pré-temporada, fez 20 minutos de qualidade, depois 45, 60, dois gols… Agora vamos ver, como ele vai se recuperar, com as viagens que teremos. Vários jogadores das outras equipes têm saído com lesões e não queremos perder ninguém.
O Diego Costa não vai ser o substituto do Tiquinho, porque são jogadores completamente diferentes. No futuro um pode jogar um jogo, outro pode jogar outro, um entra no decorrer do jogo no lugar do outro, os dois podem jogar ao mesmo tempo… O que quero é ver a equipe crescendo.
Jovens no elenco e Matias Segovia
Temos que tomar decisões diárias, temos muita gente para conhecer melhor, para avaliar o momento de cada um. O Mati foi titular pela primeira vez conosco, percebemos o tipo de jogador que era, estamos trabalhando com todos os Matis, todos os miúdos que chegaram recentemente ao clube, Mateo (Ponte), Diego (Hernández), JP (Galvão), Hugo, para que eles consigam rentabilizar seu potencial e crescer.
Sobre o Mati, o que interessa dizer é que fez um grande jogo, sempre com boas decisões em termos ofensivos e com uma qualidade defensa irrepreensível. O que mais me interessa é que os jogadores têm a minha confiança, eu exijo que eles trabalhem diariamente porque as oportunidades vão surgindo. Por lesão, suspensão, não conseguimos manter os 11, mas isso não me preocupa. O que me interessa é a equipe funcionar e tem funcionado.
Conversa no vestiário
Um jogo não se ganha aos cinco minutos, mas ganham-se aos 90 minutos. Assim como os campeonatos são ganhos no fim do campeonato. Sempre começamos fortes, os adversários no Brasil têm uma enorme qualidade, basta observar o registro dos times ao longo da semana. No intervalo a conversa é saber se temos que continuar com o plano ou se temos que fazer alguma alteração. Foi corrigir certas coisas e ter uma entrada ainda mais forte. Foi o que pedi aos jogadores, com essa energia, para olharem nos meus olhos, com a minha tranquilidade, que eles continuassem a jogar porque as oportunidades continuariam a aparecer.
Próximos jogos do Botafogo
- Defensa Y Justicia (F) - quarta (30/8), às 19h (de Brasília) - Sul-Americana 2023
- Flamengo (C) - sábado (02/09), às 21h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
- Atlético-MG (F) - sábado (16/09) às 21h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro