Jogador debateu diversos temas sobre o Glorioso
O Botafogo venceu os cinco primeiros jogos do Brasileirão e lidera de forma isolada o Campeonato. O lateral Marçal, em entrevista ao programa “Sportscenter”, da ESPN, abordou diversos temas e falou sobre a possibilidade de título do Glorioso.
Confira abaixo trechos da entrevista de Marçal ao Sportcenter.
Entrevista Marçal - Sportcenter
Veja os principais trechos da entrevista de Marçal ao programa Sportcenter, da ESPN.
Chances de título
Ainda está cedo para eu dizer que estamos lutando pelo título, mas estamos em primeiro. Tem que perguntar isso para quem está com 6 pontos, com 4 pontos… Nós estamos em primeiro e obviamente estamos na luta pelo título e não vamos fugir em momento nenhum dessa luta. É de jogo em jogo, é de três em três pontos, se não der para ganhar os três pontos vamos tentar agarrar um ponto e vamos fazer as contas lá no final. Mas temos todas as condições.
Comparação com Napoli
Temos que pegar exemplos positivos. O que o Napoli fez nessa temporada foi algo extraordinário, ganharam gordura suficiente para chegar nas últimas rodadas podendo queimá-la e ainda foi campeão com algumas rodadas de antecedência. Eu joguei contra o Arsenal ano passado e essa mudança passa muito pela gestão também. Trouxeram um treinador, acreditaram no treinador, muitos pediram a cabeça e os caras seguraram. O Napoli fez boas contratações, foi trazer um centroavante no Lille, por exemplo (Victor Osimhen), que todos consideravam muito verde para os grandes clubes. A visão da direção desses clubes é o que tem feito a diferença e tenho visto o Botafogo nesse caminho.
Dança das cadeiras de treinadores
Sempre temos de seguir os bons exemplos, e infelizmente no Brasil tem essa mudança muito prematura de treinadores, o treinador é sempre o primeiro a cair. Infelizmente é uma cultura brasileira que acaba por não ser positiva para os clubes. A gente viu o Klopp no primeiro ano no Liverpool sem muito sucesso e depois sabemos o que aconteceu. Aqui tem muito a pressão externa da torcida, que aqui realmente vive o futebol de forma diferente da de outros países, mas acho que os clubes deveriam apostar num treinador e dar tempo para ele trabalhar. Hoje o treinador já chega pressionado por resultado, não há tempo para planejar nada, o treinador acaba querendo o resultado e não ouve aqueles que estão dentro do clube, porque se cair ele quer cair pelas ideias dele, e não pelas ideias de pessoas que acabou de conhecer. Em geral, tudo contribui para que dê errado essa mudança prematura.
Tiquinho Soares
Para quem não acompanha muito os campeonatos europeus, éramos estranhos aqui. Hoje vemos o reconhecimento, o carinho em qualquer lugar que a gente vai, a recepção do torcedor é sempre calorosa, seja ele do Botafogo ou de outros clubes. Eu já havia jogado com o Tiquinho em Portugal, ele falou comigo e falei: “Só vem, o salário está em dia e você vai nos ajudar”. Trabalhamos com ele todos os dias e percebemos que é um cara diferenciado. Não é porque está jogando comigo, mas não vejo outro atacante do nível dele no Brasil hoje, é um craque realmente.
Mentalidade do Botafogo hoje
O Botafogo acertou muito na escolha do treinador, porque é um homem muito inteligente na gestão também, sabe manusear isso muito bem, sabia que seria uma mudança grande no Botafogo. E o segundo passo que acho que o Botafogo acertou muito foi nos jogadores que trouxe, todos eles com alguma experiência fora do país, outros com alguma rodagem aqui no Brasil. Eu, Tiquinho, Eduardo, Cuesta, somos jogadores com alguma experiência que não deixamos que essas pequenas mudanças afetassem, tivemos mudanças desde gramado ao vestiário. Foi muito importante ter esses jogadores mais maduros que entenderam esse processo de mudança para a SAF e acabou deixando isso de fora, assumindo aquilo que é o jogo, que é ter um time competitivo, maduro e isso foi acontecendo.
Apostas Esportivas
Esse assunto infelizmente não é só nacional, é um assunto internacional, que acaba manchando de alguma forma nosso campeonato, que é um dos melhores do mundo. Não queríamos estar passando por essa situação, infelizmente aconteceu e já falei muito sobre isso ontem. Espero que sejam apurados tudo e todos que estão envolvidos nisso para que haja punição suficiente para que outros jogadores, captadores pensem duas vezes antes de se envolver nisso. É uma situação ruim para todos os jogadores. Hoje você lê na internet quando um jogador tomou cartão amarelo já pensam que é esquema. É um negócio muito chato. Aqueles que estão envolvidos que paguem e possam perceber que infelizmente tomaram a decisão errada.