A Mensagem de Textor e a Reação da CBF
Na última sexta-feira, o acionista da SAF do Botafogo, John Textor, publicou uma mensagem em seu site oficial que gerou grande polêmica e desencadeou uma série de eventos. A mensagem veio à tona no dia seguinte às notícias de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planejava entrar com uma ação na justiça contra Textor em resposta às críticas e denúncias feitas por ele após a derrota de seu time para o Palmeiras.
A Indignação de John Textor e Suas Acusações
De acordo com informações veiculadas pelo UOL e outros veículos de mídia esportiva, a CBF decidiu recorrer à Justiça Comum para processar o dirigente John Textor. As críticas e acusações feitas por Textor após o jogo contra o Palmeiras incluíram alegações de corrupção e a afirmação de que o Botafogo havia sido prejudicado pela arbitragem. Além disso, Textor pediu a renúncia do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, como resposta aos eventos ocorridos durante a partida.
A Repercussão e as Consequências
Devido a suas declarações, John Textor agora enfrenta uma possível punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O procurador-geral do STJD, Ronaldo Piacente, esclareceu que Textor pode ser suspenso por até 90 dias e multado em até R$ 100 mil como resultado de suas ações.
Além de Textor, o vice-presidente geral do Botafogo social, Vinicius Assumpção, também se manifestou nas redes sociais e endossou as críticas feitas por Textor à CBF. Após mais um erro da arbitragem contra o Botafogo, que resultou na expulsão injusta de Adryelson, Assumpção expressou sua indignação e alegou que a CBF operava claramente para prejudicar o clube.
A Suspensão Preventiva pelo STJD
Como resultado de sua defesa do Botafogo e sua postura pública contra a CBF e a arbitragem após o jogo contra o Palmeiras, John Textor foi punido pelo STJD. Antes mesmo de ser julgado, o STJD aplicou uma suspensão preventiva de 30 dias tanto a Textor quanto ao vice-presidente geral do Botafogo, Vinicius Assumpção, na noite da sexta-feira.
Assumpção, indiciado no artigo 243-F do CBJD (ofensa à honra), também se pronunciou sobre a suspensão preventiva nas redes sociais, manifestando confiança na instituição e expressando a determinação de seguir em frente com o apoio da torcida.