Glorioso vence e segue mais líder do que nunca
O Botafogo está imparável! O time venceu o Grêmio em Porto Alegre por 2 a 0 e segue na liderança isolada do Brasileirão Série A.
Alguns comentaristas e jornalistas falaram sobre a vitória e liderança do Glorioso após a partida deste domingo (09), na Arena do Grêmio.
Comentaristas falam da vitória do Botafogo sobre o Grêmio por 2 a 0
A vitória do Glorioso por 2 a 0 sobre o Grêmio neste domingo deixam alguns jornalistas e comentaristas animados. Veja abaixo alguns comentários da mídia após a partida.
Mauro Naves, ESPN
É uma vantagem muito difícil de ser tirada. Ele vai acumulando o direito de escorregar. O Botafogo pode oscilar? Sim, claro que pode. Mas vai ter que oscilar umas duas ou três vezes e os outros atrás ganharem tudo. Já são 14 rodadas com muita vantagem. Parabéns ao Botafogo! Se o Bruno Lage demorar muito a desembarcar, daqui a pouco vão deixar o Caçapa aí, está dando certo.
Celso Unzelte, ESPN
O Grêmio teve mais iniciativa, mas no momento que o Botafogo faz 1 a 0 já era bola de pé pra pé. Houve um comovente duelo de Luis Suárez contra toda a defesa do Botafogo, e a torcida do Grêmio reconheceu isso. O momento do Botafogo é muito merecido, há muito trabalho ali. Já seria um 0 a 0 para o Botafogo, mas esse time não se conforma com empate. O Botafogo não tem mais a provar nada para ninguém, os grandes desafios foram todos cumpridos.
Carlos Eduardo Mansur, SporTV
É curioso. Ninguém é campeão na 14ª rodada, mas em um Campeonato Brasileiro dez pontos de distância é muita coisa. Tem caminho muito pavimentado. Para se ter ideia do que fez ate agora, é natural não conseguir manter, projeta algo entre 96 e 97 pontos. É muita coisa. O curioso é que tem uma das vitórias mais emblemáticas, fechando ciclo contra os primeiros colocados, em jogo que ficou desconfortável por 65 minutos pelo menos. Até ali era difícil explicar o 0 a 0. Futebol permite, é de margem pequena e de contagem baixa. Em qualquer outro esporte o Grêmio teria construído vantagem naqueles 65 minutos que não haveria mais como ser revertida. Futebol não, precisa de um gol para estabelecer vantagem. Após o gol, o Grêmio o desmonta. O Botafogo nunca se viu tão desconfortável e terminou como uma de suas vitórias mais emblemáticas.
Se for puxando números, vamos nos impressionando com o que o Botafogo já realizou. Tenho feito essa matemática, é difícil sustentar até o final, se projetar esse aproveitamento, dá algo entre 96 e 97 pontos. Seria de longe um recorde nos pontos corridos. Por mais que se discuta se é sustentável ou não, o que já realizou é uma brutalidade. Pavimentou um caminho importante. Ninguém é campeão em 14 rodadas, mas o caminho permite ter oscilação e manter certo nível de conforto.
No momento, não enxergo as condições para o Botafogo perder esse campeonato. Pode acontecer. Mas tem alguém vindo atrás que dá impressão que vai atropelar? Ainda não surgiu. Assim como não surgiu a grande oscilação do Botafogo. As duas condições não estão colocadas.
Richarlyson, SporTV
Mais um belo jogo de um time que, se não joga tão bem quanto queremos ver para vencer partidas, é muito efetivo. Mais uma vez soube sofrer no primeiro tempo e no segundo começou a se soltar, ter oportunidades, conseguiu bela vitória.
Milton Neves, UOL
O Bota é Fogo de Palha’. ‘O Botafogo é Cavalo Paraguaio’. ‘O Botafogo na liderança do Brasileiro é como um elefante em cima de uma árvore: ninguém sabe como foi parar ali, mas todo mundo sabe que uma hora vai despencar!’. Quantas vezes o nobre amigo internauta leu as frases acima desde o começo do Brasileirão? Muitas, né? Pois é... Aí está o Maior do Rio (sim!) vencendo o forte Grêmio em Porto Alegre (!) e abrindo, com 14 jogos, nada menos do que 10 pontos de vantagem para o vice-líder Flamengo. Alguém ainda tem coragem de chamar de fogo de palha? Tenho certeza que não! E a pergunta agora já é outra: pode entregar a taça?
Eric Faria, TV Globo
Já aconteceu na historia de um time com dez pontos na liderança receber um técnico novo? Não apenas no Brasil, não. Até esse fato ‘louco’ tem na campanha do Botafogo. 10 pontos. 5 jogos sem sofrer gol. Reservas entram e o Botafogo segue no mesmo ritmo. É uma campanha para emocionar a torcida. E ganhar aplausos dos adversários. Ah… e o futuro? Não sei. Não sou profeta. Falemos do momento e o que estamos vendo é sensacional.
Não é mais um acaso. O acaso ficou para trás. O Botafogo mostra que pode ser campeão e vai brigar com isso. Ganhamos do Palmeiras, do Grêmio… O acaso está longe. Hoje o Botafogo confirma que vai brigar pelo título. O Botafogo está no caminho certo. Ainda faltam muitas rodadas, mas está no caminho certo. Se continuar dessa forma, se o grupo continuar fechado, do jeito que está, vamos começar a pensar em título. Já está dando esse cheirinho, sim.
Benjamin Back
Mais um do Botafogo! Acho que o titulo do Brasileirão tem dono já esse ano.
Milly Lacombe
O Botafogo, como já escrevi antes, é uma imensa onda que ninguém viu se formar no horizonte e que chega para varrer a praia.
Depois de um Estadual sofrível, sendo o único entre os grandes a não participar da semifinal, as previsões para o Brasileirão eram as mais pessimistas.
Se o time realmente conquistar o Brasileiro haverá botafoguenses bêbados e em delírio pelas ruas por semanas.
Vai ser uma festa indescritível e inédita.
Testemunhar o fortalecimento desse time é história bonita para quem ama o futebol.
Não houve estatística capaz de prever o Botafogo na liderança.
Não houve comentarista colocando o alvinegro da estrela solitária entre os favoritos.
Não houve quem apontasse o time de General Severiano como aquele a ser batido.
No Botafogo de 2023 pulsa o futebol inteirinho.
André Loffredo
Matías Segovia entrou e mudou o jogo, o Botafogo sabe aproveitar oportunidades, é um time frio, se defende bem, ataca quando o adversário dá espaços. É o grande líder do Campeonato Brasileiro. O Grêmio perdeu várias chances, o Botafogo matou. Foi uma grande atuação do goleiro Lucas Perri. O primeiro tempo foi bem abaixo, no segundo o Grêmio continuou tendo oportunidades, o Botafogo partiu para cima e o jogo começou a ficar lá e cá. Cláudio Caçapa já tinha feito alterações, tem a defesaça do Lucas Perri em chute do Reinaldo, que mantém o Botafogo no jogo. Enquanto o Grêmio ainda dominava, tem o pênalti reclamado. Depois o Botafogo abriu o placar com Eduardo, o Grêmio sentiu muito. Segovinha entra, vai te driblar e criar grandes jogadas, a bola chega ao Carlos Alberto que faz 2 a 0.
Era o Luís Castro, o time era o líder, dava a impressão que podia sentir a falta do treinador. Caçapa assumiu, continuou vencendo, abriu vantagem. Contatou o Bruno Lage, que chega com a responsabilidade de manter esse time lá em cima, com dez pontos em diferença. É um trabalho difícil, parece fácil, mas a obrigação é fazer a manutenção e levar o Botafogo ao título brasileiro. Agora é o maior candidato ao título. No começo ia fazer campanha legal, depois podia ficar entre os quatro primeiros, agora vai disputar o título. O futebol que apresenta é condizente com a realidade de disputar o título.
Luciano Périco, Diário Gaúcho
Grêmio e Botafogo fizeram um duelo digno da ponta de cima da tabela na noite deste domingo (9). Uma partida eletrizante na Arena. O time de Renato Portaluppi produziu muito, atacou o tempo inteiro. O resultado final de 2 a 0 para os cariocas não dá a dimensão exata do que aconteceu em campo. O Tricolor merecia uma sorte melhor. Mas futebol é bola na rede.
Contra o ponteiro da tabela do Brasileirão, que faz uma campanha fora da curva, qualquer erro pode ser fatal. O Fogão não desperdiçou as chances que teve. Foi efetivo. Um líder imbatível, que abre uma vantagem de 10 pontos em relação a Flamengo e Grêmio, tendo um aproveitamento incrível de quase 86%.
Rodrigo Coutinho, SporTV
Em 14 rodadas, o Botafogo faz a melhor campanha da história, com a maior distância para o segundo colocado, algo bem difícil de pesquisar. Nunca um primeiro colocado teve dez pontos de diferença em relação ao segundo, o mais próximo foi o próprio Corinthians de 2017. Estamos vendo a história acontecer. Não se sabe se vai ter a manutenção desse aproveitamento, mas algo próximo disso vai ser a história sendo construída diante dos nossos olhos.
Grafite, SporTV
As trocas foram decisivas. Eduardo faz o gol quando Renato Gaúcho faz as substituições, quando tira o terceiro zagueiro o Grêmio já estava perdido. Como contra o Flamengo, cria chances, perde gols e acaba sofrendo. Comentei na transmissão que parecia filme do Rocky, o Botafogo apanha, apanha, apanha, no final consegue vencer com duas direitas. O Botafogo mostrou muita resilência e força, na reta final conseguiu vencer o Grêmio. Mais uma grande vitória.
No primeiro tempo, o Grêmio jogou muito nas costas do Hugo, no segundo teve a entrada do Marçal, consertou esse lado. E teve a entrada do Matías Segovia e do Carlos Alberto. Segovia organizou o lado direito, Carlos Alberto entrou ligado. Além de o Botafogo ter grandes jogadores em grande momento, os jogadores que entraram mantiveram o nível técnico e até melhoraram.
Júnior, TV Globo
Se a gente tivesse que dar um sinônimo para o Botafogo… Time mais solidário que o Botafogo não tem. Você vai mudando as peças, é a mesma coisa. O segundo gol ontem quem dá o passe para o Carlos Alberto é o Marlon Freitas, que é o cara mais à frente na zaga, para você ver o quão harmonizado é o time. Você resiste não ficando nas cordas, porque uma coisa é você ficar só se defendendo, e isso não acontece com o Botafogo. Ele se adequa ao momento do jogo, passa aquele momento do “saber sofrer”, mas está sempre dando uma estocada. Quando o time está sem a bola, morde, é um time fisicamente muito forte.
O que o Adryelson está jogando… Hoje, se você tem uma convocação da Seleção Brasileira, você não pode esquecer um cara como esse. É por baixo, é por cima, com velocidade, antecipando…