Profissional exerce a função de auxiliar-técnico no Olympique Lyonnais desde 2015
O Botafogo escolheu Cláudio Caçapa, ídolo do Lyon e auxiliar da comissão permanente do clube francês, para exercer o cargo de técnico interino do clube. Ele inicia os trabalhos neste sábado (01/07), véspera do clássico contra o Vasco, pela 13ª rodada do Brasileirão 2023, e permanecerá até que a diretoria do Glorioso busque um novo técnico efetivo para substituir Luís Castro.
Abaixo, veja o anúncio oficial feito pelo Botafogo.
Botafogo anuncia Cláudio Caçapa como técnico interino
Confira abaixo a nota oficial emitida pelo Botafogo, anunciando Cláudio Caçapa como técnico interino.
O Botafogo informa que Cláudio Caçapa, que exerce a função de auxiliar-técnico no Olympique Lyonnais desde 2015, será o técnico interino do Glorioso até a chegada do novo treinador. O profissional, que trabalhou com Marçal e Rafael na França, se apresentará neste sábado (1/7) para as atividades neste período. Lucio Flavio, técnico da equipe sub-23, ira auxiliá-lo no comando da equipe, tendo inclusive participado do treino desta sexta. A vinda de Caçapa é fruto da parceria colaborativa multiclubes da Eagle Football Holdings, liderada por John Textor. Como se sabe, o Botafogo está no mercado para fechar com um novo treinador de forma definitiva.
“O Caçapa foi um grande jogador, por onde passou ganhou muitos títulos e se tornou um auxiliar de grande qualidade. Tive o prazer de trabalhar com ele por três anos, é um estudioso, tem um perfil agregador e conseguiu trazer muito da mentalidade vencedora que conquistou na carreira como atleta para o trabalho de auxiliar. Sempre valorizo bons profissionais que tive o prazer de trabalhar junto e o Cláudio certamente é um deles. Vai nos ajudar“, destacou Marçal.
“Tive a oportunidade de trabalhar com o Cláudio na França. É um profissional com passagem pela seleção de base e desenvolve um trabalho de longo prazo no Lyon. Esteve na semifinal da Europa League como auxiliar e nos ajudou bastante. É um cara íntegro, com perfil vencedor e que certamente é um nome consistente para agregar ao Botafogo“, destacou o lateral-direito Rafael.
Natural de Lavras, Minas Gerais, o ex-zagueiro Caçapa (47) iniciou sua carreira como atleta no Atlético Mineiro em 1997, clube que atuou até 2001, conquistando dois Mineiros (1999/2000) e a Taça Conmebol (1997), além do vice-Campeonato Brasileiro (1999).
Caçapa defendeu o Lyon nos gramados entre 2001 e 2007, conquistando seis campeonatos nacionais, cinco Supercopas da França e uma Copa da Liga Francesa. Retornou ao clube na função de auxiliar em 2016 para integrar a comissão técnica do treinador Bruno Genesio. O profissional foi um pedido do técnico para agregar experiência ao plantel, principalmente aos defensores da equipe. Durante o período na França tirou as licenças B, A e Pró na UEFA.
Dodô elogia Cláudio Caçapa, novo interino do Botafogo
Dodô, ex-atacante do Botafogo, elogiou a escolha do Glorioso por Cláudio Caçapa para o cargo de técnico interino. As declarações foram dadas durante o programa "Troca de Passes", do SporTV.
Não deixa de ser uma surpresa, apesar de o Caçapa ser um cara muito bem preparado para a função. Ele já chega no olho do furacão, com um clássico. É um cara muito inteligente, foi um grande jogador, não vai querer chegar fazendo coisas muito diferentes do que o Botafogo vinha fazendo. Os jogadores do Botafogo têm experiência, com certeza houve uma conversa: “Você está vendo como o time está jogando, não atrapalha, porque o time está jogando superbem (risos).
No mesmo programa, o apresentador Felipe Diniz disse que Cláudio Caçapa foi uma boa alternativa encontrada pelo Botafogo.
Acho que foi uma boa alternativa. Se formos pensar em técnicos brasileiros, hoje não há um grande nome de consenso. O nome de mais peso hoje disponível é o Rogério Ceni, que fez bons trabalhos no Fortaleza e no Flamengo. Para se trazer um técnico estrangeiro, não é ainda o melhor momento, os times na Europa ainda estão trocando de treinador. Um técnico de prestígio na Europa dificilmente vai aceitar vir para o Brasil agora, porque vai esperar o mercado europeu. Daqui a um mês, com os times fechados, aí pode ser mais fácil. O momento não era fácil para buscar um treinador, essa manobra pode ser interessante.