Botafogo Hoje - 25 de Julho de 2024
O Botafogo, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, tem sido destaque nas últimas semanas por uma série de acontecimentos que movimentaram o cenário esportivo. Confira abaixo as sete notícias mais recentes e impactantes sobre o Glorioso.
Botafogo Hoje - 25 de Julho de 2024
1. Vasco e Botafogo: Clássico no Nilton Santos
O Vasco encaminhou um acordo com o Botafogo para mandar o clássico contra o Fluminense, dia 10 de agosto, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos, informou o “GE”. O Botafogo havia negado inicialmente o pedido do Vasco, mas depois reconsiderou. O clube cruz-maltino não poderá jogar em São Januário por decisão do Batalhão de Policiamento em Estádios (Bepe) da PM.
Antes, o Vasco chegou a cogitar a possibilidade de levar o clássico para Maracanã, Mané Garrincha e Kleber Andrade, em Cariacica, sem sucesso.
2. Thiago Almada: Assalto durante Treinamento Olímpico
Reforço do Botafogo, o meia-atacante Thiago Almada teve joias, relógio e outros pertences roubados durante um treino da Argentina para as Olimpíadas de Paris-2024, revelou o técnico da seleção, Javier Mascherano, nesta quarta-feira (24/7), após a confusa estreia com derrota para Marrocos por 2 a 1.
– Ontem (terça-feira) entraram no treinamento e nos roubaram. Nos Jogos Olímpicos. Faltava um relógio, anéis, tudo, do Thiago Almada… Eles nos pedem credencial para tudo, mas depois essas coisas acontecem – reclamou Mascherano em entrevista coletiva.
A Argentina chegou a empatar o jogo em 2 a 2 aos 61 minutos do segundo tempo, quando torcedores invadiram o gramado e bombas foram atiradas. O gol foi anulado pelo VAR, por impedimento, uma hora e meia depois, e os jogadores retornaram a campo duas horas depois da confusão para jogar os três minutos restantes. – Nunca nos disseram que estavam revisando a jogada. O jogo foi suspenso por motivos de segurança. Em nenhum momento falaram da revisão. O que aconteceu em campo é um escândalo. Não é um torneio de várzea, são os Jogos Olímpicos. Como vão parar o jogo sete vezes no segundo tempo porque entra alguém no campo? Na segunda, terceira vez, têm que tomar uma decisão. Sete vezes invadiram o campo! – esbravejou o treinador.
3. Fabio Matias é Demitido do Coritiba
Ex-interino e auxiliar da comissão permanente do Botafogo, Fabio Matias foi demitido do Coritiba após apenas oito jogos à frente da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro-2024. Fabio Matias não resistiu à derrota para o Santos por 4 a 0 na última segunda-feira, na Vila Belmiro.
O profissional deixa o Coxa com uma vitória, três empates e quatro derrotas na competição. A equipe ocupa atualmente a 14ª colocação na tabela de classificação, a dois pontos da zona de rebaixamento. “O Coritiba comunica que Fábio Matias deixa o comando técnico da equipe. O Clube agradece ao profissional pelo trabalho desenvolvido e deseja sucesso na sequência de sua carreira“, informou o Coritiba.
4. Bastos e sua Jornada no Botafogo
Um dos principais destaques do Botafogo na temporada, o zagueiro Bastos foi entrevistado nesta terça-feira no podcast da TV oficial do clube e recordou o momento em que recebeu a oferta alvinegra, em 2023. O angolano defendia o Al-Ahli, da Arábia Saudita, na ocasião.
– O Botafogo é um clube conhecido mundialmente. Eu em Angola já ouvia falar do Botafogo. Foi um projeto que eu e minha família abraçamos com entusiasmo, o clube estava vivendo um de seus melhores momentos, quando chegou a proposta tínhamos 15 pontos na frente. Sabia que seria desafiante, aceitamos e cá estamos, né? – relembrou.
Bastos pouco jogou em seu primeiro ano de Botafogo, mas em 2024 passou a ser titular e, principalmente depois da chegada de Artur Jorge, se tornou peça fundamental. Ele revelou o que provocou essa “mudança de chave”. – Eu olhava como tudo ou nada, porque tenho contrato até o fim do ano e tinha que mostrar meu valor, sem descartar a possibilidade da sequência de jogos e a confiança que o mister me deu. Ele deu mais confiança, trouxe meu futebol de volta e isso me ajudou bastante – contou.
5. Alexander Barboza e a Proposta do Flamengo
Em divertida resenha com o jornalista Igor Rodrigues no YouTube, o zagueiro Alexander Barboza, do Botafogo, revelou que por muito pouco não fechou com o Flamengo em 2019. Na ocasião, ele era atleta do River Plate, mas acabou fechando com o Independiente.
– Ficou a um segundo (de fechar), foi no ano que o Flamengo ganhou tudo (2019). Eu fiquei livre do Defensa, acabou o empréstimo e meu passe pertencia ao River. O River queria negociar e aí veio Independiente e Flamengo. Foi quase, uma diferença de uma hora. O Independente tinha que ligar até 12h e às 11h ligaram. Se não ligassem até 12h, o pessoal do Flamengo ia para lá para assinar – contou Barboza.
O zagueiro argentino, que vem se destacando nos últimos jogos do Botafogo no Brasileirão-2024, exaltou a torcida alvinegra e disse que nunca viu nada parecido com as festas que acontecem no Estádio Nilton Santos. – Quando chegamos aqui, na apresentação, teve camisa para mim, para minha esposa, depois estádio cheio… Eu joguei no River, também é assim, mas estava lá desde criança, não vivi isso. Chegar como um reforço é diferente de ser um moleque da base. Foi a primeira vez que vivi isso e fiquei assombrado – afirmou Barboza.
6. Botafogo ainda Não Garantiu o Título Simbólico do Primeiro Turno
O Botafogo ainda não garantiu o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro-2024. Depois de empatar em 2 a 2 com o São Paulo no Morumbis, o Glorioso viu o Flamengo derrotar o Vitória por 2 a 1, no finalzinho, no Barradão, nesta quarta-feira (24/7) na sequência da 19ª rodada.
O Glorioso segue na liderança isolada, com 40 pontos, enquanto o Flamengo tem 37. O clube rubro-negro ainda pode chegar aos 40, já que tem um jogo adiado, contra o Internacional, fora de casa, pela 17ª rodada, que ainda não tem data marcada pela CBF. No momento, o Botafogo tem saldo de gols +15 e o Flamengo, +13. Assim, para tirar esse título “simbólico” do Alvinegro, os rubro-negros teriam de vencer o Internacional por dois gols de diferença, já que tem mais gols marcados que o Fogão.
7. Gatito Fernández e a Estreia Olímpica Desastrosa
O goleiro Gatito Fernández, do Botafogo, não começou nada bem sua trajetória na Olimpíada de Paris-2024. Nesta quarta-feira (24/7), o Paraguai foi goleado pelo Japão por 5 a 0, em Bordeaux. Gatito Fernández foi titular e viu sua equipe ser facilmente batida pelos japoneses. O Paraguai atuou com um a menos desde os 25 minutos do primeiro tempo, quando já perdia por 1 a 0, devido à expulsão de Wilder Vera.
O Paraguai de Gatito volta a jogar no sábado (27/7) conta Israel, às 14h, no Parque dos Príncipes, em Paris. Depois, encara Mali, terça (30/7), também na capital francesa. Apenas os dois primeiros do grupo avançam para as quartas de final.