A equipe carioca não apenas venceu, mas humilhou o Peñarol por 5 a 0 e está a um passo da final. Entenda por que os comentaristas estão em êxtase e a imprensa internacional está chocada!
O Botafogo está de volta ao topo do futebol sul-americano! A equipe carioca protagonizou uma das maiores goleadas da história da Libertadores, humilhando o Peñarol por 5 a 0 e deixando a América do Sul em choque. Com uma atuação impecável, o Alvinegro não apenas venceu, mas dominou o jogo de ponta a ponta e mostrou que está pronto para conquistar o continente.
A Imprensa Explode com a Atuação do Botafogo
A imprensa brasileira e internacional não poupou elogios à equipe carioca. Comentaristas renomados como Paulo Nunes, Bruno Formiga, Carlos Eduardo Mansur e André Loffredo destacaram a superioridade do Botafogo em todos os aspectos do jogo. A goleada histórica foi definida como uma "aula de futebol", um "espetáculo" e uma "catarse alvinegra".
Paulo Nunes: "Com todo o respeito ao Peñarol, é o elefante em cima da árvore. Está lá, mas não sabe quem colocou. O Botafogo já está na final. O Peñarol conseguiu colocar o primeiro tempo como queria, jogo físico, de contato físico, o Botafogo entrou na pilha, mas não pode ser demais. O Peñarol jogou, teve até facilidade, o Botafogo não conseguia se encontrar, sem espaço. Luiz Henrique começou a entrar no jogo no fim do primeiro tempo, começa a achar espaço, é diferenciado com a bola no pé. O Botafogo foi melhorando, para no segundo tempo acontecer tudo aquilo."
Formiga: "Uma atuação eterna. Botafogo vai pra final da Libertadores com um segundo tempo perfeito. Falta a partida de volta? Sim. Mas a vaga já foi construída com um 5×0 imponente. A transição do Botafogo, quando encaixa, é linda de ver. Time muito vertical, dinâmico e forte. Merece muito seu lugar no Monumental."
Mansur: "O que resta desse jogo é reafirmar, é lógico que foi primeiro tempo tenso, difícil, teve a cara do Peñarol, mas no fim a sensação que se sai de um jogo desse é o prazer que é ver esse time do Bota jogar. Em seu grandes momentos, produziu, ao longo da temporada, no futebol brasileiro e na América do Sul os melhores momentos de futebol que vimos em 2024. Não estou dizendo que vai ganhar a final da Libertadores, que necessariamente vai se impor ao Atlético-MG, que tem individualidades respeitabilíssimas, mas o Botafogo proporcionou momentos impressionantes, especialmente em seu estádio. O Botafogo é capaz de desferir uma série de golpes que parece um pugilista, dando um golpe atrás do outro sem o adversário conseguir respirar. O Botafogo mostrou as duas versões em que consegue ser muito eficiente e tornar difícil enfrentá-lo. A forma de abrir defesa fechada e, se o adversário der passe adiante, as bola entrarem em transição, com velocidade e lucidez. É um prazer ver o Botafogo jogar, é o melhor futebol do Brasil e da América do Sul em 2024. Tem todas as credenciais para estar virtualmente classificado, vai jogar para confirmar a vaga. Se for contra o Atlético-MG, será uma final brasileira de altíssima qualidade."
Loffredo: "Cabia mais. Poderia ter sido a maior goleada de uma semifinal da Libertadores, em 1989 o Atlético Nacional venceu o Danubio por 6 a 0. A última vez que teve 5 a 0 foi o Flamengo contra o Grêmio em 2019. O Botafogo poderia ter feito até mais. Fez 5 a 0, encaminhou sua classificação, faz sua maior campanha, histórica. Com bola rolando, tudo maravilhoso. O Peñarol passou vergonha em campo e passou vergonha com seu torcedores. Os uruguaios de bem devem estar com vergonha. Todo mundo que quer fazer bom trabalho se prepara antes e prevê os acontecimentos. O Botafogo se preparou, assistiu ao Peñarol contra o Flamengo, sabia que podia fazer, botou o time para obrigar o Peñarol a marcar muito forte no primeiro tempo e soltou seu futebol na segunda parte. Teve dificuldade, porque o Peñarol é time que bate, que catimba, é uma estratégia histórica dos uruguaios. Vem para tentar minimizar a diferença técnica. Contra o Flamengo conseguiram, contra o Botafogo prenderam nos primeiros 45 minutos. Depois, abriu. Essa movimentação com Luiz Henrique e Savarino fez o Peñarol sentir. O gol do Barboza de raça também fez o adversário sentir, é uma demonstração de que o Botafogo não ia parar. Foram 25 minutos de Botafogo em cima, dentro do Peñarol, teve mais gol, golaço do Luiz Henrique de cavadinha, podia ter sido mais. Teve volume para buscar sexto gol. A classificação está encaminhada. O Peñarol mal vai fazer um, não tem futebol, só arruma confusão, como sua torcida. E o Botafogo vai fazer a festa no Uruguai, mas tem que ter cuidado. O Peñarol foi humilhado aqui no Brasil e gosta de passar vergonha. Antes fez post colocando cinco títulos de Libertadores e aí, no final, 5 a 0, um gol para cada título. É um campeão do mundo, uma grande equipe, mas nesse momento não tem menor a condição de enfrentar o Botafogo, que tem que ser cuidadoso para não perder jogadores para a final.
Rafael Marques: "O Botafogo fez uma atuação apoteótica no segundo tempo, talvez tenha sido o melhor segundo tempo da história do Botafogo em competições relevantes, numa linha de recorte de 40 anos para cá. Não vimos os times de 60 e 70 jogarem, mas é seguro dizer que o segundo tempo de ontem [quarta] entrou para a eternidade, pela maneira como o Botafogo se impôs para cima do Peñarol. Podemos dizer que o Botafogo é finalista da Libertadores pela primeira vez na história, com grandes atuações e personagens coroando esse momento. Agora já pode botar o time titular contra o Bragantino sábado, sem preocupação, e preservar os que estão pendurados no jogo de volta no Uruguai."
Conrado: "Tem um amigo que me manda muita figurinha, botafoguense, vem assim “Botafogo” e embaixo “acostume-se”. Gosto dessa frase. Esse é o Botafogo hoje, em 2024. É um time gigante, com história grandiosa, chegou para ficar na primeiríssima prateleira do futebol sul-americano. Vai ser assim em todos os campeonato que disputar, vem sendo, vai continuar. Aconteceu tragédia ano passado, abriu muitos pontos e perdeu o campeonato, mas esse ano está provando que isso ficou para trás. É campeonato atrás de campeonato chegando, jogando bem, contratando os melhores jogadores. É primeira prateleira, não só esse ano, como nos próximos anos. Sinto que tem gente que se perde na análise com relação ao que aconteceu ano passado. Aceite. Não pode empatar um jogo, falam do ano passado, que está tremendo. É outro jogo, encardido no primeiro tempo, com juiz amarrando. Passou por isso. Atropelou no segundo tempo. Já se provou em vários jogos, eliminou o Palmeiras no Allianz. Se perder uma final, é do jogo, acontece, são times grandes lutando, alguém tem que ser campeão e outro perder. O Botafogo chegou para ficar e vai disputar todos os campeonatos que for, porque chegou o investimento, ontem foi para cravar, 5 a 1 histórico. Que atuação, comandada pelo Luiz Henrique."
O que a Vitória Significa para o Botafogo
A goleada sobre o Peñarol não foi apenas uma vitória importante, mas um marco na história do clube. O Botafogo demonstrou que está vivendo um momento mágico e que tem tudo para conquistar títulos importantes nesta temporada. A equipe está jogando um futebol vistoso e eficiente, e a torcida está mais apaixonada do que nunca.
E os Próximos Passos?
Com a vantagem construída na partida de ida, o Botafogo agora pode até perder por quatro gols de diferença no jogo de volta para garantir vaga na final da Libertadores. No entanto, a equipe carioca não deve se acomodar e buscará confirmar a classificação em Montevidéu.