Glorioso é líder isolado da competição e tem jogo decisivo contra o Grêmio no fim de semana

A campanha do Botafogo é impressionante nesse Brasileirão 2023. Os 33 pontos e os 84% de aproveitamento após 13 rodadas fazem do clube a segunda melhor arrancada de um time da história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos no atual formato, ficando atrás apenas do Corinthians e seus 35 pontos na edição de 2017.

Se levarmos os dados e compararmos com as principais ligas da Europa, a situação fica ainda mais animadora. É o que fez a ESPN.com.br, elaborando um levantamento que aponta o seguinte: "desde 2017 (ano citado como base pelo recorde do Timão), apenas sete clubes do Velho Continente somaram mais pontos que o Botafogo de agora em 13 rodadas de seus respectivos campeonatos".

Aqui nesse artigo você irá ler:

|indice|

Botafogo voando no Brasileirão

Confira algumas informações e curiosidades sobre esse Botafogo nesse Brasileirão 2023.

1. Apenas 7 pontuaram mais que o Botafogo nas grandes ligas da Europa desde 2017

Veja abaixo as campanhas por ordem de pontuação após 13 rodadas, segundo levantamento feito pelo portal ESPN.

  • PSG de 2018/19 - 39 pontos - CAMPEÃO
  • Manchester City de 2017/18 - 37 pontos - CAMPEÃO
  • Juventus de 2018/19 - 37 pontos - CAMPEÃ
  • Liverpool de 2019/20 - 37 pontos - CAMPEÃO
  • PSG de 2017/18 - 35 pontos - CAMPEÃO
  • Barcelona de 2017/18 - 35 pontos - CAMPEÃO
  • Napoli de 2017/18 - 35 pontos - VICE-CAMPEÃO
  • Manchester City de 2018/19 - 35 pontos - CAMPEÃO
  • Juventus de 2019/20 - 35 pontos - CAMPEÃ
  • PSG de 2022/23 - 35 pontos - CAMPEÃO
  • Napoli de 2022/23 - 35 pontos - CAMPEÃO
  • Inter de Milão de 2019/20 - 34 pontos - 4ª COLOCADA
  • PSG de 2021/22 - 34 pontos - CAMPEÃO
  • Barcelona de 2022/23 - 34 pontos - CAMPEÃO

2. Botafogo atinge 72% de chances de ser campeão brasileiro

Após 13 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem 72,2% de chances de ser campeão, segundo sites especializados. 

  • “Chance de Gol” - probabilidade do Botafogo ser campeão é de 72,2%, ficar no G-6 e conquistar uma vaga na Libertadores são de 99,7%.
  • UFMG -  chance de ser campeão é de 57,7% e de ir para a Libertadores, 96,6%.

3. Blog destaca defesa do Botafogo

A campanha do Botafogo no Brasileirão passa também por uma defesa sólida, já que o clube tem a melhor defesa do Campeonato, com apenas sete gols sofridos em 13 jogos. O jornalista Gilmar Ferreira, do “Extra", destacou o fato.

Com um terço da competição já disputado, me chamam atenção os sete gols sofridos pelo Botafogo em treze rodadas. Não por suas peculiaridades, mas porque na maioria das vezes ser o time menos vazado foi um diferencial para o campeão. Principalmente, quando se tem também o artilheiro da campeonato. Isso mostra que a liderança dos alvinegros, com sete pontos à frente do segundo colocado, não é acaso. É coletividade, eficácia e eficiência. Em resumo: consequência de um trabalho de 15 meses, com ajustes no elenco a cada janela para novos registros.

A saída de Luís Castro não alterou o padrão do líder da Série A. Pelo contrário: o Botafogo confirmou seu jogo estruturado e seu futebol solidário. E com a vitória no clássico, e se manteve à frente com os sete pontos de vantagem sobre o Grêmio, segundo colocado. Tudo bem que o adversário era o frágil Vasco, que não consegue mostrar um entrosamento mínimo. Mas Cláudio Caçapa e Lucio Flavio foram muito bem na leitura do jogo, forçando as ações sobre o displicente lateral-direito Pumita. Aliás, no duelo entre modelos de SAFs, melhor para quem tem um projeto bem trabalhado há mais de um ano, bem dirigido por John Textor.

Comemoração mais intensa após vencer o Vasco

Segundo o ex-jogador de futebol, Fábio Luciano, durante o programa “Resenha da Rodada”, da ESPN, a comemoração do Botafogo na vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, no primeiro jogo após a saída de Luís Castro, foi muito intensa. E isso teria um motivo.

Pode ser um acaso. Tem o jogo também, clássico regional, existe rivalidade. A comemoração achei mais intensa, tem a ver com a saída do treinador. Fomos atletas, sabemos da importância dos jogadores. Parecia que após saída do Luís Castro ia perder força, não ter chance, isso mexe com brios dos atletas. Esse time é cascudo, com jogadores experientes, com histórias de conquistas.

A construção tem muito a ver com o treinador, tem um caminho absorvido pelos atletas e que deu certo. Se entrar novo treinador ou o Caçapa mesmo tentar implantar novas ideias, o próprio grupo vai falar “vamos por esse caminho aqui".

4. Botafogo tem quatro representantes em seleção da 13ª rodada do Brasileirão

Veja como ficou a Seleção do Torcedor da 13ª rodada, eleita por votação popular:

 

  • Matheus Cunha; Rafinha, Kuscevic, Victor Cuesta e Ayrton Lucas; Marlon Freitas, Pablo Maia e Arrascaeta; Alef Manga, Luis Henrique e Gabriel Barbosa. Técnico: Cláudio Caçapa.
Compartilhar no: