Estruturação da Base Alvinegra: Evolução e Mudanças

O Botafogo deu início à Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024 com uma vitória significativa sobre o Tiradentes-PI por 1 a 0, gol marcado por Kayke. Enquanto o primeiro passo em direção ao sonho do título inédito foi dado dentro de campo, fora dele, transformações significativas estão moldando a estrutura da base alvinegra.

Mudanças sob a Gestão de Tiano Gomes

Tiano Gomes, gerente de base do Glorioso, tem sido uma peça fundamental nessa evolução. Com seis anos de comando na base alvinegra, muito antes do investimento de John Textor no clube, Gomes atesta as mudanças notáveis na estrutura nos últimos dois anos. Contudo, ele aponta para 2024 como um possível divisor de águas, especialmente agora que o time profissional está mais consolidado.

Ao portal "GE", Gomes afirma: "Os planos do clube para melhorar a infraestrutura tanto do time profissional quanto da base estão em curso. A longo prazo, sabemos que um Centro de Treinamentos integrado é o ideal, mas já tivemos uma melhora considerável em 2023 e 2024 com as condições que tínhamos."

Veja também:

Infraestrutura e Desenvolvimento

A reforma dos campos do Nilton Santos, incluindo a instalação do gramado sintético na última temporada, contribuiu para estabelecer uma estrutura de treinamento adequada para as equipes jovens do clube. Desde 2023, as categorias do sub-15 ao sub-20 já se beneficiavam do campo anexo do Niltão, que possui um gramado sintético de qualidade comparável ao principal. A partir deste ano, o sub-11 em diante também realizará seus treinos no local.

Projeto "Botafogo Way" e Formação de Talentos

O desenvolvimento de jogadores na base é uma parte essencial do projeto delineado por John Textor para o futuro do clube. A formação do "Botafogo Way" começou a ser implementada pelo empresário americano em parceria com Luís Castro no início da SAF, em 2022. Atualmente, o Botafogo é o 13º clube com o maior número de atletas formados disputando o Campeonato Brasileiro da primeira divisão, com 29 jogadores da base atuando por diferentes clubes.

"Temos um clube com um potencial enorme, que enfrentou problemas financeiros, mas que valoriza seus princípios. John chega destacando a importância de cuidar e desenvolver as pessoas", ressalta Tiano.

Visão para o Futuro e Objetivos da Base

O elenco na Copinha de 2024 desperta grandes expectativas, principalmente em relação ao quarteto da geração de 2006: Rafael Lobato, Fabiano, Bernardo Valim e Kayke, autor do gol da vitória na estreia da competição. Mais do que conquistar títulos, o objetivo primordial da base é formar atletas para o futuro do futebol e, acima de tudo, para o futuro do clube. Não há conflito entre a conquista e o desenvolvimento.

"Formar bem naturalmente leva à conquista. O mais importante é participar da competição e chegar aos momentos decisivos, pois é aí que alcançamos o melhor desenvolvimento possível", conclui Gomes.

O Botafogo delineia seu caminho na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024 não apenas em busca do título, mas também na consolidação de uma estrutura que promove o desenvolvimento de talentos para os desafios futuros. Com uma base sólida e um olhar atento ao crescimento dos jovens atletas, o clube alvinegro segue em busca de um futuro promissor.

+ Quem chega? Quem sai? Acompanhe as Movimentações do Mercado da Bola Alvinegro

Botafogo Hoje

Em tempos de desinformação, o BOTAFOGO HOJE continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso contamos com uma equipe apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade sobre o Botafogo. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional do nosso portal? E melhor, não custa nada.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e ficar por dentro do nosso Glorioso.

Compartilhar no: