A convocação de Adryelson para a Seleção Brasileira não é apenas uma realização pessoal, mas também uma oportunidade que pode transformar sua carreira e valorização no mercado do futebol. Após a lesão de Nino, o zagueiro do Botafogo foi chamado por Fernando Diniz para integrar a equipe na partida contra o Uruguai, pela quarta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Essa convocação tem o potencial de impulsionar significativamente seu valor de mercado, graças ao que os especialistas chamam de "efeito vitrine."
O "efeito vitrine" no futebol, conforme explicado por Fernando Ferreira, especialista em mercado da bola da Pluri Consultoria, é um dos fatores cruciais na formação do preço de um jogador. Uma convocação para a Seleção Brasileira principal é como estar em um dos palcos mais brilhantes do esporte, especialmente em competições oficiais como as Eliminatórias da Copa.
Além dos aspectos técnicos do jogador utilizados para avaliar seu valor, existem os aspectos de mercado em si, que têm componentes fundamentais. Um deles é o efeito vitrine, que é um dos maiores elementos na formação de preço de um atleta. Ele basicamente pondera as competições que o atleta disputa, incluindo competições de seleções. O país em que ele joga, o time em que ele atua, tudo isso tem um peso relevante. Outro aspecto nesse efeito vitrine é a convocação para a Seleção.
Adryelson em sua melhor fase
Adryelson já havia se destacado anteriormente ao representar a Seleção Sub-23, o que, por si só, contribuiu para sua valorização no mercado. Segundo o especialista, a mera convocação para a categoria de base da Seleção Brasileira já tem um impacto significativo no preço do atleta, pois a visibilidade oferecida é muito maior. A possibilidade de uma transferência valiosa para o exterior e o interesse de grandes clubes estrangeiros aumentam consideravelmente. No entanto, uma convocação para a Seleção Brasileira principal é um elemento de impacto ainda mais relevante, de nível superior, e as Eliminatórias representam uma competição de grande importância.
No final de agosto, o Botafogo avaliou Adryelson em 6,5 milhões de euros para uma futura venda, com o interesse do Lyon, da França, cujo dono é John Textor, o mesmo da SAF do Botafogo. Sobre o valor de mercado de Adryelson, Fernando Ferreira afirmou que o zagueiro estava cotado em 8,5 milhões de euros na última avaliação da Pluri. No entanto, esse número deve aumentar substancialmente com a convocação para a Seleção.
Adryelson não é um garoto, mas é jovem, com um espaço importante no mercado internacional. A gente avalia ele em torno de 8,5 milhões de euros. Agora, com o efeito da Seleção Brasileira, na próxima avaliação que a gente fizer dos brasileiros, ele vai certamente ter um impacto de valorização. A idade é um fator fundamental, mas o efeito vitrine também é um dos mais importantes.
Portanto, a convocação de Adryelson para a Seleção Brasileira não apenas coroa seu talento e dedicação, mas também coloca seu nome em destaque no mercado do futebol, onde a valorização de seu passe se torna um caminho mais curto e promissor. O "efeito vitrine" não apenas ilumina seu caminho, mas também pode elevar seu valor de mercado para patamares ainda mais elevados.