Botafogo e Fluminense se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Nilton Santos, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Nas arquibancadas, a divisão não será meio a meio, algo que ocorre em clássicos cariocas desde 2017 pelo Brasileirão. Mesmo assim, a torcida do Fluminense foi na internet cobrar mais ingressos para a partida e classificaram a divisão como "medo" e "arrego" do Botafogo.
O caso, claro, gerou curiosidades e estranheza por parte de torcedores dos 4 grandes do Rio, já que situação também envolve Flamengo e Vasco. Por reciprocidade, desde 2017, os clássicos de Fluminense e Flamengo contra Vasco e Botafogo passaram a ser disputados com carga menor para os visitantes (10%), e segue assim até hoje. Fluminense e Flamengo mandam os clássicos no Maracanã com divisão 90/10 e quando Vasco e Botafogo mandam seus jogos, em São Januário e Nilton Santos, respectivamente, tricolores e rubro-negros que ficam apenas com 10%.
Por exemplo, Flamengo x Botafogo se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro em 2023 e o rubro-negro foi mandante, no Maracanã. A torcida do Glorioso teve apenas 10% da quantidade de ingressos (foi até menos que isso como foi divulgado no borderô). No jogo do segundo turno, no Estádio Nilton Santos, os flamenguistas também ficarão com 10% dos ingressos.
Só para lembrar: no Brasileirão 2022, último jogo entre Fluminense x Botafogo na competição, teve mando tricolor com 10% dos botafoguenses na arquibancada do Maracanã. Os ingressos esgotaram para a torcida do Glorioso, que deu show e virou notícia na ocasião.
Torcida do Fluminense reclama de 10%; mas qual seria o motivo?
O clássico carioca entre Fluminense e Vasco, no último dia 6 de maio, no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, teve mando do time das Laranjeiras, com 90% dos ingressos para torcida do Fluminense e 10% para os vascaínos. Ou seja, os próprios tricolores sabem como funciona a divisão. Por que Botafogo x Fluminense seria diferente?
O Globo do dia 6 de maio trouxe uma reportagem sobre a divisão das torcidas cariocas no Campeonato Brasileiro, relembrando que isso ocorre por decisões políticas. Desde 2016, o então presidente do Vasco, Eurico Miranda, brigou para que São Januário voltasse a ser utilizado em clássicos, fato que voltou a ocorrer em 2017, contra Fluminense e Flamengo indo visitar o estádio cruz-maltino. Como o local não comporta divisão 50/50, a determinação foi de que os visitantes tivessem acesso a 10% da carga de ingresso, a mesma recebida por clubes de fora do Estado do Rio de Janeiro.
E assim ficou estabelecido desde então. Todo clássico carioca no Campeonato Brasileiro tem o mandante com direito a 90% da carga do ingresso e o visitante 10%.
E por que no Estadual é 50/50?
O que pode ter ocorrido é uma confusão na cabeça da torcida do Fluminense, já que durante o Estadual no Maracanã se viu uma divisão de 50/50 das torcidas. Botafogo x Fluminense este ano foi assim, por exemplo.
O fato ocorre porque a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) tem uma regra em seu regulamento que ordena que clássicos no Rio de Janeiro sejam 50/50. É diferente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que deixa a decisão a critério dos mandantes. Confira o que diz trecho do regulamento de competições do Campeonato Carioca.
Os clássicos do campeonato deverão ser realizados em estádios indicados pelo mandante e de acordo com critérios a serem definidos em reunião própria cuja ata fará parte deste regulamento, com torcida dividida (50% para cada clube), salvo acordo entre as partes ou impedimento legal, neste último caso.
Fla x Flu 50/50
Uma outra confusão que pode ter ocorrido com a torcida do Fluminense é a divisão nos jogos Fla x Flu. Como ambos são parceiros na gestão do Maracanã, há um acordo entre os clubes que decidiram que não seguiriam a divisão de 90/10 em clássicos entre eles. Como, segundo os dois clubes, o Maracanã precisa gerar renda de, no mínimo, R$ 1,5 milhão para o clube mandante não sair no prejuízo e ambos utilizam o estádio para jogares, então um acordo de reciprocidade entre eles foi selado.
O que muda é apenas a logística, que fica de responsabilidade do time mandante. Por exemplo, benefícios na compra de ingressos para sócios.
Aliás, a torcida do Fluminense reclamou também do beneficio da torcida do Botafogo ter prioridade na compra de ingressos para o clássico do próximo sábado, com os ingressos para o público geral abrindo na próxima quarta. Essa questão não cabe nem explicar o motivo, pois a explicação do artigo em só já responde essa lógica.
Ingressos à venda para Botafogo x Fluminense
Pelos motivos óbvios e explicados acima, a torcida do Fluminense terá direito à 10% dos ingressos no Estádio Nilton Santos. O Glorioso divulgou a primeira parcial dos ingressos para o clássico carioca, válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro 2023. Cerca de 10 mil sócios-torcedores do Glorioso já marcaram presença no clássico da sétima rodada.
Quem é sócio Camisa 7 possui vantagens e descontos especiais na aquisição de acessos. Vale lembrar que sócios do plano Glorioso já podem realizar seu check-in através do site ingresse.
Clique aqui confira mais informações de Ingressos Botafogo x Fluminense.