Botafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Torcida do Fluminense reclama de 10% em clássico? Mas qual seria o motivo?

Confronto no segundo turno será no Maracanã, com botafoguenses tendo apenas 10% da carga de ingressos disponíveis

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:16/05/2023
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Torcida do Fluminense reclama de 10% em clássico? Mas qual seria o motivo?

Botafogo e Fluminense se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Nilton Santos, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Nas arquibancadas, a divisão não será meio a meio, algo que ocorre em clássicos cariocas desde 2017 pelo Brasileirão. Mesmo assim, a torcida do Fluminense foi na internet cobrar mais ingressos para a partida e classificaram a divisão como "medo" e "arrego" do Botafogo.

O caso, claro, gerou curiosidades e estranheza por parte de torcedores dos 4 grandes do Rio, já que situação também envolve Flamengo e Vasco. Por reciprocidade, desde 2017, os clássicos de Fluminense e Flamengo contra Vasco e Botafogo passaram a ser disputados com carga menor para os visitantes (10%), e segue assim até hoje. Fluminense e Flamengo mandam os clássicos no Maracanã com divisão 90/10 e quando Vasco e Botafogo mandam seus jogos, em São Januário e Nilton Santos, respectivamente, tricolores e rubro-negros que ficam apenas com 10%.

Por exemplo, Flamengo x Botafogo se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro em 2023 e o rubro-negro foi mandante, no Maracanã. A torcida do Glorioso teve apenas 10% da quantidade de ingressos (foi até menos que isso como foi divulgado no borderô). No jogo do segundo turno, no Estádio Nilton Santos, os flamenguistas também ficarão com 10% dos ingressos.

Só para lembrar: no Brasileirão 2022, último jogo entre Fluminense x Botafogo na competição, teve mando tricolor com 10% dos botafoguenses na arquibancada do Maracanã. Os ingressos esgotaram para a torcida do Glorioso, que deu show e virou notícia na ocasião.

Torcida do Fluminense reclama de 10%; mas qual seria o motivo?

O clássico carioca entre Fluminense e Vasco, no último dia 6 de maio, no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, teve mando do time das Laranjeiras, com 90% dos ingressos para torcida do Fluminense e 10% para os vascaínos. Ou seja, os próprios tricolores sabem como funciona a divisão. Por que Botafogo x Fluminense seria diferente?

O Globo do dia 6 de maio trouxe uma reportagem sobre a divisão das torcidas cariocas no Campeonato Brasileiro, relembrando que isso ocorre por decisões políticas. Desde 2016, o então presidente do Vasco, Eurico Miranda, brigou para que São Januário voltasse a ser utilizado em clássicos, fato que voltou a ocorrer em 2017, contra Fluminense e Flamengo indo visitar o estádio cruz-maltino. Como o local não comporta divisão 50/50, a determinação foi de que os visitantes tivessem acesso a 10% da carga de ingresso, a mesma recebida por clubes de fora do Estado do Rio de Janeiro.

E assim ficou estabelecido desde então. Todo clássico carioca no Campeonato Brasileiro tem o mandante com direito a 90% da carga do ingresso e o visitante 10%.

E por que no Estadual é 50/50?

O que pode ter ocorrido é uma confusão na cabeça da torcida do Fluminense, já que durante o Estadual no Maracanã se viu uma divisão de 50/50 das torcidas. Botafogo x Fluminense este ano foi assim, por exemplo.

O fato ocorre porque a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) tem uma regra em seu regulamento que ordena que clássicos no Rio de Janeiro sejam 50/50. É diferente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que deixa a decisão a critério dos mandantes. Confira o que diz trecho do regulamento de competições do Campeonato Carioca.

Os clássicos do campeonato deverão ser realizados em estádios indicados pelo mandante e de acordo com critérios a serem definidos em reunião própria cuja ata fará parte deste regulamento, com torcida dividida (50% para cada clube), salvo acordo entre as partes ou impedimento legal, neste último caso.

Fla x Flu 50/50

Uma outra confusão que pode ter ocorrido com a torcida do Fluminense é a divisão nos jogos Fla x Flu. Como ambos são parceiros na gestão do Maracanã, há um acordo entre os clubes que decidiram que não seguiriam a divisão de 90/10 em clássicos entre eles. Como, segundo os dois clubes, o Maracanã precisa gerar renda de, no mínimo, R$ 1,5 milhão para o clube mandante não sair no prejuízo e ambos utilizam o estádio para jogares, então um acordo de reciprocidade entre eles foi selado.

O que muda é apenas a logística, que fica de responsabilidade do time mandante. Por exemplo, benefícios na compra de ingressos para sócios.

Aliás, a torcida do Fluminense reclamou também do beneficio da torcida do Botafogo ter prioridade na compra de ingressos para o clássico do próximo sábado, com os ingressos para o público geral abrindo na próxima quarta. Essa questão não cabe nem explicar o motivo, pois a explicação do artigo em só já responde essa lógica.

Ingressos à venda para Botafogo x Fluminense

Pelos motivos óbvios e explicados acima, a torcida do Fluminense terá direito à 10% dos ingressos no Estádio Nilton Santos. O Glorioso divulgou a primeira parcial dos ingressos para o clássico carioca, válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro 2023. Cerca de 10 mil sócios-torcedores do Glorioso já marcaram presença no clássico da sétima rodada.

Quem é sócio Camisa 7 possui vantagens e descontos especiais na aquisição de acessos. Vale lembrar que sócios do plano Glorioso já podem realizar seu check-in através do site ingresse

Clique aqui confira mais informações de Ingressos Botafogo x Fluminense.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo