
Em 2023, Tiquinho Soares tem sido um dos destaques do Botafogo. O artilheiro é peça fundamental no esquema de Luís Castro no Botafogo e com toda certeza está no grupo estrelado de atacantes que disputam o Brasileirão 2023.
O Camisa 9 é artilheiro do Campeonato Brasileiro com cinco gols e foi novamente destaque na vitória do Botafogo por 3 a 0 sobre o Corinthians, no Estádio Nilton Santos. A atuação do craque rendeu elogios do técnico Luís Castro na entrevista coletiva.
Tiquinho Soares na sua melhor fase
Tiquinho Soares tem 32 anos e está vivendo uma de suas temporadas mais artilheiras da carreira. Com os dois gols na vitória do Botafogo por 3 a 0 sobre o Corinthians, o camisa 9 soma cinco em 5 jogos na Série A, tendo um a mais do que Raphael Veiga, do Palmeiras.
Em 2023, já são 14 bolas na rede em apenas 21 atuações, alcançando assim a sua terceira maior marca de gols em uma mesma temporada. Lembrando que ainda temos metade do ano pela frente. Ele já igualou 2015/2016, pelo Nacional, de Portugal, e 2021/2022, pelo Olympiacos, da Grécia.
Veja abaixo as temporadas mais artilheiras de Tiquinho:
- 1º - 2018/2019 - Porto - 22 gols em 41 jogos
- 2º - 2019/2020 - Porto - 19 gols em 48 jogos
- 3º - 2023 - Botafogo - 14 gols em 21 jogos*
- 2015/2016 - Nacional - 14 gols em 35 jogos
- 2021/2022 - Olympiacos - 14 gols em 47 jogos
* temporada em andamento
Elogio de Luis Castro e Túlio Maravilha
Veja o que o treinador do Botafogo disse sobre o atacante do Botafogo, em entrevista coletiva após vitória contra o Corinthians:
Conheço o Tiquinho há muitos anos, do Vitória de Guimarães, do Porto. Sempre foi a pessoa que demonstra ser aqui. É um ser humano muito bom, um jogador de grupo e que percebe que só o trabalho pode levar a conquistas. Um exemplo para todos, a nível de valores humanos. E a nível de jogar, é um finalizador e que faz o que mais gosto em um posição 9, que é pivotear no último terço de campo e jogar na total da largura do campo. E faz as tarefas defensivas com rigor. Jogador de equipe, de grupo, de treino, excelente profissional. É como todos os outros jogadores do Botafogo. Não tem ninguém que fique aquém.
Outro que elogiou bastante o atacante do Botafogo foi Túlio Maravilha, ídolo do clube:
Ele é um 9 que os torcedores estavam esperando, um artilheiro, um jogador que faz muito bem o pivô, tem presença de área, tem porte físico, aguenta a marcação dos zagueiros. O Tiquinho está representando muito bem o ataque do Botafogo.
Agora, ele precisa ser municiado. O atacante vive de garçons, assistências. Se a bola não chegar, ele não vai fazer milagre. Então, vai depender muito dos companheiros para que ele possa, quem sabe, ser o artilheiro do campeonato.















