Tiquinho Soares, o atacante do Botafogo, tem sido uma das figuras mais proeminentes na temporada do futebol brasileiro. Com 16 gols, ele divide a liderança na artilharia do Brasileirão com Paulinho do Atlético Mineiro. No entanto, a trajetória do jogador tem sido marcada por momentos de destaque e desafios, especialmente quando se trata das cobranças de pênaltis.
Na quarta-feira, no estádio Nilton Santos, Tiquinho Soares teve a oportunidade de marcar o quarto gol do Botafogo contra o Palmeiras, um gol que poderia ter praticamente selado a vitória de sua equipe. Entretanto, a cobrança de pênalti resultou em uma defesa do goleiro adversário, e a reviravolta no jogo acabou com o Botafogo perdendo a partida.
Tiquinho, ao longo de sua carreira, cobrou 24 pênaltis, acertando 17 e perdendo seis. O atacante nunca foi o batedor oficial nas equipes em que atuou, mas no Botafogo ele se tornou o cobrador oficial de pênaltis. O atacante já bateu dez penalidades pelo clube alvinegro, com um aproveitamento de 70%. Antes de chegar ao Botafogo, Tiquinho cobrou 14 pênaltis e marcou 11 vezes, alcançando um aproveitamento de 78,5%.
O estádio Nilton Santos tem sido palco de desafios para Tiquinho nas cobranças de pênaltis. Das três penalidades perdidas pelo jogador pelo Botafogo, todas ocorreram em casa. Além do jogo contra o Palmeiras, ele também desperdiçou cobranças na disputa por pênaltis das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Athletico e na 10ª rodada do Brasileirão contra o Fortaleza, com a última sendo convertida no rebote.
Tiquinho Soares e seu aproveitamento de pênaltis no Nilton Santos
Curiosamente, o estádio Nilton Santos é onde Tiquinho tem seu pior aproveitamento em cobranças de pênaltis, com apenas 50%. Ele marcou três vezes em seis cobranças, contra Guaraní e César Vallejo, na Copa Sul-Americana, e diante do Corinthians, no Brasileirão.
No entanto, fora de casa, Tiquinho tem demonstrado 100% de eficácia nas cobranças de pênaltis com a camisa do Botafogo. Ele converteu todas as quatro cobranças, marcando contra São Paulo, Flamengo, Goiás e Cuiabá no Brasileirão.
Apesar dos altos e baixos nas cobranças de pênaltis, Tiquinho Soares se tornou o cobrador oficial de pênaltis no Botafogo e tem números impressionantes, com um aproveitamento de 70%. No entanto, as duas cobranças mais decisivas perdidas no ano têm deixado a torcida alvinegra frustrada com o centroavante.
Tiquinho é o artilheiro do Brasileirão, mas as duas penalidades perdidas em momentos cruciais, incluindo a derrota para o Palmeiras, deixaram um gosto amargo na temporada. Além de seus gols, ele também contribuiu com 10 assistências na Série A.