Botafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

STJD absolve Adryelson, suspende Carli e Patrick de Paula recebe advertência

Decisões da 5ª Comissão Disciplinar repercutem no cenário do futebol nacional

Data Publicação:01/12/2023
Compartilhar no:

STJD absolve Adryelson, suspende Carli e Patrick de Paula recebe advertência

Na última sexta-feira, a 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) tomou decisões que reverberaram na atmosfera do futebol brasileiro. Entre as decisões proferidas, a absolvição do zagueiro Adryelson gerou discussões e críticas à atuação do VAR na partida contra o Palmeiras, disputada em 1º de novembro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

John Textor recebe suspensão de 35 dias após declarações polêmicas no embate Botafogo x Palmeiras

Veja decisões do STJD

Por unanimidade, os auditores do STJD optaram por absolver Adryelson, contestando a recomendação de expulsão feita pelo VAR ao árbitro Braulio da Silva Machado, que sequer havia aplicado um cartão amarelo ao jogador. O zagueiro havia sido denunciado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos desleais ou hostis em campo.

Enquanto Adryelson recebeu luz verde para continuar atuando pelo Botafogo, outro personagem desse embate, o então auxiliar-técnico e hoje coordenador de futebol do clube, Joel Carli, enfrentou as consequências de suas ações pós-partida. Carli foi suspenso por dois jogos devido a reclamações direcionadas à arbitragem após o confronto com o Palmeiras, sendo denunciado nos artigos 243-F (ofensa à honra), 258 (conduta contrária à ética e à disciplina) e 258-B (invasão de campo).

Entretanto, a Comissão optou por desclassificar duas das acusações, mantendo a penalização apenas no artigo 258 do CBJD. As palavras proferidas por Carli, registradas na súmula por Braulio da Silva Machado, foram descritas como ofensivas: "Tu não deveria ter expulsado o nosso jogador, e tinha que expulsar o deles. Você roubou a gente, isso foi um roubo".

Além de Carli, o volante Patrick de Paula, mesmo estando machucado, foi denunciado por invasão de campo. A pena atribuída a ele foi de um jogo convertido em advertência, permitindo sua atuação assim que estiver recuperado. Já André Mazzuco, diretor de futebol do Botafogo, foi absolvido no artigo 243-F (ofensa à honra).

As decisões não se limitaram aos membros diretamente envolvidos na partida. Vinicius Assumpção, vice-presidente geral do clube, que já estava cumprindo suspensão preventiva de 30 dias por infração ao artigo 243-F (ofensa à honra), recebeu um acréscimo de 15 dias de gancho e multa de R$ 10 mil. O Botafogo, por sua vez, foi multado em R$ 5 mil devido ao arremesso de copos plásticos pela torcida no gramado.

autor

Por Thiago Guedes

Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo