O Botafogo divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (17/7) repudiando a atitude de alguns indivíduos que penduraram bonecos da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em uma passarela da estação de trem localizada em frente à entrada do setor visitante (Sul) do Estádio Nilton Santos. O incidente ocorreu poucas horas antes do confronto entre Botafogo e Palmeiras pelo Brasileirão-2024.
Ação Rápida e Decisiva
Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a diretoria do Botafogo agiu prontamente, acionando a polícia e exigindo que os responsáveis sejam identificados e punidos. Os bonecos foram rapidamente retirados pelos policiais, mas a mancha do ato de violência já havia sido deixada.
A Nota Oficial do Botafogo
O Botafogo repudia veementemente as ameaças e atos criminosos manifestados contra a Presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Tão logo tomou conhecimento, a Diretoria solicitou ao policiamento que agisse imediatamente.
O Clube tem como pilar fundamental de suas relações o respeito por seus adversários e entende que o futebol não pode aceitar ou dar espaço para qualquer tipo de violência. Que os responsáveis sejam identificados e punidos pelas autoridades.
O Estádio Nilton Santos é um símbolo marcado pela promoção do esporte, do espetáculo e que preza pela harmonia entre os torcedores, motivo pelo qual o Botafogo reafirma a sua indignação com o episódio.
John Textor e a Mensagem de Amor
John Textor, empresário norte-americano e acionista majoritário do Botafogo, também se manifestou contra o ato. Em uma declaração emocionante após a vitória do Botafogo sobre o Palmeiras por 1 a 0, Textor destacou que o clube é construído sobre valores de amor e respeito, não de ódio.
– Bom, eu fiz parte do pronunciamento oficial do clube, então dissemos o que precisávamos dizer lá. Mas uma pequena garota, no estádio, me deu um pequeno bracelete com a palavra “amor”. Isso é importante, nós sempre dizemos que os campeonatos são feitos de amor, não de ódio. E o que isso representou hoje era ódio – afirmou John Textor na zona mista.
– Isso não é Botafogo. Isso não nos ajuda a vencer, isso não ajuda o time, então eu me desculpo a Leila e ao Ednaldo por isso. Tudo é sobre amor, e essa é a mensagem – completou Textor.