Botafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Opinião: Desabafo de Luis Castro é justíssimo e nos faz refletir sobre busca desenfreada por likes

Treinador deixou a coletiva irritado após assunto "Lixo" ser colocado novamente em pauta

Data Publicação:12/05/2023
Compartilhar no:

Opinião: Desabafo de Luis Castro é justíssimo e nos faz refletir sobre busca desenfreada por likes

Luis Castro chegou na sala de imprensa do Estádio Nilton Santos para sua coletiva, após belíssima vitória do Botafogo sobre o Corinthians por 3 a 0. Na primeira pergunta, feita pelo jornalista do Grupo Globo, o profissional quis saber o que explicava esse início de Brasileirão tão impactante do Glorioso e qual o motivo do time ter atingido só agora esse grande nível de futebol. O português explicou:

Podemos justificar com várias respostas. Acho que a maior de todas é o trabalho, a dedicação, a ambição dos jogadores e o rigor que eles colocam em cada momento do jogo, a forma como entendem o jogo, a estratégia e as variantes dos sistemas, no momento ofensivo e no momento defensivo. Muitos deles chegaram aqui sem jogar nas suas equipe, viram como oportunidade de voltar a ser o que foram e ter o destaque que merecem ter. Se olhar, Perri, Cuesta, Marçal, Marlon, Tchê Tchê, Lucas Fernandes, Júnior Santos, Luis Henrique não jogavam em suas equipes, entre outros. Aqui viram como oportunidade. Hoje é fácil falar que o elenco é muito bom. Mas não jogavam. Toda alma que ganharam foi porque perceberam que são necessários mecanismos interiores, como coragem, ambição e trabalho no dia a dia.

Seguindo com a resposta, Castro tocou no assunto que rendeu muita polêmica semanas atrás, quando um jornalista torcedor chamou o Botafogo de "Lixo" ao justificar derrota do São Paulo para o Glorioso:

Nós já tínhamos dado sinais, na época passada, que éramos um time a ter em conta ao longo dos campeonatos. Mas o ser humano esquece muito rápido. Por conta de um Estadual, que nem fizemos pré-temporada, nos jogaram no lixo. Mexeram com a dignidade das pessoas, que se sentiram muito agredidos. Tentaram dizer que éramos lixo, últimos dos seres humanos… Esse momento diz que o tempo é precioso, muito mais precioso do que as palavras, e se encarrega de colocar as coisas no lugar. Não é preciso dizer nada. Vamos continuar o trabalho, ser humildes e fazer a obrigação do treinador, de fazer torcida, time e administração felizes.

Pois bem! O Botafogo já havia dado uma resposta sobre o assunto (clique aqui para relembrar a nota do clube), mas Castro aproveitou o gancho da pergunta para por ponto final no assunto e defender a Instituição, seu trabalho e seus atletas. Foi uma resposta em tom do desabafo do treinador, que se sentiu bastante ofendido (com razão) com tais ofensas vindo de profissionais formadores de opiniões.

Luis Castro se irrita com pergunta repetida e sai irritado

A coletiva seguiu com perguntas sobre pressão no cargo, Tiquinho Soares, objetivos do Glorioso na competição, carinho da torcida, preparação para viagens no mês e diversos temas relevantes. Luis Castro seguiu a entrevista bem solícito feliz, talvez pelo grande momento que vive e após mais uma grande atuação da sua equipe. Porém, uma pergunta o irritou e o fez encerrar a coletiva. E justamente uma que ele já havia respondido bem irritado.

O senhor já falou sobre terem chamado o Botafogo de lixo recentemente e o Botafogo vem mostrando que não é

Foi a pergunta direcionada à Castro feita por um canal do Youtube, que o treinador fez questão de cortar, irritado:

NUNCA FOI LIXO O BOTAFOGO E NEM NUNCA SERÁ! RESPEITO!

Ao seguir com a pergunta, o youtuber teve a oportunidade de refazê-la e desfazer a situação criada. Mas não, seguiu com o tema que Castro já havia esclarecido, pediu para que o treinador comentasse sobre o tema "lixo" e questionou qual recado o clube tem para dar sobre a situação atual.

 

Luís Castro explodiu! Muito porque a pergunta teve o mesmo propósito de outras anteriores: "o que fez um time lixo líder com 100%". Ele já tinha respondido, mas continuaram perguntando a mesma coisa. "RESPEITO!" pediu Castro, que completou antes de encerrar irritado a coletiva:

O recado é que não há recado nenhum. O Botafogo é uma Instituição de prestígio!

Precisamos ter responsabilidade com temas delicados

Muitas vezes, por preguiça ou até mesmo em busca de engajamento, muitas pessoas não se aprofundam em temas realmente relevantes. O próprio Luis Castro minutos atrás havia respondido sobre o tema "lixo' em tom de desabafo e insatisfação.

A dinâmica das redes sociais faz com que muitos busquem polêmicas pra gerar mais visibilidade, mesmo que isso atinja a ética e do respeito ao ser humano. Por muitas vezes, nós botafoguenses, criticamos os veículos de imprensa tradicionais (rádios, TVs...) por gerarem debates através de manchetes e polêmicas, mas não percebemos que em diversos casos a própria mídia independente do clube (youtubers, blogueiros, jornalistas torcedores com canais) acabam fazendo isso como ninguém. É preciso uma autocrítica (e aí eu me incluo também).

É necessário que tenhamos responsabilidade, sensibilidade nos temas levantados e cuidado com as palavras. A mídia independente tem a paixão pelo Botafogo como marca e muitas das vezes é bem parcial, porque é justamente para isso que ela tá aí. Mas nem tudo pode ser em busca de likes!

Cedo, Pedrinho, do SporTV, também falou sobre como os jogadores, treinadores e dirigentes são criticados pelos programas de televisão e as plataformas digitais. Ele pediu "responsabilidade" para as pessoas que tem essa visibilidade.

O tema "lixo" irritou Luis Castro, que já havia respondido sobre isso na PRIMEIRA PERGUNTA. Ele se irritou, desabafou e encerrou o assunto. Pronto! Para que voltar no tema? Vira uma perseguição e parece que muitas das vezes a intenção é gerar 'recorte' para redes sociais e viralizar, buscar polêmicas por cliques, criar frase de efeito pra postar depois. Somos torcedores fazendo perguntas e muitas das vezes ultrapassamos uma linha que é desnecessária. E sim, isso vale para todos nós! Há tantas perguntas boas a serem feitas ao Luis Castro...

Por fim, a explosão do treinador, que encerrou a coletiva irritado, é bem justificável. E que fique de lição para as próximas!

autor

Por Thiago Guedes

Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo