Uma matéria do O Globo feita pelos jornalistas Rafael Soares e Tatiana Furtado movimentou as redes sociais. Nela, Bruno Lopez, acusado como chefe do esquema de manipulação de jogos do Brasileiro e foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás, afirma que tinha contato com o oito jogadores do Botafogo para fazerem parte da fraude e que os "mlks tão doidos" e "vão arrumar vários aqui já pra semana que vem".
Lopez é um dos 16 réus da investigação do Ministério Público de Goiás que denunciou, até o momento, sete jogadores.
Por que citar o Botafogo e jogadores que não são nem investigados?
A troca de mensagens envolvendo BL, apelido do acusado, mostra ele dizendo que tinha contados com jogadores do Botafogo. O print foi feito no dia 10 de setembro de 2022, dia em que o meio-campo Nathan, então no Fluminense, havia fechado acordo para levar um cartão amarelo no jogo contra o Fortaleza. Ele acabou ficando no banco de reservas.
Alguns pontos precisam ser discutidos nessa matéria. Claro, o papel de nós jornalistas é irmos atrás dos fatos e apurarmos. De fato há o print do acusado revelando contatos com atletas do Botafogo, mas a gente precisa analisar a gravidade da situação.
Primeiro que há uma investigação em andamento e citar nome ou clubes de jogadores fora do processo acaba gerando uma verdadeira "Caça às bruxas", ainda mais no atual momento que vivemos nas redes sociais. Vale lembrar que uma fake news rolou momentos antes envolvendo o nome do jornalista Marcelo Barreto, que supostamente teria afirmado que 120 atletas já foram identificados e que o Brasileirão poderia parar.
A repercussão da notícia de nomes de jogadores do Botafogo citado foi tanta que Thales Machado, editor-chefe de Esportes do O Globo, precisou usar suas redes para desmentir boatos e reforçar que, no momento, não há jogador do Botafogo citado ou investigado no esquema.
Importante: não há jogador do Botafogo denunciado e nem sequer citado nominalmente no processo (ao menos na parte já apurada pela nossa equipe). Existe a informação do "grupo" dada pelo chefe do esquema. Jogadores de diversos outros clubes são citados e participam do esquema (+), https://t.co/V8zXKLMcC8
— Thales Machado (@thalescmachado) May 10, 2023
Thales ainda reforma que o jornal irá publicar uma lista de novos nomes que, no mínimo, aparecem negociando manipulações com os envolvidos. O Globo teve acesso ao processo e prometeu publicar mais sobre o caso.
Mostrar um print de um acusado pode dar margem à interpretações, o que em um caso tão grave como este deveria ser usado com mais cautela. Quer ver como uma matéria como esta pode gerar um dano muito maior do que a realidade? Veja abaixo:
É rapa vao seguir o lider kkkkkkkkkkkkkkkkk, BOTAFOGO SA Jon Textor https://t.co/e9xer6mK7B
— Norms (@normandobraga) May 10, 2023
É completamente irresponsável dizer que um investigado falou que tem contato com 8 atletas de um determinado clube. Isso dá margens para essa avalanche que estamos vendo nas redes sociais. Deveria ser divulgado nome de jogador que esteja DENTRO DO PROCESSO feito pelo Ministério Público de Goiás. Ficar nesse festival de especulação acaba impactando no grupo dos clubes e gerando especulações desnecessárias em um caso tão grave como este.
Importante lembrar MAIS UMA VEZ que diversos jogadores já foram citados nas investigações do Ministério Público de Goiás, mas não há nenhum do Botafogo investigado até o momento. Não existe jogadores do clube citados em processos e nem investigados.