Nesta quarta-feira (19/2), o Botafogo se aproximou da contratação do atacante Elias Manoel, que vem do Real Salt Lake, da MLS. O jogador de 23 anos chega em um contrato válido por três temporadas, ou seja, até o final de 2027. A informação foi divulgada pelo jornalista Jeremias Wernek, do "SBT".
Elias Manoel foi revelado nas categorias de base do Grêmio e, após passagem pelo New York Red Bulls, foi transferido para o Real Salt Lake, onde não teve boa adaptação. O Botafogo viu nele uma oportunidade de mercado, com o objetivo de fortalecer o elenco para a temporada 2025.
A Trajetória de Elias Manoel
Elias Manoel, apesar de ser centroavante de origem, tem versatilidade e pode jogar nas duas pontas. Em 2024, no New York Red Bulls, o jogador fez 9 gols e deu 1 assistência em 40 partidas. Essa performance chamou a atenção do Botafogo, que, mesmo com o valor relativamente baixo da negociação – US$ 1 milhão (aproximadamente R$ 5,7 milhões) – acreditou que poderia ser um bom reforço para o time.
Em sua passagem pela MLS, Elias foi envolvido em um imbróglio ao ser trocado pelo New York Red Bulls para o Real Salt Lake sem ser avisado. O jogador demonstrou não querer ficar no novo clube, o que fez o Botafogo enxergar a situação como uma chance de adquirir um bom jogador por um valor acessível.
O Que Esperar de Elias Manoel no Botafogo
Com a chegada de Elias Manoel, o Botafogo agora tem um atacante jovem e com boa experiência internacional. Mesmo sendo um jogador de apenas 23 anos, Elias já tem vivência no futebol dos Estados Unidos e será uma peça importante na ofensiva do time alvinegro. O fato de ser um atacante versátil pode ser uma vantagem, pois ele pode se adaptar às necessidades do técnico, seja como centroavante ou jogando pelas pontas.
Além disso, o Botafogo está em um momento de reformulação, e Elias será o nono reforço para a temporada 2025. O clube já contratou outros jogadores de peso, como Artur, Wendel (que chega em junho), Léo Linck, David Ricardo, Rwan Cruz, Jair, Nathan Fernandes e Santiago Rodríguez.