Com um dos piores gramados do Brasil, o Maracanã vai parar para “recuperação” logo após o dia 26 de agosto. O fechamento será por tempo indeterminado e Flamengo e Fluminense (até mesmo o Vasco) ficaram sem a opção de atuar no estádio do Governo do Estado.
Com fechamento do Maraca, o Nilton Santos virou uma opção para os demais clubes e a chance do Glorioso lucrar com aluguel. Vale lembrar que estádio é o único que tem gramado sintético no Rio e esse motivo já "afastou" o Vasco de atuar no local, como afirmou o CEO do time de São Januário, Lúcio Barbosa.
O gramado do Nilton Santos, indiscutivelmente, é um dos melhores do Brasil. O Botafogo está de parabéns. Mas ele é sintético. Se a gente for jogar lá, é como se a gente fosse visitante porque não estamos acostumados a jogar lá. Mas temos essa possibilidade (...) Tenho conversado com Thairo (Arruda), CEO do Botafogo, lá fora temos relacionamento com John (Textor)... preferimos jogar em São Januário por causa do nosso gramado, uma grama natural, os jogadores estão acostumados, e é a nossa casa.
Leia abaixo a nota do Complexo Maracanã sobre fechamento do Estádio
Parada Técnica no Maracanã:
O Complexo Maracanã informa que o estádio sofrerá uma parada técnica nos próximos dias para a recuperação do gramado. Até o momento, 55 jogos foram realizados, o que faz do Maracanã o estádio mais utilizado do país, seguido de longe pelo Independência, com 15 jogos a menos. Como é de conhecimento de todos, os estádios europeus recebem, em média, 30 jogos por temporada. Considerando-se que nessa época do ano, no Brasil, fatores climáticos como a menor incidência de luz e temperaturas mais baixas interferem na estrutura geral do campo de jogo, mesmo assim o estádio foi utilizado duas vezes neste último fim de semana, com um intervalo de menos de 15 horas entre as duas partidas realizadas. Uma delas, o confronto Vasco x Atlético Mineiro, no último domingo (20/08), após decisão judicial.
Diante disso, tendo em vista que os danos causados não podem ser recuperados sem uma paralisação, após o dia 26/08/2023 promoveremos a interrupção das atividades do estádio para viabilizar a plena recuperação do gramado. O período em que o Maracanã ficará sem atividades será informado em breve, após a realização das duas próximas partidas já agendadas, quando serão feitas as verificações e avaliações necessárias para a elaboração do planejamento das etapas de trabalho.
Comentarista dá solução para o Maracanã: "Grama artificial, como foi colocada no Nilton Santos"
Com as péssimas condições no gramado do Maracanã, o comentarista Rodrigo Coutinho deu uma solução para resolver o problema do estádio:
Você sabe qual a solução no Maracanã? Me dói falar isso, mas é a grama artificial. É a única solução, como foi colocada no Estádio Nilton Santos, por exemplo.
Botafogo está ‘aberto a conversar com clubes parceiros’ pelo Nilton Santos
Segundo “O Globo”, o Botafogo preferiu não se manifestar de forma oficial, mas está “aberto a conversar com todos os clubes que forem parceiros do Botafogo fora de campo”. Vale lembrar que Flamengo e Fluminense são os administradores do Maracanã e ficarão sem o estádio para jogar no início de setembro.
O Fluminense deve jogar contra o Fortaleza, no dia 3 de setembro, no Raulino de Oliveira. O Flamengo levou um não do Corinthians pela Neo Quimica Arena e acabou escolhendo Cariacica para jogar contra o Athletico. Já o Vasco, que não poder jogar em São Januário com torcida, tem dúvidas sobre atuar no gramado sintético do Nilton Santos.
Especialista avalia gramado do Nilton Santos
Lucas Montez, gerente geral da Total Grass, empresa responsável pela reforma no Estádio Nilton Santos, falou sobre a diferença do gramado da Ligga Arena (Arena da Baixada, do Athletico-PR) e do Allianz Parque (Palmeiras) para o gramado do estádio do Botafogo.
Hoje, no Brasil, você tem três estádios para prática profissional em gramado sintético. Algumas empresas no Brasil correspondem e representam fábricas mundiais que são homologadas pela Fifa. Cada uma trabalha de um jeito e, nos três estádios do Brasil, hoje, são três empresas distintas, então há uma variação, tanto em tipos de sistema como em materiais. Consideramos que o Botafogo, hoje, tem a melhor tecnologia no mundo para a finalidade. Se colocarmos todos os itens que existem para esse sistema funcionar, vamos desde a drenagem à irrigação. A soma de tudo isso, independentemente que você tenha os melhores componentes, se eles não casarem e se conversarem, não haverá o melhor resultado. Entre os melhores componentes e sistemas que casam e entregam o melhor resultado, hoje, o Botafogo tem o melhor testado e validado. Não temos nada que se compare. O tipo da grama, da fibra que usamos, é bem diferente dos outros, é mista, não é o padrão. O Allianz Parque, por exemplo, só tem uma fita, a nossa é uma misturada com outra. Além do tipo da cortiça, mais o sistema de irrigação, que também pesa muito na questão da qualidade, na velocidade que se irriga, a quantidade de água que se coloca e se isso entrega a umidade certa para o jogo. A soma de todos esses componentes, o conjunto da obra, com o resultado entregue no certificado quando testamos, temos, hoje, com propriedade, que o Botafogo tem o melhor sistema do mundo de gramado sintético.
Temos bastante procura de times das séries A e B, a maioria das demandas vêm dos CTs, os times querem ter, além do benefício de utilização com frequência e qualidade naquele padrão, um campo que possa ser treinado com qualidade, e também a experiência de se preparar para jogos em gramados sintéticos. Existe uma demanda muito grande, várias conversas bem evoluídas, também alguns outros times de Série A, para estádios. Já nos procuraram, já estão com projetos futuros para terem gramado sintético nas arenas, principalmente nas multiuso. Querem mais renda, fazer eventos e tudo mais.