O Botafogo tem oito vitórias em dez jogos e disparou na liderança do Brasileirão. O time assegurou mais uma rodada no topo do Campeonato Brasileiro e vem sendo bastante elogiado pela imprensa.
Abaixo, veja alguns comentários sobre a fase do Glorioso.
Veja o que a imprensa está falando sobe o Botafogo
Veja comentários da imprensa sobre o atual momento do Glorioso.
Milton Neves, UOL
Apenas um milagre tira o título do Palmeiras do mala Abel Ferreira. O Botafogo, atual líder da competição, merece todo o respeito do mundo. Mas o Glorioso, ainda em reconstrução, não terá bala na agulha para competir com o extremamente consistente Verdão, que há anos domina o futebol brasileiro. Cada Brasileirão que passa fica mais claro que o sistema é mais insosso do que sopa de hospital. Afinal de contas, pensem bem: chegamos neste final de semana ao encerramento da 10ª rodada do principal campeonato do Brasil e… já sabemos quem será campeão!.
Daqui até o dia 3 de dezembro, nossos times vão apenas cumprir tabela atrás de prêmios de consolação, como vagas na Libertadores e salvação do Z-4. Uma pena, mas, por incrível que pareça, ainda tem quem goste e defenda com unhas e dentes esses tais pontos corridos, o túmulo da bola!
Ricardinho, SporTV
O grande destaque (campeonato) é o Botafogo. Não só pelas dez rodadas, pela campanha, não mas é líder do campeonato à toa, é porque desempenha para ter essa liderança. E não é só isso. É um time que se organizou, não começou bem a temporada no Carioca, vem de uma mudança de gestão, mas está demonstrando uma força nesse momento no Brasileiro. Se vai brigar pelo título, se vai estar na Libertadores, é a sequência do campeonato que vai definir.
Roger Flores, SporTV
O Botafogo é a grande surpresa, e surpresa positiva, porque vem nessa liderança desde a primeira rodada. Quando você se apresenta do modo como foi contra o Fortaleza, carimba que é um time consistente, que vai ficar brigando nessas primeiras colocações até o fim do campeonato. Você olha para o time e tem dois zagueiraços, Cuesta e Adryelson, tem um goleiraço, dois laterais-esquerdos bons, o Marçal fez com que o Hugo evoluísse… No meio, se não há nenhum cracaço, tem jogadores que sabem jogar, preencher espaço intensidade… E tem para mim o craque do Brasileiro, que é muito acima da média como centroavante, que é o Tiquinho.
Caio Ribeiro, SporTV
O que me surpreendente desses seis, sete primeiros colocados é o Botafogo. Todos os outros times eu imaginava que estivessem mais ou menos nas posições em que estão. A grande surpresa positiva daquilo que vi nos Estaduais é o Botafogo. É um time que joga de forma muito confortável em casa. Não é só vencer, é a forma como tem construído os resultados, não sofreu contra o Fortaleza em nenhum momento. É um time muito equilibrado e muito bem conduzido pelo Luís Castro. Está voando.
Juca Kfouri, UOL
Olho no Botafogo, porque de alguma maneira esse Botafogo de Luís Castro está lembrando o Corinthians do Carille. É verdade que aquele Corinthians fez o primeiro turno invicto, não perdeu nenhum jogo e aí teve gordura acumulada para fazer um segundo turno nem tão bom, mas que permitiu que fosse campeão. Um quarto do campeonato já foi superado, e o Botafogo tem campanha 100% dentro de casa. Itaquera mudou lá para Engenho de Dentro, porque em Itaquera o Corinthians não ganha mais.
O Palmeiras termina o turno na liderança, com o Flamengo na cola e o Botafogo mantendo sua boa campanha. Problema do Botafogo é que ele vai enfrentar o Palmeiras aqui, na casa verde, e será exigir demais, porque a diferença de elenco é grande. Certamente, os dois elencos mais preparados para enfrentar a maratona são os de Flamengo e Palmeiras.
Ana Thais Matos, SporTV
Acho que o ajuste para o Botafogo sustentar essa liderança e brigar pelo título de fato são os jogos fora de casa. Tem que pontuar fora e voltar com vitórias jogando fora de casa, porque aí te deixa de fato com uma gordurinha em relação ao segundo colocado. O comportamento de um time que briga pelo título se sustenta pelos resultados fora de casa.
Henrique Fernandes, SporTV
A vitória contra o Bahia não foi exuberante, estava muito no começo ainda. Se você pega o recorte de outras competições, o Botafogo também tem dificuldade fora. Contra o Magallanes cedeu um empate no finalzinho, o empate com a LDU em Quito nem foi ruim… Você constrói 2 a 0 e permite um 3 a 2 para o Athletico-PR na Copa do Brasil, também é muito difícil jogar em Curitiba. É um time que ainda precisa para mim se provar fora para a gente o credenciar mais seriamente ao título. Eu já acho um time credenciado a brigar em cima. O time mais perto do Palmeiras hoje é o Botafogo em casa.
Eu brinco que o Palmeiras é o tubarão atrás do Botafogo, está perseguindo. Se você consegue nadar um pouquinho e afastar, ele já está colado de novo. Essa era uma rodada que eu imaginava um pouco de conforto, ganha do Fortaleza e o Palmeiras empataria… Mas o Palmeiras não dá essa chance, essa vitória foi muito importante pensando no campeonato, foi uma rodada chave para o Palmeiras. Se o Palmeiras tropeça, o Botafogo chegaria para o jogo daqui a duas rodadas com margem de erro.