O Botafogo lidera o Brasileirão e a Copa Sul-Americana. A boa fase do time gera algumas repercussões na imprensa, que analisa o momento vivido pelo Alvinegro.
Abaixo, veja alguns comentários feitos por jornalistas e comentarista sobre a atual fase na temporada do Glorioso.
Imprensa analisa atual temporada do Botafogo
Veja análises de jornalistas e comentaristas sobre a fase do Glorioso.
Francisco Aiello, Redação SporTV
Continuo achando que o técnico Luís Castro poderia ou deveria incrementar um pouco mais a forma de jogar, pensar em alternativas. Antes que digam que não estou valorizando o jeito atual, valorizo demais. Talvez seja o que faz com mais qualidade o jogo reativo. Está faltando um plano B, porque sabemos que no mundo globalizado, em que todo mundo vê tudo, os adversários estudam. O Botafogo quando tem um adversário que baixa as linhas, como o Athletico-PR fez depois do primeiro gol que tomou, tem mais dificuldade. Castro quando mexe no time troca seis por meia dúzia, tira um atacante de velocidade e coloca outro, tira um jogador de construção e coloca outro. Enalteço a eficiência nesse estilo, mas quando o adversário se fecha o Botafogo tem mais dificuldade.
Ricardo Gonzalez, Redação SporTV
Essa discussão de que joga melhor quando o adversário te ataca não é só com o Botafogo. Muita gente no futebol brasileiro joga melhor no espaço. O plano A do Botafogo é muito bom. Talvez só o Palmeiras, o Atlético-MG e o Flamengo, que deveria mas não faz, pode ter mais qualidade na construção. Achei curioso porque esse duelo tinha que ser decidido nos pênaltis, os dois times jogam de forma vertical, de imposição física. Se impor fisicamente é muito difícil ao Botafogo. Talvez essa liderança no Campeonato Brasileiro faça esquecer um pouco que o time, além de estar se aprontando, tem problemas. Não tem o melhor elenco. O fato de ser o melhor na tabela não significa que tem o melhor elenco. Vejo fazendo muito mais do que se esperava.
Renata Silveira, Seleção SporTV
O que surpreende (na parte de cima da tabela), não pela bola que está jogando, é o Botafogo. Mas já me convenceu de estar ali em cima por muitos méritos. Quando fazíamos previsões antes do campeonato, era Botafogo e Grêmio que não eram apontados entre os primeiros, o Flamengo é surpresa por não estar ali. O Botafogo já me convence de estar ali no topo.
André Risek, Seleção SporTV
Você vê essa classificação, o Palmeiras em segundo, não dá a sensação de que logo alcança e dispara? Ainda que evite falar isso no ar, porque não temos missão de prever o futuro, mas é o que sinto. Por que o Palmeiras a cada ano tem aproveitamento melhor. Nem estou falando do Botafogo, falo do Palmeiras no caso.
Paulo Cesar Vasconcellos, Seleção SporTV
Não há dúvida que o Palmeiras é favorito e pode assumir a liderança a qualquer momento. No Campeonato Brasileiro, por ser de regularidade, e o Palmeiras ser regular na alta, é o favorito. O que vejo muitas vezes, é que se olha para o Botafogo e se fala “não vai segurar, é o Botafogo”. Está se olhando para a história do Botafogo. “Não vai segurar liderança, não vai segurar andar de cima”. Inevitavelmente alguém se remete ao passado recente, que por culpa de quem administrou não é entusiasmante. Torcida e time têm que estreitar o pacto, que já foi assinado, de acreditar. Não necessariamente que vai ser campeão, mas que vai estar naquele topo de tabela. Interessante a Renata falar que o Botafogo já a convenceu, mas pelo passado alguns sempre vão tratar o Botafogo com descrédito.
Gilmar Ferreira, Jornal Extra
O torcedor alvinegro olha de soslaio para essas derrotas e tem receio de a carruagem virar abóbora. Não há por que - ainda. O equilíbrio mostra que não há supremacia entre os times. E o conjunto de Luís Castro segue competitivo.