Botafogo Hoje no novembro azulBotafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Qual será a diferença da grama do Allianz Parque para a do Nilton Santos?

Assim como o Palmeiras, o Botafogo passará a usar grama sintética em seu estádio

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:11/02/2023
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Qual será a diferença da grama do Allianz Parque para a do Nilton Santos?

O Botafogo atualizou sua torcida sobre a etapa das obras para instalação do gramado sintético no Estádio Nilton Santos, assim como já é utilizado no Estádio Allianz Parque. Neste momento, o trabalho está concentrado em colocar pedras e piche no piso. A nova fase foi iniciada neste fim desta semana.

Quem é responsável pela obra é a Total Grass, umas das maiores empresas do segmento.

Diferença da grama do Allianz Parque para a do Nilton Santos?

Em setembro de 2022, eu (@thiagobotafogo) estive em um evento promovido pela CBF em São Paulo, onde diversos assuntos ligados ao futebol foram debatidos. Na ocasião, a Total Grass, empresa que está fazendo a obra do Estádio Nilton Santos, estava presente e mostrou um pouco como funciona a questão do gramado sintético. Vale lembrar que, na ocasião, o Botafogo ainda nem tinha um planejamento pra a troca do gramado em seu estádio e nem sabia que futuramente iria trabalhar com a empresa.

No caso do estádio do Botafogo, o gramado sintético utilizado será um de alta tecnologia e com material fornecido pela FieldTurf, empresa americana e líder global no segmento. A Total Grass é a responsável pela instalação e tem experiência no serviço, que já foi realizado por exemplo no estádio do Atlanta da MLS e de algumas equipes da NFL.

 

Veja detalhes sobre o novo piso do estádio do Botafogo:

  • Piso drenante: Sistema de drenagem de água, onde o fluxo de água passa por toda a extensão do campo, o que deve contribuir para que o campo possa ser irrigado sem o risco de encharcamento.
  • Shock Pad: Uma espécie de manta especial anti-impacto, que tem como principal objetivo trazer conforto e jogabilidade para os jogadores.
  • Cortiça: Tem o objetivo de agregar maior absorção de impacto e tem o menor coeficiente de calor entre as opções existentes no mercado.

A grama utilizada no Nilton Santos terá uma tecnologia norte-americana utilizada no futebol americano. Já a grama utilizada no Allianz Parque foi instalada pela Soccer Grass, empresa que também foi procurada pelo Glorioso, mas o valor mais elevado do campo acabou fazendo com que o clube optasse por outra alternativa.

Segundo especialistas, existem dois pontos de diferença entre os gramados do Allianz Parque e o do Nilton Santos: uma é a qualidade da grama o outro é o material utilizado para controle de temperatura do local. 

A grama que atualmente é utilizada no Allianz Parque é chancelada pela Fifa, desenvolvida exclusivamente para a prática de futebol. Já o gramado do Nilton Santos, segundo especialistas, precisará passar anualmente por rigorosa avaliação da entidade para que esteja apto para jogos internacionais, já que a grama é utilizada para atividades como o futebol americano.

Sobre o controle de temperatura, a do estádio do Palmeiras utiliza um termoplástico desenvolvido para isso. No Nilton Santos, será utilizada uma cortiça para o controle da temperatura. Ambos conseguem entregar os resultados e cumprirem seu papel.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo