Botafogo Hoje no novembro azulBotafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Entenda o novo debate sobre grama sintética no futebol brasileiro

A Decisão da CBF e o Futuro do Futebol Nacional

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:08/03/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Entenda o novo debate sobre grama sintética no futebol brasileiro
Foto: Victor Silva

O uso da grama sintética no futebol sempre gerou debates acalorados entre profissionais da área, torcedores e dirigentes dos clubes. Recentemente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reacendeu essa discussão ao permitir o uso de gramados artificiais no Campeonato Brasileiro deste ano, apesar de não tomar uma posição definitiva sobre o assunto.

A Reunião do Conselho Técnico

Durante um Conselho Técnico realizado, ficou decidido como medida paliativa que os times visitantes terão a oportunidade de treinar na grama sintética um dia antes dos jogos contra equipes que já utilizam esse tipo de superfície, como Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras. Essa decisão visa facilitar a adaptação dos atletas ao gramado artificial, minimizando potenciais desvantagens.

+ Quem chega? Quem sai? Acompanhe as Movimentações em Tempo Real do Mercado da Bola Alvinegro 

A Possível Proibição Futura

Contudo, essa permissividade pode ter data para acabar. Sinais apontam para um possível veto ao uso de gramados sintéticos a partir de 2025 ou 2026, uma medida que será estudada pela Comissão Nacional de Clubes, envolvendo grandes times que atuam em gramados naturais.

Leia mais notícias do Botafogo:

Defensores da Grama Sintética

O Botafogo, através de seu CEO, Thairo Arruda, e o Palmeiras apresentaram defesas contundentes do uso da grama sintética. Ambos argumentam que não existem evidências científicas que correlacionem o gramado artificial com um aumento nas lesões dos jogadores. Pelo contrário, citam estudos realizados em países como Arábia Saudita e Finlândia, que sugerem menos lesões em gramados sintéticos.

John Textor criticou quem tenta vetar gramados sintéticos: ‘Não jogaremos em campo de bezerro’:

A saúde dos jogadores está em melhores condições no sintético. Temos uma alta qualidade que está creditada até por jogadores de outros clubes. Às vezes, pessoas que nem pisam na grama ou jogam futebol falam bobagem. Eu queria que eles olhassem o sistema que nós criamos. A grama no Brasil é diferente. Olhe para todas lesões de tornozelo e nas pernas que tivemos em gramados ruins. Se vamos jogar em campos de bezerros na liga, as pessoas devem investir em campos 80% naturais e 20% sintéticos, que é o padrão das grandes ligas no mundo (...) Não critiquem nossa tentativa de tentar algo mais seguro para os jogadores. Vamos falar de elevar o nível. Querem ir para grama natural? Devemos formar a liga, oficializar um padrão, pagar e treinar árbitros. Vamos em frente. Vamos todos pagar US$ 1,3 milhão de dólares (R$ 6,4 milhões) em cada campo, é isso que custa na Premier League. O Brasil merece a qualidade dos melhores lugares do mundo, futebol é bom como em qualquer lugar do mundo. Isso pode impactar nossos shows, mas arrumaremos um jeito. Se quiserem ir para a grama natural no ano que vem, nós iremos. Não enganem, não jogaremos em campo de bezerro, não faz bem aos jogadores.

Críticas e Controvérsias

No entanto, essa postura enfrenta resistência. A Fenapaf e o Fluminense são vozes ativas contra a grama artificial, apontando preocupações com a saúde dos atletas. John Textor, do Botafogo, criticou abertamente os opositores, questionando por que, se a grama sintética é tão benéfica, ele não a implementou em outros clubes que possui, como o Crystal Palace e o Lyon.

A FENAPAF (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol), na condição de representante legal da categoria de atletas profissionais de futebol no Brasil, vem a público, juntamente com os sindicatos estaduais, repudiar a forma irônica com que o senhor John Textor se reportou, através de matérias divulgadas pela imprensa, onde afirma que não joga em campo de bezerros, pois não faz bem aos jogadores.

Primeiro, este senhor não tem autoridade nenhuma para falar em nome dos atletas brasileiros, muito menos ironizar comparando atletas que jogam em campo gramado, com animais.

Em segundo lugar, se a grama sintética é tão boa para a prática de futebol, porque este senhor não colocou no Crystal Palace e no Lyon?

Sobre as pessoas que nunca pisaram em um gramado, citadas pelo mesmo, acreditamos que ele esteja falando de si próprio. A Federação dos atletas é, exclusivamente, formada por ex-jogadores e profissionais que sempre jogaram em grama natural. Grama que faz parte de toda a nossa brilhante história no futebol mundial, nas Copas, que jogando o verdadeiro futebol brasileiro encantou o mundo com melhores atletas, incluindo o maior de todos!

Esperamos que o senhor John Textor se atenha apenas em fazer seu papel de comerciante, que concentre em levar o Botafogo FR, um dos gigantes do futebol brasileiro, com uma história maravilhosa e admirada por todos ao patamar que diz que o levará, não permitindo que seja somente mais um clube de participação coadjuvante como os demais sob sua administração.

A FENAPAF exige respeito ao Brasil, aos atletas brasileiros e, se a prioridade é fazer show, que alugue uma casa de show para fazer seus eventos e não em estádio de futebol.

Por fim, deixamos registrado que esse senhor não tem autoridade para falar em nome dos atletas brasileiros!!

Perspectivas para o Futebol Brasileiro

A CBF, ao não proibir o uso de gramados sintéticos, mas permitir a adaptação dos visitantes, cria um cenário de transição. A contratação de uma consultoria internacional para avaliar de maneira abrangente os impactos do gramado sintético no futebol pode ser um passo crucial para uma decisão mais informada e menos polarizada.

Botafogo Hoje

Em tempos de desinformação, o BOTAFOGO HOJE continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso contamos com uma equipe apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade sobre o Botafogo. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional do nosso portal? E melhor, não custa nada. Basta seguir e compartilhar nossos conteúdos.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e ficar por dentro do nosso Glorioso e ver mais Dicas.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo