Botafogo Hoje
  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Longe de casa: calendário de shows e competições internacionais afastam clubes de seus estádios na reta final do Brasileirão

Entre outubro e novembro, calendário intenso cultural, final da Libertadores e proibição judicial fazem Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Vasco "perderem" seus estádios

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:16/10/2023
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

Longe de casa: calendário de shows e competições internacionais afastam clubes de seus estádios na reta final do Brasileirão

No futebol brasileiro, ter um estádio próprio não é garantia de sempre ter um local para mandar suas partidas. O calendário inflado de jogos e shows que agitam as principais cidades do país no final do ano fazem com que diversos estádios sejam cedidos para outros eventos — além de sanções judiciais, como é o caso de São Januário. Na reta final do Brasileirão, Flamengo, Botafogo, Vasco e Palmeiras precisarão buscar alternativas para sediar seus duelos.

O Jornal Extra fez um levantamento mostrando o cenário de casa clube e o Botafogo Hoje analisou o cenário de cada um.

Calendário de shows e competições internacionais e o impacto gerado

Botafogo

O Estádio Nilton Santos receberá uma intensa programação de eventos entre outubro e novembro: em quatro finais de semana, o "tapetinho" será palco de sete apresentações. Assim, o Botafogo, líder do campeonato, precisará adequar a logística com a montagem da estrutura necessária para receber os shows de Roger Waters (28 de outubro), Red Hot Chilli Peppers (4 de novembro), a turnê de reencontro da banda mexicana RBD (9 e 10 de novembro) e de Taylor Swift (17 e 18 de novembro).

Neste período, o alvinegro mandará três partidas: os confrontos contra o Cuiabá (em 28 ou 29 de outubro), Palmeiras (1º ou 2 de novembro) e Grêmio (8 ou 9 de novembro). Como a relação entre as produtoras de evento responsáveis pelas turnês e a administração da SAF é boa, é possível que haja negociações para que a montagem das estruturas dos espetáculos seja adequada para deixar o estádio disponível para os jogos a tempo. Foi o que aconteceu em julho: o Nilton Santos recebeu o clássico contra o Vasco no dia 2, e foi palco da turnê Numanice da cantora Ludmilla seis dias depois.

Palmeiras

Assim como o Botafogo, o estádio do Palmeiras, o Allianz Parque, é hoje um dos principais locais de grandes eventos musicais no país. E as turnês ainda farão uma verdadeira maratona no estádio: haverá shows do Evanescence (21 de outubro), o evento GP Week, que tem os cantores Halsey e Kendrick Lamar como principais atrações (4 e 5 de novembro), Red Hot Chilli Peppers (7 de novembro), Roger Waters (11 e 12 de novembro), Alanis Morissette (14 de novembro), RBD (16, 18 e 19 de novembro) e Taylor Swift (25 e 26 de novembro).

Pela mesma questão da logística na montagem da estrutura dos palcos, a programação de shows pode interferir em 7 das 11 rodadas restantes do Brasileirão, que tem o Palmeiras como mandante. Contra o Atlético-MG (19 de outubro), São Paulo (25 de outubro), Bahia (28 ou 29 de outubro), Athletico (inicialmente previsto para 4 de novembro), Internacional (11 ou 12 de novembro), América-MG (25 ou 26 de novembro) e Fluminense (29 ou 30 de novembro), na penúltima rodada do campeonato.

A grande quantidade de shows é uma reclamação tanto da torcida da equipe paulista quanto da presidente do clube, Leila Pereira. Em junho, ela deu uma declaração afirmando que a empresa WTorre, administradora do estádio, "se aproveita" do Allianz Parque para promover seus calendários inflados de shows.

Flamengo

Um dos dois clubes que administram o Maracanã, ao lado do Fluminense, o Flamengo também precisará buscar alternativas para seus próximos duelos. A Conmebol irá suspender o uso estádio depois do clássico contra o Vasco, marcado para o próximo domingo, 22, até a final da Libertadores, que será disputada entre Fluminense e Boca Juniors em 4 de novembro.

No período, o Flamengo tem dois jogos como mandante: contra o Bragantino (28 de outubro) e o Fortaleza (1º de novembro). Atualmente, a diretoria está em conversas com a Conmebol para que o duelo contra a equipe paulista possa ser disputado no Maracanã.

Vasco

Em junho, o episódio de quebra-quebra em São Januário, após a derrota do Vasco para o Goiás pela 11ª rodada do Brasileirão, resultou em duras penas para o clube. Além de um mês de portões fechados e interdição pela justiça comum de utilizar o estádio, que já foram cumpridas, o cruz-maltino enfrenta mais uma punição. Por determinação da Polícia Militar, o estádio não pode ser utilizado para os clássicos. A primeira solução encontrada, para o duelo contra o Fluminense, em 16 de setembro, foi de utilizar o Nilton Santos. Mas com a maratona de shows, não será possível fazer isso novamente.

Assim, o duelo contra o Botafogo, inicialmente marcado para 4 de novembro — mas que deve sofrer alteração de data devido à final da Libertadores — ainda não tem local para acontecer. O Vasco estuda mandar a partida para o Kleber Andrade, em Cariacica-ES, ou para o Mané Garrincha, em Brasília. Mas o plano principal da diretoria é esperar a remarcação da partida para que o duelo possa ser disputado no Maracanã.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo