
Com a mudança do sistema de classificação, a Copa do Brasil 2024 corre o risco de não ter grandes equipes do cenário nacional. Isto porque, ao invés da utilização do ranking nacional de clubes para definir os qualificados, as vagas agora serão conquistadas de acordo com as classificações estaduais. Esta distribuição das vagas por estado respeita o ranking das Federações.
Os campeonatos estaduais a partir de agora ganham importância nessa disputa, já que 80 das 92 vagas serão definidas localmente. As outras 12 seguem são destinadas aos participantes da Libertadores, e aos campeões da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde.
No Brasil, Santos, São Paulo, Corinthians e Botafogo precisam buscar a vaga por outro caminho, já que foram eliminados do Estadual. No Cariocão, ao menos, o Botafogo ainda tem a chance de se garantir caso vença a Taça Rio.
Botafogo e a vaga para Copa do Brasil 2024
Bem, no caso do Botafogo, como o time não avançou para as semifinais, não garantiu uma vaga na Copa do Brasil 2024. Pelo menos não de imediato.
Fluminense, Flamengo, Vasco e Volta Redonda já estão confirmados na competição nacional do ano que vem. Isso porque, no caso do Rio de Janeiro, o estado tem seis vagas, sendo quatro diretamente para os clubes que vão às semifinais do Cariocão.
Quem não se classificou terá mais uma chance de conquistar a vaga, necessitando ser campeão da Taça Rio. A Ferj direcionou a 5ª vaga do estado ao campeão desse torneio, que virou uma espécie de "consolo" ao 5º ao 8º lugar na Taça Guanabara.
Se o Botafogo não conseguir a vaga pela Taça Rio, precisará então garantir uma vaga na próxima Libertadores e conseguir a classificação pelo Campeonato Brasileiro. Outro caminho para o Bota seria conquistar o título da própria Copa do Brasil deste ano ou da Copa Sul-Americana.
Mas também há um jeito sem precisar de si: um dos três rivais conseguirem lugar na Libertadores 2024. Com isso, um clube carioca classificado abre vaga para o 6º colocado do Estadual (vice da Taça Rio), e dois abrem a vaga para o 7º, por exemplo.
A última vaga do Rio para a Copa do Brasil 2024 é destinada ao campeão da Copa Rio, torneio que acontece no segundo semestre do ano e é disputado apenas por times de menor expressão.
Outros clubes ameaçados
Veja outros clubes que estão ameaçados de ficarem de fora da Copa do Brasil 2024 e o que eles precisam fazer para garantirem participação.
- CORINTHIANS – São cinco vagas em São Paulo e o Timão ficou em 7°. Agora, precisa se classificar para a Libertadores. Se não conseguir, precisará torcer Palmeiras e Red Bull Bragantino conquistem vagas na Libertadores.
- CUIABÁ – Como são apenas duas vagas via Campeonato Mato-Grossense (a terceira é do campeão da Copa FMF), o Cuiabá precisa chegar à final. No momento, está nas semis.
- FORTALEZA – Precisa chegar à final para se qualificar via Estadual, que são apenas duas vagas, já que a terceira é do campeão da Taça Fares Lopes. O time é semifinalista do Cearense.
- SANTOS – São cinco vagas em São Paulo e o time ficou em 11º no Paulista. Agora precisa buscar uma vaga na Libertadores para se classificar para a Copa do Brasil 2024, ou conquistar a Copa Paulista.
- SÃO PAULO – Eliminado do Estadual, precisa se classificar para a Libertadores ou torcer Palmeiras e Red Bull Bragantino conquistem vagas na principal competição sul-americana.















