
O Botafogo foi eliminado da Copa do Brasil nos pênaltis e não avançou para as quartas de final da competição. O próximo compromisso do Alvinegro pelo campeonato é diante do próprio time curitibano, sábado (03), às 18h30 na Arena da Baixada.
Confira abaixo alguns fatos e acontecimentos da partida de ontem pela Copa do Brasil.
Botafogo é eliminado da Copa do Brasil; confira como foi a noite
Abaixo, veja bastidores, informações, análises e fatos de Botafogo 1x0 Athletico-PR.
Comentaristas analisam eliminação do Glorioso
No programa “Seleção SporTV”, o comentarista Henrique Fernandes disse os desfalques do Botafogo acabou pesando para o time ser eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Faltou banco principalmente no meio-campo para dar um pouco mais de energia nos minutos finais. Marlon Freitas e Tchê Tchê jogaram muito bem, mas se cansaram no fim. E ele não tinha Danilo, Patrick de Paula e Gabriel Pires, que poderiam dar um respiro e tentar manter o time com ritmo. O Danilo ontem certamente teria sido titular. Faltou um pouco de banco, de opções no elenco – opinou Henrique, que também disse que as substituições não funcionaram. As trocas de frente que o Luís Castro fez não melhoraram o time, Lucas Fernandes entrou mal, Luis Henrique entrou mal… O Hugo entrou muito bem no lugar do Marçal, eu pensei que o time iria sentir, mas não sentiu essa troca.
O comentarista Roger Flores também deu sua opinião sobre a eliminação do Botafogo:
A verdade é que o Botafogo perdeu a classificação em Curitiba, quando abre 2 a 0 e no segundo tempo deixa o Athletico virar. Ontem o Botafogo foi melhor, teve o controle do jogo, mas não teve frieza para finalizar bem e fazer a vantagem. Torcedor aplaudiu, reconheceu a luta, a fase que o clube vive.
Já o comentarista André Loffredo, do “SporTV News”, elogiou o empenho do time de Luis Castro:
Os filhos do Luís Castro se esforçaram, porque ele deu entrevista dizendo que quando filhos se esforçam e não obtêm resultados na escola, ele reconhece. A torcida reconheceu. Houve grande esforço do Botafogo, jogando bem, conseguiu 1 a 0. A desclassificação fala muito mais pelo jogo na Arena da Baixada que por essa partida. O diferencial foi o goleiro, mais um que o Athletico desenvolve. É um time copeiro mesmo, jogou para conquistar essa vaga, podia não ter saído porque pênalti não se sabe o que vai acontecer, embora no jogo o Botafogo talvez merecesse vencer por 2 a 0.
Confira também o que o jornalista Luiz Teixeira falou sobre a atuação do Botafogo:
Se fosse o regulamento que mudou recentemente, estaria classificado pelos gols fora de casa. O jogo fala muito pelas duas equipes e o que vão passar no processo de construção. Se colocar os dois técnicos, têm mais ou menos o mesmo tempo de trabalho. Vimos o Athletico mais uma vez copeiro, vai se tornando copeiro diante dos nossos olhos. O Botafogo ontem mais uma vez foi dominante, não permitiu finalizações no gol, não vimos nenhuma grande defesa do Perri nos 90 minutos. Tiquinho, por mais que tenha perdido o pênalti, é um jogador de muita personalidade, permite vários recursos, joga de costas, faz o pivô, tem poder de finalização e de adaptação ao posicionamento. O Botafogo não abriu mão das características, foi impositivo, teve posse de bola, acostumado com o gramado. Para o bom futebol, na visão do torcedor do Botafogo, uma pena a eliminação. O Botafogo se mostrou um pouco cansado no fim,, mas isso fala também sobre a estratégia do Paulo Turra de colocar jogadores descansados e apostar nos pênaltis, que foram muito bem treinados.
Jogadores do Athletico ironizam fogos de torcedores do Botafogo no hotel
Os jogadores athleticanos ironizaram os torcedores do Botafogo que fizeram barulho com fogos em frente ao hotel da equipe, no Rio de Janeiro:
Eis a declaração de Vitor Bueno sobre os fogos da torcida do Botafogo no hotel: pic.twitter.com/bknKgKyD7Q
— Bruno Braz (@brazbruno) June 1, 2023
Após Athletico eliminar o Botafogo, goleiro Bento tira sarro do foguetório que os torcedores alvinegros fizeram em frente ao hotel do Furacão:
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) June 1, 2023
"Da próxima vez faz uma vaquinha que a gente ajuda. Esse tantinho de foguinhos aí não deu, não."
📸 Reprodução pic.twitter.com/AVAsQ3DWdB
Na saída do campo após a classificação, alguns torcedores alvinegros situados no Setor Oeste Inferior foram provocados por atletas do Athletico-PR que desciam as escadas para o vestiário. Alguns fizeram sinais de "chororô" e outros deram tchauzinhos com as mãos. Os botafoguenses atiraram copos e latas, que não os acertaram.
Técnico do Athletico diz que time soube suportar o Botafogo
Veja o que Paulo Turra, técnico do Athletico, disse em entrevista coletiva:
Nós temos história na Copa do Brasil, temos história por ser um time copeiro. Esse ano não vai ser diferente. Eles foram muito resilientes, souberam administrar. A estratégia era usar a nossa vantagem e, mesmo tomando gol antes dos 20 minutos e com a casa cheia, soubemos suportar. Corremos perigos, mas não tantos. Somos muito fortes.
Essa foi a décima disputa de pênaltis seguida no qual o Athletico venceu. Veja:
- Copa do Brasil 2018 - Terceira fase - Ceará (5) 1x1 (6) Athletico
- Sul-Americana 2018 - Quartas de final - Athletico (4) 0x0 (1) Bahia
- Sul-Americana 2018 - Final - Athletico (4) 1x1 (3) Junior Barranquilla
- Paranaense 2019 - Final do segundo turno - Athletico (7) 1x1 (6) Coritiba
- Paranaense 2019 - Final - Athletico (6) 1x1 (5) Toledo
- Copa do Brasil 2019 - Quartas de final - Flamengo (1) 1x1 (3) Athletico
- Copa do Brasil 2019 - Semifinal - Athletico (5) 2x0 (4) Grêmio
- Paranaense 2022 - Quartas de final - Athletico (4) 2x1 (2) Londrina
- Copa do Brasil 2023- Terceira fase - Athletico (5) 2x1 (2) CRB
- Copa do Brasil 2023- oitavas de final - Botafogo (2) 1x0 (4)
Rafaella Santos esteve no Nilton Santos para acompanhar o Botafogo
A irmã de Neymar, Rafaella Santos, esteve no Estádio Nilton Santos para assistir Botafogo 1 (2) x (4) Athletico-PR, pelas oitavas de final da Copa do Brasil-2023. A influenciadora falou com o “Canal do TF” sobre brincadeira de Neymar no Botafogo, além de contar porque é botafoguense:
Posso tentar. Posso tentar muito, muito, muito. Seria uma felicidade enorme para mim, como para todos os botafoguenses. Posso tentar ter essa conversinha. Irmã tem uma forcinha maior. Ele nunca jogou no Botafogo, e não somos cariocas. Sou caiçara, nasci em Santos, todo mundo espera que eu torcesse pelo Santos. Admiro muito o Santos, mas meu amor pelo Botafogo é desde pequena. É uma história muito longa, passa por uma amiga minha que morava em Niterói, uma das minhas melhores amigas. Na oportunidade que tive de vir para o Rio conheci o Seedorf, tenho camisa dele autografada. É isso. A gente tem um amor que nem sabe como é. É minha primeira vez no estádio, estou muito emocionada, pisei aqui e foi gol. Espero não ser minha última vez. Sempre tentei vir, não dava certo, quando surgiu oportunidade na minha agenda e na do clube todo mundo me recebeu com muito carinho. Estou muito agradecida, amo o Botafogo de coração. É líder.
O Botafogo me escolheu, o time escolhe. Todo mundo diz que eu tinha que torcer por tal time, pelo que meu irmão joga, pelo meu namorado, meu ex… Não. Minha mãe torce por um time, meu pai por outro, meu irmão por outro. Eu curto isso, sou botafoguense de coração e acabou.
Resultados das oitavas da Copa do Brasil
Veja os resultados da quarta-feira de Copa do Brasil:
- Fortaleza 1 x 0 Palmeiras
- Bahia 1 (4) x (3) 1 Santos
- Cruzeiro 0 x 1 Grêmio
- Botafogo 1 (2) x (4) 0 Athletico-PR
- Internacional 3 (4) x (5) 1 América-MG
- Corinthians 2 (3) x (1) 0 Atlético-MG
